Assim, para um criador se dar bem na sua criação, o principal é sempre seguir esses três “Rs”: a RAÇA, saber a genética que ele vai usar, dentro da modalidade que ele escolheu, entendendo a morfologia do animal: alimentação que é a RAÇÃO e o manejo, depois o RELACIONAMENTO que é o marketing.
RAÇA
Falando de raça, o que eu vejo de muito importante no mercado, primeiramente é que as pessoas precisam cada vez mais se profissionalizar em todos os sentidos, controlar custos sem baixar a qualidade e administrar a quantidade de animais no seu plantel, hoje O MENOS É MAIS. Temos que estar sempre preocupados com a lei da oferta e procura. O cavalo Quarto de Milha pode praticar até 23 modalidades, então, quando uma pessoa entra na raça, é muito importante que seja bem orientada e apresentada a esse vasto universo quartista (CONFORMAÇÃO, CORRIDA e TRABALHO).
Muitas vezes, as pessoas compram por impulso, sem ao menosconhecer o que realmente querem ou gostam, aí acabam adquirindo um animal de forma errônea. Quando a gente fala de raça a primeira coisa que a gente pensa é na genética, hoje nós aqui no Brasil temos as melhores genéticas do mundo.
O cavalo Quarto de Milha pode praticar até 23 modalidades, então, quando uma pessoa entra na raça, é muito importante que seja bem orientada e apresentada a esse vasto universo quartista (CONFORMAÇÃO, CORRIDA e TRABALHO).
Assim, antes de orientar o cliente em comprar um animal, primeiro vamos direto na genética que sirva para o que ele quer, dentro da modalidade que ele escolheu.
E a primeira coisa que eu oriento um criador é conhecer o animal em si, saber analisar as características do animal, principalmente olhando as qualidades. A maioria das pessoas hoje só conseguem ver defeitos e pouquíssimas pessoas sabem
enxergar qualidades, então eu primeiro olho sempre o animal, a morfologia e depois eu vou na genética.
Quando fala de genética, esse assunto é estudo, eu acho que se o criador não entender, não tem como ir para frente, por isso a genética em si é uma coisa que têm que ser estudada, como um médico ou um advogado que estudam e se atualizam a vida toda, nós desse meio também temos sempre que estudar, para assim saber dos cruzamentos que estão dando certo nas pistas de competições e ai aplicarmos todo esse conhecimento em nossa criação .
RAÇÃO
Não basta você ter uma boa raça se você não tiver um manejo adequado, manejo não é só ração, é disciplina, funcionários disciplinados, horários, alimentação de excelente qualidade, limpeza, higiene e bem-estar.
Isso se estende também às forrageiras de capim, alfafa, sais minerais, vitaminas, etc... Tudo isso sendo de boa qualidade e respeitando o limite do animal.
Criar cavalos Quarto de Milha tem suas especificações, por exemplo, na minha opinião, na modalidade de Corrida, um criador
que saiba criar um potro de Corrida, sabe criar qualquer cavalo, pois é a modalidade mais difícil de se criar para chegar ao sucesso, são muitos detalhes, desde o nascimento até o momento da competição.
E nesse “R”, a alimentação, o manejo, o bem-estar, a saúde, água de boa qualidade, a higiene, casqueamento e parte clínica tudo isso faz parte da ração, é preciso ter funcionários comprometidos com a disciplina, que saibam seguir as quantidades exatas e principalmente respeitar os horários dos tratos.
Quanto mais você puder dividir o trato, mais o cavalo consegue absorver os alimentos. Vamos supor que você dá 6kg de alimento para um cavalo por dia, ao invés de dar duas vezes 3 kg, pode dar quatro tratos de 1,5 kg ou três tratos de 2kg, isso ajuda muito na criação, prevenção de problemas digestivos e melhora muito a absorção de todos os nutrientes que existem nos alimentos.
RELACIONAMENTO
Como tudo se profissionalizou no meio equestre, melhorou genética, criação, alimentação, técnicas de treinamento, pistas, solos, pistas cobertas, parte clínica, ferrageamento, o marketing também é relacionamento e faz parte disso, sem ele pode se investir no que for no seu negócio, mas se investir e fizer só para você e não mostrar para os outros não terá retorno. O marketing é uma ferramenta muito importante nessa modernização e no futuro do mercado, pois você precisa estar sempre atualizado em todos os setores do mundo equestre.
Hoje em dia o mundo é globalizado, graças a mídia e ela também é marketing, pois sem anúncios, a gente não consegue fazer mais nada, estamos na era digital e sem mídia dificilmente terá sucesso.
Quem não se atualizar, pesquisar e não estiver online nas redes sociais vai estar sempre muito atrás. O marketing hoje é importantíssimo, não só para o cavalo no Brasil, mas à nível mundial. Sempre digo aos novos profissionais, ‘quer investir um pouco na sua profissão se você gosta de cavalo, vai apenas uma vez nos EUA, que você vai entender o que é o negócio de cavalo, vai poder entender o que é a criação, o manejo, o treinamento e o que é marketing, porque os americanos vivem disso, são fortes e muito profissionais em todos os sentidos’.
Muito das minhas ideias, desde que comecei, surgiram vendo sites e revistas americanas, cruzando esses materiais e informações com os meus pensamentos e isso me ajudou muito a construir as mídias dos leilões que trabalho, na minha criação e na minha assessoria em geral. Hoje o digital é muito forte e é tudo muito rápido, então tem que fazer algo para marcar.
Sem marketing dificilmente você vai conseguir ir em frente e ter resultados na criação e resultados comerciais.
Lembre-se: “QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO!!!“
Por Luiz Alberto da Silva Düwel, conhecido como Beto Düwel, criador, assessor de leilões, ex-Vice-Presidente da ABQM e atual Conselheiro de Administração da ABQM.
Foto: cedida
Leia essa e outras matérias na edição 242 da Revista Quarto de Milha: https://revista.abqm.com.br/
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados