21/08/2024 • 10h09

15 de agosto: Um histórico dia para a família quartista

55 Anos de muitas conquistas para a raça Quarto de Milha

A nossa querida Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha ou simplesmente ABQM, como é conhecida por milhares de simpatizantes desde a sua fundação em 15 de agosto de 1969, completa hoje 55 anos de existência. Poderíamos relacionar dezenas de adjetivos para representar o que foi, o que é e o que sempre será este marco histórico para a raça.
 

E em todo esse longo período, 16 presidentes, respectivamente, com suas diretorias, comandaram os destinos da entidade, onde cada um deles, com suas peculiaridades administrativas, se dedicaram com a intenção de valorizar a Associação e seu quadro de associados e, por consequência, mostrar o potencial da raça Quarto de Milha.
 

Voltando a esta histórica data, segundo o dr. Heraldo de Araújo Pessoa – grande mentor para a fundação da ABQM –, contou que, o Don Jones que ocupava o cargo de secretário executivo da American Quarter Horse Association (AQHA), era amigo de alguns brasileiros, pois foi ex-presidente e falava fluentemente o português, prestou todo o auxílio e cooperação, inclusive enviando-nos sem despesas o juiz para a primeira exposição de Quarto de Milha no Brasil, no Parque da Água Branca (SP), durante um grande evento de gado leiteiro. “O referido juiz era Bill Verdugo – que viria futuramente a ser presidente da AQHA –, e se transformou em verdadeiro padrinho da ABQM, usando de sua influência para nos ajudar de todas as formas e maneiras junto à Associação Norte-Americana. Ele trouxe como companheiro nessa viagem o seu amigo Joe Giambroni, veterinário que também orientou a todos sobre os processos, métodos e cuidados da criação”, destacou o dr. Heraldo.


 

A primeira diretoria

 E o palco da solenidade de fundação ocorreu no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, localizado na Região Oeste da capital paulista, que veio a se tornar popularmente conhecido como: ‘Parque da Água Branca’. Nessa primeira reunião oficial que, contou com a presença de vários empresários, entre eles pecuaristas e criadores de cavalos - que em tão pouco tempo já demonstravam suas paixões pelo QM -, foi presidida pelo dr. José Eugênio de Rezende Barbosa, tendo como secretário o dr. Heraldo de Araújo Pessoa. E após ser aprovado o Estatuto Social da entidade, o presidente da mesa esclareceu que a Assembleia deveria eleger a diretoria para o biênio 1969/1971, a qual ficou assim constituída, por unanimidade: Presidente - José Eugênio de Rezende Barbosa; Primeiro Vice-Presidente – Braulio Basilio Maia Filho; Segundo Vice-Presidente – Euclydes Aranha Netto; Vice-Presidente Honorário – Paulo Lane (indicado pela Cia. Swift King Ranch do Brasil); Primeiro Tesoureiro – Roberto Reichert; Segundo Tesoureiro – Francisco Jacintho da Silveira; Primeiro Secretário – Heraldo de Araújo Pessoa; Segundo Secretário – Francisco C. M. Ferraz; Diretor de Relações Públicas – Antônio Carlos Quartim Barbosa; Membros do Conselho Técnico: Francisco Carlos Furquim Correa, General Diogo Branco Ribeiro, Pedro Furtado Gouveia, Arly Moreira e Oscar Fagundes; Membros do Conselho Fiscal: Ruy Assumpção Junior, Guilherme Ferraz e José Fadul Junior.

 

Os primeiros animais registrados

É importante frisar que nessa primeira gestão, que se deu entre 15 de agosto de 1969 até 22 de abril de 1971, foram registrados 184 animais puros, sendo que o número P000.001 foi o representante da Swift King Ranch (SKR), o conhecido Caracolito, que aconteceu na data de 19/03/1970. E fechando essa etapa inicial de registros, com o P000.184, em 13/04/1971, recebido pela importada Poco Cheta Girl, filha de Poco Prince e Cheeta Girl (Fourble Joe), égua pertencente a Jair Faraone Zanaga, de Americana (SP).

 

As outras gestões

Já no dia 23 de abril desse mesmo ano, na Água Branca, um bom volume de associados se reuniu em Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova diretoria. E o nome para comandar a ABQM nos próximos dois anos (1971 a 1973), também aprovado por unanimidade, foi novamente o criador José Eugênio Barbosa, escolhido pela competente condução da entidade na primeira gestão.
 

