31/07/2024 • 09h06

José Macário, um quartista histórico, recebe nova homenagem

Eternizado pela ABQM no Hall da Fama 2015, agora tem a imagem de seu busto instalado no Recinto Clibas de Almeida Prado


Durante a programação oficial do 47º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, que teve seu início no dia 10 e irá até o dia 21 deste mês de julho, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), realizou uma homenagem mais que merecida ao saudoso criador José Macário Perez Pria. Ele, que além de já fazer parte do seleto grupo do Hall da Fama ABQM, novamente teve seu nome honrado pela Associação através de um busto instalado no bosque, como é popularmente conhecido, localizado na área central do parque.


Esta é uma das várias ações executadas pela nova diretoria da ABQM, que desde o início da gestão vem enaltecendo ilustres figuras que contribuíram para o desenvolvimento da raça e se tornaram referências na criação. Recentemente, o conhecidíssimo casal, Ovídio e Beth Ferreira, também recebeu essa honrosa homenagem pelos ‘50 Anos de Criação do Haras São Matheus’.


Macário, um entusiasta pelo QM

E antes de contarmos como foi a solenidade sobre José Macário, vamos recordar momentos do passado para que todos os envolvidos com a raça conheçam um pouco mais sobre sua história.  


Nascido no México em 1940, ele teve seu envolvimento com cavalos da raça Quarto de Milha desde os quatro anos de idade, na fazenda de seu pai, localizada no estado de Chihuahua. Ainda jovem mostrou ser um verdadeiro entusiasta dos cavalos e teve sua trajetória marcada por uma profunda conexão com esses majestosos animais que transcendem fronteiras.


E desde sua chegada ao Brasil em 1962, não apenas trouxe consigo essa paixão pelos cavalos, como também se tornou um dos pioneiros na promoção e desenvolvimento da raça Quarto de Milha em todas as regiões brasileiras. O primeiro animal de sua propriedade foi adquirido em um marcante evento, o 1º Leilão da Swift King Ranch – empresa norte-americana introdutora da raça QM no Brasil –, realizado na Fazenda Bartira, em 1967. Nessa ocasião, ele adquiriu o cavalo Barravento Brasil, filho de Caracolito e La Semilla.


Dois anos após, em 15 de agosto de 1969, José Macário mostrou todo o seu comprometimento com a causa, tornando-se um dos fundadores da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), sem dúvida um marco histórico da raça.


Genética trazida dos EUA

Titular da Estância Buena Suerte, Macário importou importantes animais dos EUA fomentando o plantel nacional na reprodução. E como era apaixonado por Apartação, trouxe em parceria com o Haras Monaliza os premiados: Heza Cal Olena (Cal O’Lena), campeão Mundial NCHA 86; Heza Cool Peppy (Mr San Peppy), vencedor de vários circuitos no Colorado, Amarillo e Novo México, comprado da lenda na modalidade Mr. Buster Welch; e Sage Mico (War Mico), detentor de Registro de Mérito e Certificado NCHA, além de importar em parceria com Evaldo Emílio de Araújo, o garanhão Winning Doc (Doc Quixote), semifinalista de Futurity, Super Stakes e Derby NCHA.


Macário não parou por aí, trazendo também importantes éguas, entre elas Foxy Prescription (Doc’s Prescripition) e Merry Pepita (Peppy San Badger). Nas pistas, Macário mostrou toda sua categoria sendo campeão nacional por várias temporadas, competindo até seus 72 anos, quando se sagrou vitorioso em 2012 no 35º Campeonato Nacional, com seu cavalo Double Kats Above (This Kats King), demonstrando sempre seu compromisso em elevar o nível das competições.


