Notícias

Iniciativa da ABQM promove cuidados aos bovinos participantes de provas equestres

18/10/2020 • 00h00

Iniciativa da ABQM promove cuidados aos bovinos participantes de provas equestres

Foi oferecida suplementação de eletrólitos aos animais, antes das atividades, para minimizar os efeitos do clima quente e garantir um reforço energético

O cuidado com os animais, está no DNA da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Uma iniciativa da ABQM, durante o 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby, que ocorreram em Araçatuba (SP), ofereceu condições ainda melhores para os bovinos participantes das modalidades de Laço Individual e Breakaway Roping.


“A ação visou a suplementação de eletrólitos aos animais, antes das atividades, minimizando os efeitos do clima quente, além de auxiliar na restauração do equilíbrio hidroeletrolítico e estabelecer um reforço energético, essencial e de fácil assimilação pelos bovinos”, ressaltou o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM, Orlando Filho.


Os eletrólitos são partículas importantes para o funcionamento correto dos órgãos, células e sistema nervoso. Dentre os principais eletrólitos, estão o sódio, o potássio e o cloro. “A perda, ou melhor, o desequilíbrio desses eletrólitos é um dos processos responsáveis pela evolução da desidratação, por exemplo”, explicou o gerente de Bem-Estar Animal.


Cuidados com os bovinos


A suplementação de eletrólitos em bovinos, antes da participação nas atividades esportivas equestres, se mostra como uma alternativa para a manutenção hidroeletrolítica dos animais. Buscando estimular o consumo espontâneo de água de qualidade, foram disponibilizados bebedouros em diversos pontos dos currais e durante todo o período das provas.


“Ações como essa reforçam a atenção, os cuidados e as melhorias nas tratativas para com os animais, caminhando para uma evolução constante e essencial ao Bem-Estar Animal”, afirmou Orlando Filho, que ainda enfatizou que os suplementos administrados, nos bovinos participantes das competições, no Parque Clibas de Almeida Prado, são de uso oral.