09/08/2024 • 10h25

A classe Aberta dos Cinco Tambores teve o maior destaque durante o Congresso Brasileiro

A modalidade recebeu 61 inscritos, com a participação de 26 competidores e 29 animais na Arena Vetnil

Mais uma vez, pela classe Aberta, Vagner Simionato deu um show em pista. Dessa vez, o consagrado treinador, se destacou nos Cinco Tambores, uma prova que exige resistência, velocidade e adestramento dos animais.


Com mais esta vitória, King Storm EK acumula o total de 88,5 pontos. Montado por seu proprietário, o popular Vaguinho, foram aplaudidos na chegada ao pódio. Este alazão tostado, filho de Shady King Times EK (Hall da Fama ABQM 2022) e Sandy Olena JA (Sandstorm Pep), é da criação do paranaense Eduardo Kucinski.

Resumidamente, esta modalidade é disputada por dois conjuntos (cavalo e cavaleiro), que de maneira paralela e simultânea, devem completar o percurso, contornando individualmente os cinco tambores e voltar ao ponto de partida no menor tempo possível.

“Para essa prova, a estratégia é montar um cavalo rápido, que faça as viradas rápidas e calmo de brete. O cavalo precisa ter uma arrancada forte de brete e sair calmo e consciente no percurso, o que ajuda bastante”, destaca o cavaleiro.

Considerado uma lenda nas provas de velocidade, Vagner Simionato vem há 40 anos neste meio, com uma carreira consolidada. Atualmente, o treinador detém a segunda colocação no Ranking de Cavaleiros Mais Pontuados em todos os tempos pela Associação, totalizando mais de 7,6 mil pontos.

Vale destacar ainda que devido a sua experiência e contribuição à raça e aos esportes equestres, Vaguinho passou a fazer parte do Hall da Fama da ABQM em 2016.

Todos os resultados do 33º Congresso Brasileiro podem ser acessados no SEQM.

 

Por Heloisa Alves