13º Congresso, Derby e 6ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Cerca de 90 tamborzeiros nordestinos participaram das provas da 6ª Etapa “Os Vira Latas” do Campeonato de Três Tambores de Pernambuco, no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE). A competição que teve mais de 380 inscrições, e premiação total de R$ 50 mil, terminou ontem (18).
Mais de 100 cavalos participaram das disputas em 16 categorias oficializadas pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM). O conjunto campeão com a menor tempo do evento (17s301) foi ZOE DASH FAME (KR MOOSE x FAILAS FISHERS HBR) e o competidor Joseildo João da Silva no “Tira-Teima”. O animal é de propriedade de Pedro Henrique Maciel Cavalcanti e criação de Fábio Vianna Gentil.
“Há um ano, eu sofri um acidente, quebrei a perna e tive que ficar seis meses parado. Mas, graças a Deus, eu tive bons profissionais que me acompanharam e estamos aí de volta. Agradeço a todos que torceram por mim. A gente vem trabalhando a cada dia e procurando se aperfeiçoar no esporte”, garantiu o quartista pernambucano.
Já nas categorias oficializadas pela ABQM no Campeonato, o grande destaque foi para uma jovem tamborzeira de Caruaru (PE) que competiu na Principiante B. Com a marca de 17s755, TRISKA MOON LEO (MOON APOLLO MOON HJS x GRETTA SANBENTO) e Ana Flavia Almeida Santos, de apenas 14 anos, garantiram o primeiro lugar no pódio. O animal é de propriedade de Juliano Cesar Nunes Dizero e criação de Donaldo Lazari.
Três Tambores vem crescendo no Nordeste
A etapa “Os Vira Latas” do Campeonato de Três Tambores de Pernambuco surgiu de uma brincadeira entre amigos que tem incentivado o crescimento da modalidade esportiva no Nordeste.
“O campeonato pernambucano hoje já se tornou regional porque abrange do Rio Grande do Norte a Sergipe. O nome ‘Os Vira Latas’ surgiu do encontro de quatro amigos de Pernambuco e Alagoas que se reuniram pra virar latas de tambor. As nossas provas têm crescido bastante com a chegada de novos competidores e também das escolinhas que vêm fomentado o esporte na região”, destacou Bruno Muniz, membro da Comissão de Três Tambores e conselheiro da ABQM.
O Nordeste é hoje a 2ª região do país com o maior plantel de cavalos Quarto de Milha: são mais de 133 mil animais registrados. Para o gerente de Esportes da Associação Quartista, o fomento a outras modalidades esportivas demonstra a força do mercado dos esportes equestres da raça.
“A Vaquejada é 100% a cara do Nordeste, já tem seu destaque e está consolidada. Mas, há alguns anos percebemos que vários criadores da região estão apostando também nos Três Tambores, com investimentos em genética, na compra de bons animais e trazendo treinadores reconhecidos do país. Tudo isso demonstra a força do mercado dos esportes equestres do Quarto de Milha que tem ajudado a aumentar a indústria do cavalo no Nordeste. Nosso objetivo é fomentar, cada vez mais, outras modalidades esportivas da raça na região”, conclui Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.
O resultado das provas oficializadas pela ABQM na 6ª Etapa “Os Vira Latas” do Campeonato de Três Tambores de Pernambuco está disponível no site: www.seqm.com.br