47° Campeonato Nacional
Tudo começou como uma ‘brincadeira de criança’ nas alamedas de vários parques de exposições, o conhecido Laço no Cavalete que era realizado inicialmente com poucos participantes, se tornou atração cativa nos eventos da ABQM. Os primeiros deles ocorreram no recinto de Avaré (SP), quando o popular locutor Alessandro Mendes resolveu dar uma força para essa atividade e ‘profissionalizar’ a brincadeira.
De lá para cá, a provinha foi se aperfeiçoando e atraiu, além de muitos familiares e amigos dos jovens laçadores, a colaboração de várias empresas presentes com seus estandes nos eventos, fornecendo brindes para ser entregues aos campeões.
Com a nova gestão da presidente Mônica Ribeiro, desde o Congresso Brasileiro deste ano, foi organizado oficialmente pelo Departamento de Esportes, em conjunto com a ABQM-Jovem, comandada por Lorena Farha, normas e premiações para a participação de crianças de zero a 12 anos de idade nesta tão aguardada prova.
E neste 47º Campeonato Nacional, as Provas de Cavalete ocorreram na segunda-feira, 15/07, na alameda principal do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em frente ao Espaço de Relacionamento ABQM.
Merecidas homenagens
No primeiro dia deste Campeonato Nacional, a ABQM prestou uma homenagem à Fabio Cabrera em todas as pistas de provas, onde os locutores solicitaram aos participantes em pista e ao público presente um minuto de silêncio por sua passagem. E neste momento os olhares se voltaram em especial a cada mesa instalada nas arenas, decoradas com vasos de flores e uma cadeira, onde o profissional exerceu seu trabalho fotográfico.
Além deste simbolismo, antes das disputas finais das provinhas do cavalete, o locutor Alessandro Mendes usando de todo o seu carisma e sensibilidade, promoveu dois momentos especiais que receberam muitos aplausos dos inúmeros presentes, entre eles a presidente Mônica Ribeiro e outros membros da sua diretoria.
“Quero anunciar que, a diretoria da ABQM visando organizar melhor esta prova, ela passa a fazer parte do calendário da Associação e será realizada em todos os eventos oficiais: Congresso, Nacional, Potro do Futuro, Copa e Derby”.
E a outra comovente notícia foi sobre uma homenagem dedicada a um grande profissional que prestou seus serviços por longos anos nos eventos da entidade. “No Congresso deste ano, uma pessoa muito querida por nós estava aqui presente, mas, infelizmente, cada um tem o dia da despedida, tem o dia da partida. Ele trabalhou por mais de dez anos como fotógrafo oficial da ABQM e era um dos braços direito do Abdalla, editor da Revista QM”.
Já mostrando emoção nas palavras, Alessandro continuou: “E a partir de hoje, por sugestão apresentada à presidente Mônica e imediatamente aprovada por ela, esta prova passa a ter o nome do saudoso Fábio Cabrera, que foi morar com Deus. ‘Fabião’, como era chamado, recebe o nome da pista das crianças, onde tem muita alegria e sempre lembraremos dele com esta mesma alegria. Ele partiu prematuramente com menos de 50 anos, e essa é uma singela homenagem da família quartista e das crianças que aqui estão”. Momento este que em que foi calorosamente aplaudido.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Fotos: Marilza Barros / Carlos Mendes /ABQM