Notícias

Campeonato Nacional do Quarto de Milha reúne quartistas de Norte a Sul do país

20/07/2022 • 19h33

Campeonato Nacional do Quarto de Milha reúne quartistas de Norte a Sul do país

Cerca de 2 mil atletas de 18 modalidades participam da maior competição anual dos Esportes Equestres da ABQM

A competidora Bárbara Velozo Morais veio do estado do Acre, na região Norte do país. Para participar do 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, em Araçatuba (SP), ela enfrentou um percurso de quase 3.500 km, de avião e trailer. A atleta compete nas modalidades dos Três Tambores e Laço em Dupla.

"Minha família adora cavalo, mas somente eu sou competidora. Os animais que vieram pro Campeonato ficam no CT Délcio Talon, aqui em São Paulo, pela distância. Monto desde os três anos de idade. Quando adolescente conheci o Tambor e me apaixonei. Tenho rancho no Acre e sempre que posso venho competir. Já garanti o 2º lugar na Amador Light Castrado e estou animada para as próximas provas", diz Bárbara.

Mais de 1,6 mil atletas de todo o país devem passar por Araçatuba (SP), até o próximo dia 24/7, para participar do 45º Campeonato Nacional, realizado pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM).

A competidora Thaís Xavier e a família viajaram por cerca de 500 km, de Umuarama (PR), na região Sul do país, junto com uma tropa de seis animais. Os pais e a irmã - que também compete na mesma modalidade - percorreram a estrada por cerca de 6 horas, até chegar em Araçatuba.

"Viemos de trailer e trouxemos os cavalos no caminhão do haras. A gente sempre toma o cuidado de vir devagar e ir parando. Eu sempre tive contato com os cavalos, desde minha infância. Meus avós moram em um sítio e, desde pequena, comecei a montar. Por incentivo do meu pai, aos onze anos, comecei a treinar Tambor. Participo de todas as competições da ABQM. Minha expectativa pro Campeonato Nacional é conseguir chegar nas finais das categorias Amador e Feminino. O nível dos competidores e dos animais está cada vez mais alto, tornando a disputa em pista mais acirrada. Quero fazer uma boa corrida classificatória", afirma a quartista.

Viagem pela estrada com amigos


Para competir no Ranch Sorting, a atleta Flávia Resnauer e o marido vieram de Curitiba, junto com amigos e uma tropa de dez animais. O percurso total de 670 km de distância foi percorrido em cerca de 12 horas de viagem.


"Nós viemos em família, amigos, todo mundo que treina e corre junto. Minha relação com o cavalo também começou desde pequena no rancho da minha avó. Há uns oito anos, eu voltei a ter contato com o cavalo junto com meu marido (na época meu namorado). Desde então, viramos competidores de Ranch. A gente participa de todas as provas. Só no Congresso que não conseguimos vir, porque era o final de semana da nossa lua-de-mel. Estamos bem confiantes com os animais e animados pra fazermos uma boa prova. O intuito do esporte é, além de tudo, a gente curtir e estar perto dos amigos e da família. A emoção é muito grande. Nós temos que fomentar cada vez mais as competições esportivas da raça", disse a competidora.


Com mais de 11,5 mil inscrições, o 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha reúne atletas de Norte a Sul do país e é considerado o maior evento do calendário anual de provas da raça.


"A ABQM tem incentivado e investido fortemente, cada vez mais, nos Esportes Equestres do Quarto de Milha. Nesta edição, temos uma premiação histórica de R$ 3 milhões para os atletas. Estamos muito felizes em ver os competidores participando de Norte à Sul do país. É a força da tradição e da família quartista", finaliza Jonatas Dantas, vice-presidente da ABQM e vice-presidente da Associação Brasileira da Vaquejada (ABVAQ).