Presidência da ABQM

Sempre trabalhando em prol da raça e respeitado pelos quartistas, José Macário foi eleito presidente da ABQM durante o período de 1987 a 1989. Com seu jeito arrojado e simplório, compôs sua diretoria com criadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, com o espírito de expandir o Quarto de Milha nos quatro cantos do país, e com a gestão voltada para o crescimento na área esportiva. E isso se concretizou, pois em sua gestão promoveu a criação de vários núcleos oficializados da raça e, também, um expressivo número de eventos, passando de 49 para 131, entre eles o Campeonato Nacional realizado em até dez etapas, refletindo positivamente, também, no quadro associativo.


Seguindo os números da época, em abril de 1987 a entidade possuía em seus cadastros 2.477 sócios e no final de dezembro do ano seguinte passou para 4.104 associados, representando nesse período um crescimento superior a 65%. O Stud Book computou, ainda, nesse período, o número de 25 mil éguas cobertas. Já no setor administrativo, além de oficializar inúmeros Núcleos da raça, implantou o sistema de voto por correspondência, o que proporcionou aos associados a praticidade de não precisar se deslocar de sua propriedade até a capital paulista para votar.


Ele foi também um dos fundadores da ANCA (Associação Nacional do Cavalo de Apartação), criada em 1989, onde fez história na modalidade.


Toda a dedicação de José Macário Perez Pria em prol da raça Quarto de Milha teve o reconhecimento pela ABQM em 2015, quando passou a fazer parte do seleto grupo de homenageados no Hall da Fama da associação.


Já em novembro de 2019, foi concedido a ele o título de cidadão araçatubense pela Câmara Municipal de Araçatuba (SP), pelo incessante trabalho em trazer para a cidade importantes eventos oficiais da ABQM de Trabalho e Conformação, como o Congresso Brasileiro, o Campeonato Nacional e o Potro do Futuro / Copa dos Campeões / Derby.


Casado com a também mexicana Rosário Martinez Peres e pai de cinco filhos, José Macário Perez Pria faleceu em 07/01/2020, aos 78 anos, e seu nome ficou marcado por seu legado não apenas entre os quartistas brasileiros, bem como ultrapassando fronteiras, como um exemplo de dedicação, paixão e contribuição inestimável para a promoção e desenvolvimento da raça Quarto de Milha no Brasil.


Depoimentos na solenidade

Realizada com grande emoção, a solenidade teve a participação de muitos familiares, autoridades, diretores da ABQM e amigos de José Macário. Entre eles, algumas pessoas fizeram o uso da palavra para expressar o seu sentimento e carinho com o saudoso homenageado.


O primeiro deles foi Thomas Rocco, atual presidente do SIRAN, que disse: “Hoje é um dia em comemoração à família. E nada melhor para falar da icônica família do seu Macário, que contribuiu para a construção da história do cavalo em Araçatuba”.


A seguir, Fábio Brancato, que era o presidente do Sindicato Rural no período que teve início as tratativas para a vinda da ABQM à Araçatuba. “Quero relembrar de toda a dedicação do seu Macário em trazer os eventos oficiais para a nossa cidade. Tudo começou quando eu, o Dilador (prefeito), o Viol e o seu Macário seguimos à Avaré para ver como era a estrutura do campeonato da ABQM. E para concretizar o sonho de nosso incansável homenageado, a partir daí, começamos uma verdadeira ‘batalha’, contando com o apoio de alguns amigos, entre eles, o Jamil Buchalla”, pontuou Brancato.


E o próprio Jamil foi o próximo a descrever este momento: “O Macário acreditava em coisas que nós não acreditávamos! Ele tinha um jeito peculiar que agregava muitos amigos. Acho que em suas veias corriam sangue de cavalos, tamanha era sua paixão por eles. Ele lutava nas reuniões do Conselho da ABQM para que isso fosse possível”. Segundo Jamil, depois de toda esta insistência, tudo deu certo e foi realizado o primeiro Nacional em 2019 no parque de Araçatuba. “É importante frisar que nos dois anos seguintes tivemos um grande apoio do Dilador durante a pandemia da Covid, pois ele foi firme em suas ações e enfrentou promotores e juízes que queriam cancelar os eventos”, detalhou Jamil.


