Conheça um pouco da história do Quarto de Milha no Brasil
Quarto de Milha no Brasil
Tudo começou em fevereiro de 1954, na Fazenda Bartira, quando a Swift King Ranch (SKR) trouxe o garanhão Saltillo Jr e mais seis éguas dos Estados Unidos para o Brasil, vindos de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda na época. À medida que vários pecuaristas, banqueiros e homens de negócios tiveram a oportunidade de conhecer os animais Quarto de Milha, começaram a pressionar a SKR para que lhes vendessem alguns exemplares. A companhia atendeu a poucos criadores, vendendo um número reduzido de potros. Em 15 de agosto de 1969, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no Parque da Água Branca, em São Paulo.
A indústria Quarto de Milha
O plantel Quarto de Milha no Brasil é composto segundo dados fornecidos pelo Stud Book da ABQM, até 30/09/2024, por 704.796 animais registrados (564.862 – vivos / 139.934 – mortos), representados por 154.454 proprietários. Desse número, 73.365 são criadores e 53.001 associados cadastrados, espalhados por todos os estados brasileiros.
Seus plantéis consomem anualmente em ração, em torno de 1,2 milhão de toneladas, com gasto de cerca de R$ 950 milhões. A mão de obra empregada diretamente também é bastante significativa, oferecendo mais de 463 mil empregos diretos (média de 3 funcionários para cada propriedade), sem contar com veterinários, agrônomos, zootecnistas, ferradores, centros de treinamento, centros de reprodução, leiloeiros, leiloeiras, carpinteiros, pedreiros, eletricistas, marceneiros, transportadores de cavalos, fabricantes de equipamentos e indústria de ração e produtos veterinários, entre outros.
No ano de 2024, até o final do mês de outubro, o Stud Book da ABQM registrou mais de 22,1 mil potros e, também, na atual temporada a Associação entregou milhares de fivelas aos campeões e troféus aos três primeiros colocados, além de proporcionar premiações que passam da casa dos R$ 16 milhões em seus eventos oficiais, incluindo: Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro / Copa dos Campeões / Derby Brasileiro de Conformação e Trabalho; Potro do Futuro / Campeonato Nacional e Congresso Brasileiro / Copa dos Campeões / Derby Brasileiro de Vaquejada; Potro do Futuro / Campeonato Nacional / Derby Brasileiro, Congresso Brasileiro e Copa dos Campeões de Laço Comprido; e Potro do Futuro / Rei e Rainha da Velocidade de Corrida.
Perfil do Quartista
Empresário do setor industrial e agropecuário.
Declaração de Missão
A ABQM é afiliada à AQHA (American Quarter Horse Association) e está de acordo com a Declaração de Missão, relativa às afiliadas internacionais, conforme disposto no artigo 6º a/c do acordo de afiliação:
“Aumentar a conscientização sobre os cavalos Quarto de Milha em todo o mundo e cumprir e desenvolver regras e procedimentos para auxiliar os Afiliados Internacionais da AQHA nesse empreendimento”.
PUBLICIDADE