Notícias

Smart Loking DMFR conquistou a melhor nota da Apartação no Congresso Brasileiro

01/10/2023 • 18h02

Smart Loking DMFR conquistou a melhor nota da Apartação no Congresso Brasileiro

Prova com pai e filho, na categoria Aberta Júnior, levou ainda mais emoção e adrenalina aos competidores no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba Compartilhar link

Com a nota 77 (ABQM/AQHA), o conjunto Smart Loking DMFR (Reydiculous x Shezasmartlookingcat) e Antônio Sérgio de Araújo Júnior, garantiu a melhor marca da Apartação, no 31º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha. O animal é de propriedade de Noberto Soares Leite e criação de Dailton Marin.


O competidor Antônio Sérgio de Araújo Júnior foi um dos grandes destaques da modalidade e levou o título de campeão com Smart Loking DMFR, 3º (Lenas Acre), 4º (A Star in King) e 6º lugar (King Winherster), montando os quatro cavalos, respectivamente, de propriedade de Noberto Soares Leite.


A nota que levou o conjunto ao pódio, na categoria Aberta Júnior, garante também pontuação no Campeonato da American Quarter Horse Associaton (AQHA), nos Estados Unidos.


Antônio Sérgio de Araújo Júnior entrou na pista para competir com o pai, Antônio Sérgio de Araújo, que viu o filho, representante da Fazenda Gruta Azul, fazer história no congresso, na modalidade que cavalo e cavaleiro devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar um animal, levar a rés ao centro da arena e mantê-la afastada do resto do grupo. A prova acontece no limite de 2 minutos e 30 segundos.


Fazenda brasileira Gruta Azul recebe Prêmio AQHA International Best Remuda 2022


No mês passado, o criatório foi reconhecido por suas excelentes contribuições para a pecuária e para a raça Quarto de Milha. A Fazenda Gruta Azul receberá ainda um prêmio especial durante o AQHA Breeder Banquet 2023. O rancho será apresentado no The American Quarter Horse Journal. Por décadas, a Fazenda Gruta Azul de Norberto Soares Leite em Dois Irmãos Do Buriti, no Mato Grosso do Sul (MS), cria gado e cavalos Quarto de Milha.


Para se qualificar ao Prêmio Internacional de Melhor Remuda da AQHA, a fazenda deve estar localizada fora dos Estados Unidos, e o membro da AQHA deve criar cavalos Quarto de Milha registrados para trabalho em fazendas com gado.


No 31º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, a Associação do Quarto de Milha (ABQM) realizou ainda um curso de habilitação de jurados oficiais de Apartação para assegurar um número suficiente de juízes habilitados, visto que, a cada ano se observa um crescimento no número de inscrições nas provas da modalidade que, em 2022, distribuiu mais de R$ 97 mil em prêmios aos competidores, além de 18 fivelas e 52 troféus