Terminada mais essa gestão, com um aumento de 148 novos registros, no dia 27 de abril de 1973, em Assembleia Geral Ordinária, assumiu a presidência da ABQM, para o biênio 73/75, o criador Euclydes Aranha Netto, que havia sido muito atuante nos trabalhos das duas gestões anteriores, e deu continuidade no desenvolvimento da raça. E quando estava prestes a encerrar suas tarefas, foi pedido incessante por muitos criadores e proprietários para dar continuidade no comando pelo próximo período, que seria de 1975 até 1977.
 

Já na data de 29 de abril de 1977, o empresário Sérgio Paes de Almeida passou a comandar os destinos da Associação até o mês de abril de 1979, tendo como principal projeto fomentar a evolução da raça, criando eventos oficiais.
 

Passados dois anos, em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 27 de janeiro de 1979, duas chapas estavam em acirrada disputa pelo comando da ABQM para o biênio 79/81. E o presidente vencedor, com sua respectiva diretoria, foi encabeçada pelo empresário Samir Jubran, presidente do Grupo Jubran, que englobava construtora, agricultura e pecuária. Foi conhecido como o ‘Rei do Gado’ e um dos maiores produtores rurais do Brasil, que aliado ao seu dinamismo empresarial contribuiu mais ainda para o fomento da raça Quarto de Milha. E com base em seu forte tino empresarial, Samir Jubran foi conduzido novamente a presidir a ABQM de 1981 até 1983.
 

Depois o nome escolhido para o biênio seguinte (1983/1985) foi o do também empresário do setor farmacêutico, presidente do Grupo Farmasa, Gianni Franco Samaja. Outro importante criador de cavalos de Corrida, tanto de Quarto de Milha como de Puro Sangue Inglês. Na área administrativa, Samaja foi muito atuante, juntamente com a sua diretoria, em relação ao Stud Book da ABQM. Ele implantou em janeiro de 84 o sistema de Pré-Registro, método até então inédito, que surtiu bons resultados entre os associados.
 

Depois o bastão foi entregue ao criador Sérgio Luiz Rodovalho Nougués, que passou a ser o representante da ABQM para o biênio 1985/1987. Como presidente da Associação, destacou a valorização do principal meio de comunicação que a Associação possuía, que era a revista ‘Notícias ABQM’. Através dela divulgou o grande avanço da raça em sua gestão, com dados até 30 de junho de 1987, totalizando: 7.268 proprietários/criadores (destes 1.612 associados); 50.028 animais registrados (11.168 puros, 38.510 mestiços e 350 cruzados).
 

Outro momento marcante ocorreu na disputa para o biênio 87/89, que teve como candidato à reeleição, Sérgio Nouguès, e o postulante, o também conhecido criador José Macário Perez Pria, um dos apoiadores para a fundação da ABQM. Macário só pôde comemorar a vitória na madrugada chuvosa do sábado, 14/03. Com seu jeito arrojado e simplório, compôs sua diretoria com criadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, com o espírito de expandir a raça nos quatro cantos do país, e com a gestão voltada para o crescimento na área esportiva. E isso se concretizou, pois ao término de seu mandato foram computados 131 eventos da raça, entre eles o Campeonato Nacional realizado em até dez etapas, refletindo positivamente, também, no quadro associativo.
 

Seguindo o ciclo de presidentes, no dia 10/03/1989 assumiu os destinos da ABQM para o período 89/91, o bauruense Érico de Oliveira Braga. Dando prosseguimento ao trabalho da gestão anterior em relação à divulgação da raça, atuou forte no campo esportivo, promovendo na capital paranaense, Curitiba, três importantes eventos, atraindo um enorme público e novos interessados em investirem na raça. A festa iniciou com o X Potro do Futuro de Conformação e Trabalho, que ocorreu no Parque de Exposições Castelo Branco, além do XII Grande Prêmio de Corrida disputado no Hipódromo de Tarumã. E para coroar com brilhantismo essa iniciativa, também promoveu durante esses seis dias o XII Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho, sendo realizado ineditamente em uma única etapa. Também em sua gestão foi criado em 1991 o 1º Congresso Brasileiro de Conformação e Trabalho, na cidade de Bauru (SP), tornando-se um dos maiores eventos da raça.
 