Logo em seguida foi a vez de Marcos Sá trazer uma boa notícia aos presentes e que foi muito aplaudido. “Estamos trabalhando para que o meu amigo Macário entre para o Hall da Fama Internacional da AQHA, por tudo que ele fez pelo Quarto de Milha brasileiro e na América Latina”, destacou Marcos, emendando: Eu, a presidente Mônica, o Tô (Renato Eugênio Barbosa), o Beto (Alberto Perez Pria), o Norberto Soares Leite, o Loly (Haroldo Pessoa Sobrinho), o Lô (Marcelo Ferreira), além do Vince Genco, diretor da AQHA, estamos escrevendo para a entidade norte-americana solicitando essa homenagem. E tenho muita confiança que conseguiremos!”.


Depois foi a vez de Mônica Ribeiro falar: “É uma honra e satisfação para falar do meu grande amigo Macário e de sua querida família. Era gratificante de ver ele montar mostrando toda a sua paixão pelo cavalo quando apartava. A visão dele foi enorme em trazer os eventos para cá”, exaltou a presidente. Emocionada, disse ainda: Macário, você foi a personalização de amor pelo cavalo e deve ser lembrado para sempre. E essa minha homenagem, junto com a diretoria da ABQM, deve ser lembrada não só pelos quartistas mas por todos que passarem por aqui.


O próximo a deixar o seu depoimento foi o prefeito Dilador Borges: “É um momento de grande emoção, pois gostaria muito que ele estivesse aqui com a gente. Depois de um tempo, quando assumi a prefeitura em 2017 em meu primeiro mandato, fizemos uma reunião com o pessoal do SIRAN e com o Macário. Então, ele abriu uma pasta e retirou um rascunho com a planta do parque e expos a sua ideia de trazer os eventos para a nossa cidade”. Segundo o prefeito, eles tinham um grande problema pra resolver, pois o parque não pertencia ao município e estavam impossibilitados de fazer um convênio com o SIRAN. “Era uma requisição que já durava cerca de 60 anos e, no ano seguinte a minha posse, fomos ao palácio do governo em São Paulo e em reunião junto com o governador e com presidente da Assembleia Legislativa conseguimos está doação.


Após esta resolução, fomos num grupo à Avaré para ver como era realizado o evento da ABQM e, posso afirmar, que voltei apaixonado”, afirmou Dilador, que finalizou com esta frase: “Esse velho tinha razão! E tudo foi possível graças ao apoio dos amigos Jamil, Brancato e do Fiol”.

 

Um marcante momento ocorreu na singela homenagem prestada pela neta Helena Perez, a mais nova da família de apenas oito anos de idade. “O meu avô me ensinou a montar quando eu tinha seis meses e depois a galopar, trotar e fazer algumas manobras. Eu queria que ele estivesse aqui com a gente”, expressou carinhosamente a filha de Macário Filho e Carolina Perez, que também deixou uma breve mensagem: “Tenho muito orgulho dele e quero agradecer a todos que o apoiaram em realizar o seu sonho”.

E momentos antes do cerramento do busto, uma das falas mais aguardadas foi a da esposa, Rosário Martinez de Pérez. Inicialmente ela agradeceu a presença de todos, dizendo que estava no Brasil por causa do seu Macário. E como se estivesse dirigindo suas palavras diretamente ao marido, expressou: “Esta homenagem que estão fazendo para você é muito merecida, pois quando Deus quer, o homem sonha e a obra vem; e essa conquista foi a grande obra dele para você. Por isso estamos aqui comemorando. Muito obrigado, Dilador, Fábio, Jamil, Viol e, em especial, para Mônica e um viva pra ABQM!”

Por: Abdalla Jorge Abib
Fotos: Marilza Barros/ABQM