Notícias

ABQM oferece atendimento médico veterinário aos cavalos no Congresso Brasileiro

28/04/2022 • 11h09

ABQM oferece atendimento médico veterinário aos cavalos no Congresso Brasileiro

Associação do Quarto de Milha reforça o seu compromisso com o respeito e o bem-estar dos animais nos eventos oficiais da raça


Com foco no Bem-Estar Animal, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) disponibiliza, nos eventos oficiais da raça, uma clínica médica veterinária com atendimento aos animais participantes, durante todo o período das provas, desde a entrada no recinto do primeiro animal, até a saída do último. No 31º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, mais de 2,5 mil cavalos participam das competições, que vão até o próximo domingo (01/05), no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

Todos os anos, a ABQM disponibiliza plantão veterinário 24h, com atendimento clínico geral aos animais, além da possibilidade de realização de exames complementares como radiografia, ultrassonografia, endoscopia e laboratoriais.


“Tudo é feito aqui mesmo. Nós temos os mais modernos aparelhos para diagnóstico e tratamento dos cavalos. Nossa equipe de estagiários é formada por médicos veterinários e estudantes de todo país. É um serviço de extensão, para que vivenciem a prática”, destaca Reinaldo de Campos, médico veterinário da clínica da ABQM, sendo isto possível através de parceria entre a Associação e universidades de medicina veterinária.


Juiz de Bem-Estar Animal e Anti-doping são diferenciais nas provas do Quarto de Milha


Nas competições oficiais do Quarto de Milha, além do plantão 24h, a ABQM implementou também a presença do juiz de Bem-Estar Animal, profissional médico veterinário, que tem como função assegurar as boas práticas de manejo e garantir o tratamento adequado aos animais antes, durante e depois das provas. No Congresso Brasileiro, essa função é desempenhada pelo médico veterinário e professor universitário Thiago Nitta.


“Desde a chegada dos cavalos ao parque, já começamos o trabalho de fiscalização e inspeção, assegurando a sustentabilidade dos Esportes Equestres. Nas provas oficiais e oficializados da ABQM, são utilizados equipamentos e arreamentos homologados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), afim de garantir que não causem injúrias aos animais, além disto, todos os juízes de equipamentos são médicos veterinários, o que garante uma inspeção mais segura e controlada”, explica Rodrigo Bicalho, gerente de Bem-Estar Animal da ABQM.


A Associação adota ainda todas as normas sanitárias definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Serviço de Defesa Agropecuária Estadual, garantindo a sanidade e o Bem-Estar Animal nas competições. "Além disso, os eventos oficiais ABQM empregam uma política antidopagem, sendo realizados exames antidoping", destaca Rodrigo Bicalho.


Campanha Abril Laranja


A campanha criada pela Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade conta os Animais (ASPCA) e apoiada pela ABQM, defende que todo e qualquer animal tem direito a tratamento respeitoso e deve ser protegido por lei. Em 2020, a atual gestão da Associação criou um Departamento de Bem-Estar Animal, desenvolveu manuais e regulamentos de boas práticas, a fim de garantir a saúde e bem-estar dos animais envolvidos nas práticas esportivas equestres.


“Na nossa gestão, o foco é na sustentabilidade dos Esportes Equestres, com segurança jurídica. A ABQM tem uma extensa agenda ESG. Precisamos combater o preconceito pelos Esportes Equestres. Nosso objetivo é deixar um legado para as futuras gerações sobre a importância de um modelo sustentável e inclusivo dos esportes com equinos e bovinos”, reforça Caco Auricchio, presidente da ABQM.


Crédito: Rodolfo Lesse (ABQM)