O próximo a assumir a direção da ABQM no biênio 91/93 foi Douglas Ferro. Encabeçando a Chapa ‘ABQM 2000’, ele começou a gestão com foco em inovações! Na área administrativa implantou o sistema de telemarketing e deu prosseguimento na criação de novos núcleos.
 

E no dia 23/04/1993 assumiu temporariamente o empresário Ovídio Vieira Ferreira e que, no final de outubro deste mesmo ano foi efetivado como presidente. Sua gestão se estendeu por mais longos 16 anos, ininterruptamente, contribuindo muito para o desenvolvimento da Associação e o fomento da raça. Entre os principais momentos destacam-se: quebra de recorde de inscrições (1.644) e animais (600) no XIV Potro do Futuro e XVI Campeonato Nacional de Trabalho e Conformação, em 93, em Bauru (SP); e do GP ABQM Potro do Futuro/95, em Sorocaba (SP), com 200 animais; fundação da ABQM-J durante Congresso Brasileiro/95 em Goiânia (GO); criação de Comissões de Modalidade; em 2003 foi realizado o 1º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada, em parceria com a ABQM-Nordeste, no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE); lançamento do Site da ABQM; e de forma inédita no Brasil foi colocado em prática o exame de verificação de parentesco de um cavalo através do DNA; a ABQM promoveu em 2005 o GP South America Race Challenge, no Jockey Club de São Paulo, prova Oficial da AQHA; a ABQM implantou antidoping em 2006, durante o XVI Congresso Brasileiro de Trabalho e Conformação, em Avaré (SP); realização do I Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido, no Rancho ACQM, em Campo Grande (MS)/2006, além do I Congresso Brasileiro da modalidade, em 2008, durante a Expointer, em Esteio (RS); e a criação em 2007 do ABQM Awards - considerado o “Oscar do Quarto de Milha”.
 

Depois deste longo tempo à frente da ABQM, Ovídio Ferreira tentou mais um mandato, mas Paulo Cesar Rebeis Farha foi o vencedor da disputa para comandar a Associação de 2009 a 2011 e, novamente, foi reeleito para o biênio 2011/2013. E já em sua primeira gestão foi realizada uma profunda reforma administrativa, como: Investimento em tecnologia de ponta, melhorando a informática com monitoramento no call center por IP, digitalização e indexação dos documentos do Stud Book, também em relação ao sistema de pagamento eletrônico totalmente integrado entre Atendimento, Stud Book e Financeiro, além da atualização de milhares de processos que estavam muito atrasados; em mobiliário; no ambiente de trabalho; na reestruturação e procedimentos no Departamento Financeiro; treinamento e a qualificação no quadro de funcionários, principalmente no setor de Atendimento, onde às equipes passaram a ter um Plano de Carreira mais qualificada e profissional.
Ocorreu também uma melhor integração com o Conselho de Administração e Fiscal, incluindo a presença dos conselheiros nas reuniões da Diretoria Executiva. Revisão do Estatuto Social de forma democrática e participativa, e entre vários itens aprovados destaca-se a não permissão na recondução do presidente por mais de dois mandatos consecutivos. Em 2011 ocorreu a criação do ‘Hall da Fama ABQM’, homenageando personalidades (pessoas e cavalos) que contribuíram, praticamente, desde o início da implantação do Quarto de Milha em nosso país. Em 2012, destacam-se a criação oficial da modalidade Performance Halter, bem como os prêmios especiais do All-Around e o Super Horse. Participaram em conjunto com diretores do Jockey Club de Sorocaba na Convenção da AQHA, em 2010, onde foi aprovado que o South America Racing Challenge fosse disputado no hipódromo de Sorocaba. A Diretoria Executiva aprovou com o Conselho de Administração da ABQM um acordo com a Prefeitura Municipal de Avaré (SP), para a construção de duas pistas cobertas no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel. E a Prefeitura de Avaré foi responsável pela construção de mais uma pista coberta.  
 

