09/08/2024 • 08h47

Selas aos melhores do All Around e Super Horse

As premiações dos mais pontuados do Congresso foram realizadas nas arenas RAM e GUABI

Desde 2012 quando a ABQM criou os Prêmios Especiais All Around e Super Horse, eles despertaram o interesse de muitos participantes dos eventos oficiais, tanto do Congresso Brasileiro como do Campeonato Nacional, além de tornarem-se atrações pelos quartistas.

Para quem ainda não conhece como eles são definidos, o All Around é um prêmio especial destinado aos animais que mais somam pontos nas provas destinadas aos conjuntos (cavalo e cavaleiro), inscritos nas classes Amador e Jovem. Já o Super Horse é destinado exclusivamente ao cavalo, seja ele inteiro ou castrado, bem como se for uma fêmea. E para ser vitorioso, o animal terá que conseguir o maior número de pontos no evento, tanto os animais quanto os conjuntos deverão ser inscritos em no mínimo três provas de dois grupos diferentes de modalidades.

A solenidade de entrega das três selas personalizadas e os troféus referentes aos mais pontuados do 33º Congresso, ocorreu durante este 47º Campeonato Nacional, nas Arenas GUABI e RAM, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

Os melhores do All Around

As premiações foram entregues no dia 12 na Arena GUABI e quem levou a melhor pela Amador foi cavalo castrado Romance Billion, filho de Billion Dollar Chex e Jeitosa Ken Pep (Kenbeyourbuddy), montado por Otávio Brentan de Figueiredo Ferraz, da cidade de Mendonça, interior paulista. O conjunto somou 51 pontos nas seguintes modalidades: Laço em Dupla, Western Pleasure, Working Cow Horse e na Rédeas. Palomino da criação e propriedade de Paulo de Figueiredo Ferraz.

“Conquistar um título desse porte é a realização de um sonho, concretizar um plano! São muitos dias de esforços, dedicações, frustrações e até medos. Isso acontece, pois saímos da nossa zona de conforto e, então, passamos a praticar modalidades nas quais não temos tanta intimidade e habilidade. São manobras e dificuldades novas para o cavalo que eu tinha escolhido para esse desafio”, expressou Otávio Ferraz. 

Ele conta que junto com o Romance Billion tiveram uma performance boa em todas as modalidades que competiram, conquistando alguns prêmios, troféus e fivelas. “O último dia do evento foi decisivo, justo na modalidade que pratico a mais tempo e nos sagramos campeões no Laço em Dupla, pela Amador e Amador Castrado. Agradeço a Deus e a toda equipe envolvida pois cada um tem uma parte fundamental nesse título de melhor conjunto cavalo x cavaleiro do Congresso Brasileiro”, destacou o competidor. Ele emendou dando uma dica: “Também gostaria de enfatizar que esse título mostra a versatilidade da raça Quarto de Milha e aproveito para deixar, também, um conselho para quem ler essa reportagem para que saiam da zona de conforto, da modalidade que praticam com mais frequência e passem a curtir essa funcionalidade do cavalo, fazer novos amigos, conhecer novos desafios”.

E pela Jovem, o destaque ficou por conta de Diego Aberto Ferreira dos Santos, de Cajuru (SP), com o também castrado Thunder Boy Smart (Thundercat x Rey Blue Eyes LN, por Somebody Smart), de sua propriedade. Este animal criado por Clara Coutinho Stephan somou 19 pontos obtidos no Team Penning e nos Três Tambores.

 Hott Feather foi o ‘Super Horse’


A Arena RAM recebeu no dia 16 o grande premiado do Super Horse, o cavalo castrado Hott Feather, filho de Cats Red Feather e Hott Pistol (Spots Hot), que totalizou 39 pontos pelas categorias Juvenil e Castrado, através das seguintes modalidades: Ranch Sorting, Team Penning e Working Cow Horse. Alazão de propriedade de Bruno Florêncio de Oliveira, da cidade de Franca, interior paulista, e da criação de Haroldo de Araújo Pessoa Sobrinho.

“É com imensa alegria e orgulho que compartilho a conquista do prêmio Super Horse, pelo Hott Feather e seu treinador Euripedes Gomes Júnior, o Júnior Gomes. Esta jornada tem sido uma prova de dedicação, persistência e amor pelos equinos, e gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os que tornaram isso possível”, disse Bruno Florêncio.
Segundo ele, desde quando compraram o cavalo do plantel do Loly a jornada foi marcada pelo compromisso inabalável com o seu bem-estar e desenvolvimento. “Em cada treino, cada competição, ele se mostrou ser um grande animal, melhorando dia a dia. Com apenas três anos de idade e na sua primeira competição oficial já realizou está grande conquista. E receber esse prêmio é testemunho do trabalho árduo e da paixão que permeiam nossa jornada”, enfatizou o proprietário. Ele disse ainda que, o Rancho BF está em um momento de celebração não apenas pelo sucesso, mas também pela jornada de aprendizado e crescimento que vivenciaram juntos.

“Ganhar está linda sela personalizada é uma emoção muito grande, pois é uma obra de arte que ficará em nossa galeria. Com certeza, todo proprietário e criador sonham em um dia poder ganhar este prémio. Além disso, esta conquista não é apenas minha, mas de um time que compartilha da mesma paixão pelos cavalos e pelo esporte equestre”, destacou o campeão, que fez questão de fazer alguns agradecimentos pelo apoio e incentivo nesta conquista.

“Meus agradecimentos especiais ao Euripedes, pelo seu conhecimento, dedicação e talento que foram fundamentais para alcançarmos nossos objetivos, sendo o responsável em apresentar o cavalo nas três modalidades; a minha esposa Michelle Andrade e meus filhos Arthur e Henrique, que foram essenciais para manter nossa determinação ao longo dos desafios e, também, aos veterinários, dra. Andrea de Freitas Lima e dr. Daniel Ananias, pelo cuidado excepcional e expertise que garantiram o bem-estar contínuo do meu cavalo, além de toda a equipe do Rancho BF, o Luiz Henrique Matos e Otavio Boldrin Tristão, bem como nossos patrocinadores e apoiadores: Organnact e Premix”.

Finalizando, disse: “Cada um de vocês fez parte dessa história de sucesso, e por isso, compartilho este prêmio com todos os que contribuíram para nossa jornada”.

Texto: Abdalla Jorge Abib