Navegação

Notícias

Campeonato de Três Tambores de Pernambuco movimenta Bezerros

19/03/2023 • 11h25

Campeonato de Três Tambores de Pernambuco movimenta Bezerros

Provas oficializadas pela ABQM aconteceram na sexta (17) e sábado (18), durante a 6ª Etapa “Os Vira Latas”, no Parque Rufina Borba. Premiação foi de R$ 50 mil reais

Cerca de 90 tamborzeiros nordestinos participaram das provas da 6ª Etapa “Os Vira Latas” do Campeonato de Três Tambores de Pernambuco, no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE). A competição que teve mais de 380 inscrições, e premiação total de R$ 50 mil, terminou ontem (18).

Mais de 100 cavalos participaram das disputas em 16 categorias oficializadas pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM). O conjunto campeão com a menor tempo do evento (17s301) foi ZOE DASH FAME (KR MOOSE x FAILAS FISHERS HBR) e o competidor Joseildo João da Silva no “Tira-Teima”. O animal é de propriedade de Pedro Henrique Maciel Cavalcanti e criação de Fábio Vianna Gentil.

“Há um ano, eu sofri um acidente, quebrei a perna e tive que ficar seis meses parado. Mas, graças a Deus, eu tive bons profissionais que me acompanharam e estamos aí de volta. Agradeço a todos que torceram por mim. A gente vem trabalhando a cada dia e procurando se aperfeiçoar no esporte”, garantiu o quartista pernambucano.

Já nas categorias oficializadas pela ABQM no Campeonato, o grande destaque foi para uma jovem tamborzeira de Caruaru (PE) que competiu na Principiante B. Com a marca de 17s755, TRISKA MOON LEO (MOON APOLLO MOON HJS x GRETTA SANBENTO) e Ana Flavia Almeida Santos, de apenas 14 anos, garantiram o primeiro lugar no pódio. O animal é de propriedade de Juliano Cesar Nunes Dizero e criação de Donaldo Lazari.

 

Três Tambores vem crescendo no Nordeste

A etapa “Os Vira Latas” do Campeonato de Três Tambores de Pernambuco surgiu de uma brincadeira entre amigos que tem incentivado o crescimento da modalidade esportiva no Nordeste.

“O campeonato pernambucano hoje já se tornou regional porque abrange do Rio Grande do Norte a Sergipe. O nome ‘Os Vira Latas’ surgiu do encontro de quatro amigos de Pernambuco e Alagoas que se reuniram pra virar latas de tambor. As nossas provas têm crescido bastante com a chegada de novos competidores e também das escolinhas que vêm fomentado o esporte na região”, destacou Bruno Muniz, membro da Comissão de Três Tambores e conselheiro da ABQM.

O Nordeste é hoje a 2ª região do país com o maior plantel de cavalos Quarto de Milha: são mais de 133 mil animais registrados. Para o gerente de Esportes da Associação Quartista, o fomento a outras modalidades esportivas demonstra a força do mercado dos esportes equestres da raça.

“A Vaquejada é 100% a cara do Nordeste, já tem seu destaque e está consolidada. Mas, há alguns anos percebemos que vários criadores da região estão apostando também nos Três Tambores, com investimentos em genética, na compra de bons animais e trazendo treinadores reconhecidos do país. Tudo isso demonstra a força do mercado dos esportes equestres do Quarto de Milha que tem ajudado a aumentar a indústria do cavalo no Nordeste. Nosso objetivo é fomentar, cada vez mais, outras modalidades esportivas da raça na região”, conclui Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

O resultado das provas oficializadas pela ABQM na 6ª Etapa “Os Vira Latas” do Campeonato de Três Tambores de Pernambuco está disponível no site: www.seqm.com.br

Patrocinadores

PATROCINADORES OFICIAIS