09/08/2024 • 10h51

Plantão Veterinário 24 horas

Muitas benfeitorias foram realizadas pela Diretoria para este Congresso

A equipe oficial de veterinários do 33º Congresso, comandada pelo dr. Reinaldo de Campos, vem realizando um excelente trabalho através do conhecido ‘Plantão Veterinário 24 Horas’ nos eventos oficiais da ABQM. Formado pela USP em 1989, ele é médico-veterinário com mais de 20 aprimoramentos em universidades dos EUA e Europa. Há mais de 34 anos atua na área de clínica e cirurgia no Jockey Club São Paulo, onde está instalada a clínica Equine Center, de sua propriedade.

 

E nada melhor do que saber dessa importante e necessária atenção em prol do bem-estar animal durante os eventos esportivos oficiais da ABQM, conhecendo um pouco de sua história e envolvimento com a raça Quarto de Milha.
 

“Em 2003 fui convidado pela Associação para a análise de currículo e, após alguns dias, felizmente fui agraciado na época. E desde então, eu e minha equipe estamos participando de todos os eventos da ABQM”, informou Reinaldo. Segundo disse, no começo eram dois eventos: o Congresso e em outro período o Campeonato Nacional e o Potro do Futuro, que eram realizados paralelamente. “Depois as inscrições cresceram bastante e viraram em três grandes eventos, o Congresso (abril), o Nacional (julho) e o Potro do Futuro/Copa dos Campeões (outubro). Ele relata que, inicialmente, ele trabalhava com o apoio de mais dois veterinários e com o passar do tempo, apenas um profissional para auxiliá-lo. “Agora, a nova diretoria atendeu ao meu pedido e já neste Congresso voltei a contar novamente com mais dois veterinários, além de, aproximadamente, 15 estagiários que vêm de vários estados para me ajudar”, destacou. Segundo Reinaldo, isso possibilitou um melhor atendimento aos animais, onde dispõem de um plantão noturno e, também, um melhor atendimento nas pistas, para acompanhar o crescimento e o volume de cavalos que estão no parque. “O número de casos atendidos tem reduzido, tendo como um dos principais motivos a implantação dos poços artesianos que possibilitou uma melhor qualidade de água, o que vem ajudando na diminuição de problemas de cólicas, por impactação, por desidratação, entre outros”, pontuou o profissional. Ele informa que, este evento está sendo atípico pelo número de atendimentos, sendo raro os casos de cólica. Além da água e os estagiários, ele detalhou outras benfeitorias que vêm ajudando num melhor atendimento aos animais. “Com certeza o local melhorou, pois foi muito boa a ampliação do nosso espaço de plantão, dobrando tanto o tamanho como a área de cobertura, se tornando um ambiente bem agradável, com cadeiras, mesa, além de um climatizador para o conforto do proprietário ou competidor que está aguardando o animal enquanto está sendo atendido”, destacou Reinaldo. Finalizando, enumerou mais duas melhorias. “Uma delas foi em relação a instalação de mais um tronco, passando agora para três e que, também, possui um climatizador com foco nos cavalos. Além disso, foram implantados dois piquetes exclusivos, que nos permitem acompanhar a estadia do cavalo durante à noite caso esteja em tratamento”.

 

Por: Abdalla Jorge Abib