43º Potro do Futuro, 15ª Copa dos Campeões, 8º Derby e 5º Juvenil de Três Tambores
Competidores e criadores quartistas que participam das disputas do 43º Potro do Futuro, 15ª Copa dos Campeões e 8º Derby da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), em Araçatuba (SP), têm investido em tratamentos preventivos para os seus "atletas". Para ter um equilíbrio entre desempenho e Bem-Estar Animal, alguns cavalos fazem até sessões de quiropraxia e acupuntura - um mercado que está cada vez mais aquecido.
"A quiropraxia é uma técnica totalmente manual que vem crescendo muito nos esportes equestres, porque ela otimiza o conforto dos animais. O tratamento é muito eficaz para cavalos de alta performance esportiva, pois a técnica ajuda a aliviar pontos de dor e tensão, além de melhorar o seu desempenho", explica a médica veterinária Duda Volpato.
Nas competições equestres, a quiropraxia é indicada, principalmente, para o relaxamento dos animais, após as provas. "A quiro trabalha o corpo todo e traz benefícios para o sistema digestivo, respiratório e neurológico do animal. As manipulações vão soltar a musculatura proporcionando relaxamento e conforto aos equinos. Como são cavalos atletas que participam de várias provas, a técnica tende a auxiliar para que no dia seguinte eles estejam aptos a competir novamente", reitera a médica veterinária.
Além da quiropraxia, a técnica milenar da acupuntura também tem sido bastante procurada por alguns competidores quartistas para tratamento terapêutico de seus cavalos.
"O agulhamento também ajuda a trazer alívio de algumas dores aos equinos, além de problemas respiratórios e digestivos para os animais, juntamente com uma sensação de relaxamento e bem-estar, além de otimizar a performance, sem necessidade do uso de medicamentos com uma técnica pouco invasiva", pondera a Dra. Duda Volpato.
A competidora de Três Tambores, Larissa Xavier, da cidade de Umuarama, no Paraná (SC), trouxe uma tropa de cinco animais para participar das provas do Potro, Copa e Derby da ABQM e diz utilizar ambas as técnicas em seus cavalos.
"Eu sempre busco proporcionar conforto aos meus animais. Todos fazem sessões de quiropraxia e acupuntura, tanto em casa quanto nas provas como forma de prevenir lesões e para manter a mobilidade, junto com técnicas de alongamento. O Bem-Estar deles é primordial", afirma a quartista.
Uma sessão de quiropraxia associada à acupuntura pode variar de R$ 300 a R$ 500. O protocolo de tratamento para os cavalos atletas vai depender de caso a caso.
Fisioterapia com laser tem ação anti-inflamatória para equinos
A fisioterapia com laser é uma outra técnica também bastante procurada pelos competidores para seus cavalos. De acordo com a médica veterinária, Analu Lobo, o laser possui ação anti-inflamatória para os equinos.
"Os cavalos atletas são muito exigidos nas competições. Com o laser, nós conseguimos trabalhar em uma recuperação anti-inflamatória para garantir o melhor nível de desempenho do animal durante as provas. É importante dizer que todas essas modalidades de tratamento, como a quiropraxia, a acupuntura e o laser ajudam no bem-estar dos equinos. Cada vez mais os competidores estão reconhecendo o uso dessas terapias em disfunções neuro-músculo-esqueléticas para otimizar a performance dos animais", finaliza a médica.