47° Campeonato Nacional
Um dos principais pilares da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, é o Bem-Estar Animal. Para a entidade, é de extrema importância a atuação neste setor, já que os animais acabam sendo as principais estrelas nas competições promovidas pela associação.
Ao longo dos anos, a ABQM criou e adotou medidas para fortalecer ainda mais o setor. Em todas as competições oficiais da entidade, são seguidos rigorosos protocolos que visam a integridade dos animais participantes, sendo eles cavalos e bovinos.
E como Araçatuba, cidade no interior de São Paulo, se tornou a casa do Quarto de Milha, foi na “cidade do cavalo Quarto de Milha” que, durante uma das competições oficiais da associação, foi lançado o ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos’.
O material, que foi apresentado de forma inédita, tem uma abordagem e caráter técnico baseados em conceitos e normativas técnicas de Bem-Estar Animal. Além disso, a associação dispõe do ‘Regulamento do Bem-Estar Animal’, onde está definido as regras de Bem-Estar Animal nos eventos de concentração que envolvam equídeos e bovídeos.
Importante salientar que tais protocolos têm reconhecimento de eficiência avalizados pelas autoridades competentes, através da Portaria MAPA 199/2019 e da Resolução SAA/SP 55/2021.
A entidade vem intensificando a adoção de boas práticas e do manejo racional dos bovinos em provas oficiais. Além disso, a preocupação com a alimentação e a rotina dos animais, estão entre as prioridades dos eventos da Associação.
Thiago Nitta, juiz responsável pelo Bem Estar Animal na ABQM, ressalta ainda, que além de todas as iniciativas, a ABQM tem uma parceria de anos com a empresa Guabi, patrocinadora responsável pela ração específica para o gado, assim como, a silagem de milho, utilizada no evento para garantir o preparo e nutrição de todos os animais. Nitta comenta ainda, sobre as práticas que já são consideradas padrões em eventos equestres, como a presença de veterinários no cuidado preventivo dos cavalos atletas, a disposição de profissionais 24h para cuidar dos mesmos, inclusive com seções específicas de fisioterapias. A presença e importância do juiz de bem estar na fiscalização e no cumprimento do regulamento, por parte dos participantes, além dos juízes de pista, que além de julgar as competições do evento, são responsáveis por avaliar cada amimal, logo após a sua participação em pista, no quesito de bem estar.
Hoje, a entidade segue aprimorando e investindo no setor, em âmbito nacional, com certificações de práticas recomendadas para a execução de gestão, eventos e modalidades esportivas. Entre os selos garantidos até então, destacam-se a ISO 9001: Gestão de Qualidade e a ISO 20.121: Eventos Sustentáveis.
A associação dispõe de uma parceria com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, e já possui 9 certificações, além de estar trabalhando para regulamentar o total de 22 modalidades, referente a normatização de equipamentos nas modalidades.
Assim como nas outras provas oficiais, que acontecem no Brasil inteiro, durante o 47º Campeonato Nacional da ABQM, que ocorre de 10 a 21 de julho em Araçatuba (SP), a associação, junto aos seus colaboradores e prestadores de serviços, seguirá fomentando esse importante pilar, que é Bem-Estar Animal. Uma ação recorrente para quem se preocupa e é uma das grandes referências da Equideocultura Nacional.
Por: Heloisa Alves
Foto: Arquivo ABQM