Notícias

Competições da ABQM atraem criadores de todo o país e impulsionam vendas de trailers e motorhomes

30/04/2022 • 19h29

Competições da ABQM atraem criadores de todo o país e impulsionam vendas de trailers e motorhomes

Mais de 600 veículos usados no transporte dos animais passaram pelo maior complexo equestre da América Latina, durante o Congresso Brasileiro do Quarto de Milha


O criador e competidor João Carloni Neto, da Fazenda Haras Paineiras, participa do Congresso Brasileiro do Quarto de Milha há mais de 12 anos. Desde 2018, ele, a família e os animais viajam de trailer até Araçatuba (SP), para as competições oficiais da raça, saindo de Avaré, no interior paulista, a pouco mais de 300 km do maior complexo equestre da América Latina – o Parque Clibas de Almeida Prado.


O trailer é um modelo com apartamento slide e acomodação para quatro cavalos. O veículo conta com quarto para o casal, beliche para os filhos, ar condicionado, banheiro independente e até circuito com câmeras de segurança.


“Participamos das provas desde 2009, mas começamos a vir com o trailer a partir de 2018. Primeiro, tivemos um veículo menor e alternamos com o hotel. Como gostamos muito de ficar perto dos animais e dos amigos, resolvemos comprar um trailer maior que trouxesse conforto para a família e também aos cavalos. As crianças brincam no parque e retornam pra ‘casa’, em segurança ao final do dia. Adoramos fazer churrasco”, diz o criador.


De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates (ANFATRE), o mercado brasileiro está aquecido. Levantamento da Ram, empresa referência no segmento de picapes, revela um forte crescimento nas vendas dos veículos para o público do campo: somente no ano passado, foram quase 3 mil unidades comercializadas.


Segundo fabricantes do setor, o agronegócio e as competições equestres têm contribuído para alavancar as vendas de trailers e motorhomes no país. Dados da organização do 31º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, mostram que 620 trailers e caminhões de competidores, de todo o Brasil, passaram pelo Parque Clibas de Almeida Prado, durante o evento.

Crescimento nas vendas impulsionado pelo cavalo

 

Para a diretora de uma das empresas líderes na produção de trailers no país, o crescimento nas vendas tem sido impulsionado pelo agronegócio e também pela indústria do cavalo.


“Nos últimos dois anos, tivemos uma grande expansão em virtude do crescimento do setor agro e também das competições esportivas. Os trailers mais procurados pelo público do cavalo são os que oferecem os melhores espaços de acomodação para as famílias e também os animais. Temos diversos modelos disponíveis com o melhor custo x benefício. Em 2022, aumentamos nossas vendas em 40% e já temos fila de espera para entrega em 2023”, comemora Ana Flávia Meneguetti, diretora de produção da Fênix Trailers.


De trailers compactos a motorhomes (caminhões), os veículos podem ser totalmente equipados com quartos, cozinha (interna e externa), banheiros, ar-condicionado, aquecedor de passagem e até placa solar.


“Registramos um aumento de 80% nas vendas e por isso tivemos que dobrar nossa equipe de produção. Pro mercado do cavalo, temos dois trailers com alta procura: um de apartamento grande, pra toda família e três animais (puxado só por caminhonete de alta potência ou caminhão) e outro modelo médio de apartamento simples para dois animais, compatível para ser puxado por todo tipo de pick-up média”, explica Liane Paiva, CEO da Paiva Trailers, uma das maiores fábricas de trailers do Brasil.


Os preços dos veículos podem variar de R$ 100 mil a mais de R$ 1 milhão. “Hoje, nosso modelo top de linha sai, em média, por R$ 500 mil, com freio elétrico nas quatro rodas, iluminação em led, sistema de pistão e macaco hidráulico, cozinha interna e externa e acabamento personalizável. Mas, depende do que cada cliente sonha e almeja”, finaliza Liane Paiva.