Depois dele, chegou a vez de assumir a ABQM no período 2013/2015 o criador Marcelo Waldemarin Alves Ferreira (Lô). Nesta gestão, o relacionamento com a AQHA foi fortalecido ainda mais. Na reunião realizada em 2014, em São Paulo, contou com a presença de Johnny Trotter (presidente) e Don Treadway (vice-presidente executivo), onde foram propostas taxas acessíveis aos brasileiros registrarem os animais na AQHA, passando a ter duplo registro. Além desse, foi proposto o reconhecimento de campanhas dos animais em ambas as entidades. Outro benefício conseguido foi que enviariam com frequência, juízes para atuarem nos eventos oficiais, além de realizarem seminários e reciclagens do nosso quadro de profissionais. Foi aprovado, também, a ida de juízes brasileiros – selecionados pela ABQM – para atuarem como estagiários nos campeonatos mundiais (World Champions). O Stud Book apresentou resultados bastante promissores, pois de todos os itens solicitados pelos representantes do MAPA, em Auditoria de rotina às instalações e documentações da ABQM, quase 100% foram aprovadas. De mãos dadas com a tecnologia, a ABQM deu continuidade ao projeto de implantação de microchipagem em animais de competição, facilitando a forma de identificação e agilidade na fiscalização. Em dezembro de 2014 a ABQM implantou o Sistema de Esportes Quarto de Milha (SEQM), permitindo o recebimento de pedidos de oficialização de provas e lançamento dos resultados, realizados exclusivamente via sistema. Em reunião realizada em 2015, na capital paulista, ocorreu a 1ª Convenção Anual ABQM, com a participação de aproximadamente 50 associados de vários estados. Foram discutidas e aprovadas diversas mudanças referentes ao Estatuto Social, Regulamento de Competições, Regulamento de Bem-Estar Animal e Regulamento de Serviço de Registro Genealógico.
 

Depois a cadeira de presidente foi ocupada por Fábio Pinto da Costa no biênio 2015/2017. Em sua gestão a preocupação com o Bem-Estar Animal foi um dos principais destaques. A ABQM que já vinha trabalhando com afinco no sentido de conscientizar de forma ampla e permanente todos os seus associados, elaborando em 2013 um Manual de Boas Práticas de Bem-Estar Animal em Provas Equestres – trabalho apoiado e elogiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – continuou promovendo várias ações. Ela divulgou matérias nos mais variados órgãos de comunicação, participando e promovendo debates, elaborando estudos técnicos, manuais e inserindo o tema nos Regulamentos das Provas Oficiais e Oficializadas da Associação. Além de reuniões com comitês, núcleos e associações de modalidades, a ABQM participou de diversos eventos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde tramitavam projetos de lei específicos sobre o assunto.
 

Com maestria, a ABQM e a Associação Brasileira de Vaquejada ABVAQ promoveram com grande repercussão o ato em defesa da Vaquejada Legal, realizado no dia 25 de outubro de 2016, em Brasília (DF). Milhares de pessoas em mais de 1.000 cavalos, aproximadamente 500 caminhões e 80 ônibus viajaram de todo o Brasil para a manifestação que ocupou a Esplanada dos Ministérios ao longo de todo o dia e demonstrou o caráter pacífico dos grupos defensores da Vaquejada. Entre as atividades que ocuparam o coração da capital federal, foram realizados ato político, cavalgada, missa e apresentações artísticas. O evento que superou todas as expectativas e cumpriu com os objetivos de suas lideranças e dos manifestantes, sensibilizou autoridades para a necessidade de sua regulamentação, onde representantes das associações tiveram dezenas de encontros com parlamentares e ministros. já focada nos outros eventos oficiais de Conformação e Trabalho, outra boa ação de marketing realizada pela Diretoria da ABQM foi em relação às arenas patrocinadas por empresas parceiras (Naming Rights), no Parque da EMAPA em Avaré (SP).
 

Encerrada esta gestão, que assumiu o posto de presidente para os dois próximos anos (2017/2019) da Associação foi o conhecido criador Edilson de Siqueira Varejão Junior, o Cicinho. Nesse período foi aprovado pela Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da ABQM que, o Circuito dos grandes eventos oficiais de Trabalho e Conformação fossem trocados de casa, passando de Avaré para outro importante polo do interior do estado de São Paulo: Araçatuba. Esta mudança ocorreu pelo incessante e dedicado trabalho realizado por dois tradicionais criadores quartistas, o saudoso José Macário Perez Pria e Jamil Buchalla Filho, ambos residentes na cidade. Num projeto conjunto com o Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN) e a Prefeitura Municipal de Araçatuba, conseguiram reformular toda a estrutura existente e construir três enormes arenas no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Local este que initerruptamente até hoje vem sendo a sede desses eventos oficiais do cavalo Quarto de Milha. A estreia se deu no 42º Campeonato Nacional, em 2019, e foi marcante sendo computado o recorde de inscrições, com 8.935 conjuntos, superando em 13% o de 2018, além de 2.218 animais e 1.322 competidores e, ainda, um público presente estimado em mais de 15 mil pessoas diariamente. E quase no final de seu mandato, o presidente Cicinho e a Diretoria tiveram o privilégio de comemorar no dia 15 de agosto de 2019 o aniversário de 50 anos da ABQM.
 

Sequencialmente, as duas gestões seguintes (2019/2021 e 2021/2013) tiveram como presidente Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio (Caco). Sob seu comando, a Diretoria da ABQM atuou em várias áreas: no Recursos Humanos e Administrativo o foco foi na capacitação e profissionalização dos atendimentos; no Atendimento a novidade foi o WhatsApp humanizado; no Esportes buscou aperfeiçoar a interlocução com todas as comissões de modalidades, proporcionando um melhor planejamento e facilidade para realizar as inscrições e isso se refletiu nos números dos eventos oficiais; no TI foi implantado a assinatura digital da súmula de provas, trazendo mais credibilidade e transparência; no Stud Book, os processos foram mapeados, garantindo a padronização correta e agilidade; no Jurídico, o trabalho foi muito atuante, proporcionando segurança e tranquilidade aos organizadores e participantes dos eventos esportivos; os Eventos também promoveram uma boa estrutura aos expositores, patrocinadores e visitantes; o Financeiro teve uma grande atuação com foco em resultados, gerando receitas para investimentos estruturais; foi criado o Departamento de Saúde e Bem-Estar Animal, abrindo portas em órgãos públicos, mostrando a importância da Equideocultura, bem como o respeito e a valorização do cavalo Quarto de Milha e das suas competições; e também um trabalho de coordenação unindo várias entidades de raças e modalidades equinas do país, sendo fundada, recentemente, o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui).
 

 Já o dia 31/10/2023 ficou marcado na história da ABQM e da família quartista, quebrando-se um paradigma que durava 54 anos desde a fundação da Associação em 15 de agosto de 1969. Data em que Mônica Regina Ribeira de Castro Cunha superou seu concorrente na eleição, com o maior número de votos, e se tornou a primeira mulher presidente da ABQM para o mandato de 2023 a 2025. Além de pecuarista e multicampeã em oito modalidades é criadora de Quarto de Milha há mais de 40 anos.
 

Em apenas oito meses de mandato, junto com sua atuante diretoria, vêm colocando em prática boas ações. Ainda em novembro de 2023 foi computado pelo escritório-móvel da ABQM 1,8 mil de atendimentos no Nordeste. A área de Esportes começou atuar a todo vapor, realizando a primeira prova de Ranch Sorting, oficializada pela ABQM, na Bahia. No mesmo mês de fevereiro, no dia 19, em memorável noite para toda a família quartista, a ABQM promoveu uma grande festa na Casa Giardini, na capital paulista, homenageando dez personalidades (cinco pessoas e cinco exemplares da raça) no Hall da Fama, além de entregar 252 troféus aos melhores da temporada 2022/2023 no ABQM Awards e um prêmio especial ao casal Beth e Ovídio Ferreira, pelos 50 anos de criação do Haras São Matheus. No mês seguinte, a presidente Mônica Ribeiro teve um encontro de confraternização com a competente equipe feminina da ABQM, que representa aproximadamente 60% do quadro de colaboradores da Associação, em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”. Também em março, a ABQM abriu Calendário Oficial de Eventos Esportivos 2024 realizando com grande sucesso o 14º Congresso, 14º Derby e 7ª Copa de Vaquejada, no Parque Rufina Borba, em Bezerro (PE), batendo o recorde de inscrições (1005) e distribuindo R$ 600 mil em prêmios.
 

Ainda no campo esportivo, a nova gestão fez enormes avanços em relação ao 33º Congresso Brasileiro, realizado no mês de abril, em Araçatuba (SP). Além de bater o recorde de inscrições (10.138), promoveu importantes momentos aos quartistas realizando inúmeras benfeitorias no recinto, como: construção de um enorme poço artesiano; espaços a todas as equipes veterinárias, com foco no bem-estar animal e aos participantes; além de um paisagismo; aconchegante espaço de alimentação e lazer aos visitantes. Além delas ocorreu a reativação da ABQM-J que havia deixado uma enorme lacuna em sua atividade até que, a atual presidente da ABQM, cumprindo uma de suas importantes metas de campanha, a fez ressurgir com força total, tendo o comando dos quartistas jovens a cargo de Lorena Farha. Em todos os eventos da ABQM a diretoria vem atuando em várias ações sociais, como os projetos da Equoterapia e as categorias de Paratletas.
 

E mais recentemente, no 47º Campeonato Nacional, que novamente bateu inúmeros recordes: 11,7 mil inscrições, 3.180 animais, 1.809 competidores e R$ 3,9 milhões em premiação, ocorreram marcantes momentos, como a homenagem feita ao saudoso criador José Macário Perez Pria, com a instalação de um busto de metal, na área central do parque. Outro momento que agitou o evento ocorreu durante a abertura oficial que contou com a presença de inúmeras autoridades, como o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado. Além deles, o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e outros deputados em âmbito Federal e Estadual, bem como o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.
 

Ainda no Nacional, em solenidade com alta escalão da Polícia Militar, com a presença da comandante do CPI-10, Adriana Belluzzo, o prefeito da cidade e outras autoridades, ocorreu a homenagem feita pela Diretoria da ABQM ao projeto Equo Quali PM, em parceria da ABQM com a Polícia Militar de SP, que tem vários policiais participando do projeto, e o HC Centro de Equoterapia em Araçatuba (SP).

 

O honroso momento

E coube à Mônica Regina Ribeiro de Casto Cunha e sua Diretoria Executiva e Aroldo de Souza Durães, presidente do Conselho de Administração, o honroso momento de homenagear os ‘55 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha ou apenas ABQM’, como é conhecida por milhares de simpatizantes. A entidade veio ao longo dos anos galgando posições com muita solidez, transparência e a expansão da raça Quarto de Milha por todo Brasil e para nossa satisfação, hoje, se posiciona no topo entre as demais entidades equinas do País, pois em seus cadastros constam mais de 151 mil proprietários, entre eles 72 mil criadores e o número de 50 mil associados, possuidores de um plantel superior a 563 mil animais registrados.
 

Entre as suas inúmeras responsabilidades, a ABQM normatiza e coordena as atividades esportivas de 22 modalidades, que através da versatilidade da raça, proporciona a grande família quartista momentos de satisfação e prazer, fomentando o mercado e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos em cada canto do território nacional.
 

Além de se tornar exemplo de boa administração, usando moderna tecnologia e know-how, a Associação é, também, referência no campo esportivo na organização e promoção de megaeventos, com foco no bem-estar animal, seja em relação aos cavalos, quanto ao gado, utilizados anualmente em nove Campeonatos Oficiais da ABQM e outras centenas de eventos oficializados em todas as regiões do país. Na área da inclusão social vem atuando em vários projetos, entre eles: centros de Equoterapia; parcerias com APAEs e com departamentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; categorias de provas aos Paratletas; Cavaleiros da Natureza, destinado aos alunos da rede de ensino público; Campanhas do Agasalho; e outras.
 

Parabéns a todos os associados, diretoria, conselheiros, colaboradores e demais simpatizantes com a raça Quarto de Milha!

 

Parabéns ABQM!

Por: Abdalla Jorge Abib

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Brasileiros foram destaques do Laço Cabeça no Mundial de Jovens

José Guilherme superou 26 concorrentes e foi campeão mundial e terceiro lugar no nível 3

04/09/2024
Atenção ao novo procedimento para autenticação de documentos da ABQM

Para garantir autenticidade e segurança nas operações, o Cartão de Assinatura será descontinuado

27/08/2024
Os melhores do All Around e Super Horse do Nacional

Como regra para fazer jus aos dois prêmios, tanto os animais, quanto os conjuntos, deverão ser inscritos em no mínimo três provas de dois grupos diferentes.

23/08/2024
Diretoria do Jockey de Sorocaba projetando melhorias

Com raízes na Vaquejada, o paraibano Jonatas Dantas vem dirigindo o turfe quartista

23/08/2024