Quarto de Milha no Brasil

Conheça um pouco da história do Quarto de Milha no Brasil

Quarto de Milha no Brasil

Tudo começou em fevereiro de 1954, na Fazenda Bartira, quando a Swift King Ranch (SKR) trouxe o garanhão Saltillo Jr e mais seis éguas dos Estados Unidos para o Brasil, vindos de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda na época. À medida que vários pecuaristas, banqueiros e homens de negócios tiveram a oportunidade de conhecer os animais Quarto de Milha, começaram a pressionar a SKR para que lhes vendessem alguns exemplares. A companhia atendeu a poucos criadores, vendendo um número reduzido de potros. Em 15 de agosto de 1969, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no Parque da Água Branca, em São Paulo. 

 

A indústria Quarto de Milha

O plantel Quarto de Milha no Brasil é composto segundo dados fornecidos pelo Stud Book da ABQM, até 30/09/2024, por 704.796 animais registrados (564.862 – vivos / 139.934 – mortos), representados por 154.454 proprietários. Desse número, 73.365 são criadores e 53.001 associados cadastrados, espalhados por todos os estados brasileiros.

Seus plantéis consomem anualmente em ração, em torno de 1,2 milhão de toneladas, com gasto de cerca de R$ 950 milhões. A mão de obra empregada diretamente também é bastante significativa, oferecendo mais de 463 mil empregos diretos (média de 3 funcionários para cada propriedade), sem contar com veterinários, agrônomos, zootecnistas, ferradores, centros de treinamento, centros de reprodução, leiloeiros, leiloeiras, carpinteiros, pedreiros, eletricistas, marceneiros, transportadores de cavalos, fabricantes de equipamentos e indústria de ração e produtos veterinários, entre outros.

No ano de 2024, até o final do mês de outubro, o Stud Book da ABQM registrou mais de 22,1 mil potros e, também, na atual temporada a Associação entregou milhares de fivelas aos campeões e troféus aos três primeiros colocados, além de proporcionar premiações que passam da casa dos R$ 16 milhões em seus eventos oficiais, incluindo: Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro / Copa dos Campeões / Derby Brasileiro de Conformação e Trabalho; Potro do Futuro / Campeonato Nacional e Congresso Brasileiro / Copa dos Campeões / Derby Brasileiro de Vaquejada; Potro do Futuro / Campeonato Nacional / Derby Brasileiro, Congresso Brasileiro e Copa dos Campeões de Laço Comprido; e Potro do Futuro / Rei e Rainha da Velocidade de Corrida.

 

Perfil do Quartista

Empresário do setor industrial e agropecuário.

 

Declaração de Missão

A ABQM é afiliada à AQHA (American Quarter Horse Association) e está de acordo com a Declaração de Missão, relativa às afiliadas internacionais, conforme disposto no artigo 6º a/c do acordo de afiliação:

“Aumentar a conscientização sobre os cavalos Quarto de Milha em todo o mundo e cumprir e desenvolver regras e procedimentos para auxiliar os Afiliados Internacionais da AQHA nesse empreendimento”.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE