45º Campeonato Nacional
Mais de 100 crianças da Escola Municipal de Ensino Básico Profª Maria Adelaide Cardoso e da Casa Lar Caminho de Nazaré participaram de uma visita monitorada, ao Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), durante o 45º Campeonato Nacional.
A ação social foi realizada pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), em parceria com a NBHA Brazil para apresentar de forma lúdica o universo do cavalo.
“Estamos presentes nos três principais eventos do calendário anual de provas da ABQM desenvolvendo essa atividade lúdica com as crianças para integrá-las ao universo do cavalo. As crianças são o futuro dos esportes da raça”, afirma Abelardo Peixoto, presidente da NBHA.
As crianças participaram de atividades recreativas e conheceram a história do cavalo Quarto de Milha em uma apresentação teatral com os mascotes “Tamboreco” e “Caracolito” – o primeiro cavalo da raça registrado na Associação Quartista.
“Esse é um projeto importante para a ABQM no fomento dos esportes do Quarto de Milha, porque aproxima a cidade do mundo equestre e proporciona uma atividade educativa lúdica e diferente para essas crianças que não são do meio do cavalo”, explica Aline Passos, coordenadora do Departamento de Ações Sociais, Culturais e Educacionais da ABQM.
Durante a visita monitorada, as crianças acompanharam provas da modalidade dos Três Tambores e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Esportes Equestres da raça.
“É muito importante trabalhar o socioemocional e a integração deles em um espaço como esse, ao conhecer de perto um pouco mais do universo dos cavalos. Foi fantástico, eles estão encantados”, afirma a professora Luiza Entreportes.
Os pequenos participaram ainda da prova do Tamborzinho promovida pela NBHA Brazil e se divertiram com a competição. Na disputa, que é uma adaptação da prova tradicional, um circuito com três tambores é montado e as crianças, em cavalinhos de pau, devem percorrer o trajeto no menor tempo. Heitor da Silva Santos, de 11 anos, foi o vencedor da prova com o tempo de 9s909.
“Eu corri bastante pra ajudar minha equipe a vencer. A gente quer ganhar, mas não é só pra ser campeão. Foi bem legal brincar com meus amigos da escola. Todos nós ganhamos”, disse o vencedor.
A pequena Valentina Vieira, de 10 anos, que também participou da prova do Tamborzinho já sabe o que quer ser quando crescer. “Quando eu tinha quatro anos, meu avô disse que ia me dar um cavalo. Já fiz uma aula e gostei bastante de montar. Eu quero muito ser competidora e ter um haras com muitos cavalos”, disse a menina.