Os alunos tiveram o processo de aprendizagem prejudicado devido à pandemia de Covid-19 e participaram do projeto-piloto com a Equoterapia para trabalhar habilidades cognitivas e psicomotoras.
"O uso do cavalo como instrumento de reabilitação pedagógica trabalha aspectos de tonicidade, equilíbrio, lateralização, noção corporal e espacial e coordenação motora grossa e fina das crianças. O projeto-piloto apresentou excelentes resultados e por isso continuará a ser adotado como uma estratégia em saúde pública no município de Araçatuba", explica a fisioterapeuta e coordenadora do projeto-piloto da ABQM, Carol Vicentini.
As comparações entres os momentos iniciais e finais mostram uma melhora significativa nos parâmetros de equilíbrio (47%), lateralização (61%), noção corporal (72%) e atenção concentrada (61%). Devido aos resultados satisfatórios do piloto, a ABQM irá dar continuidade ao projeto no município.
Para o presidente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), os dados apresentados confirmam que o cavalo pode ser utilizado como ferramenta de inclusão social.
"Com a Equoterapia, há 33 anos, a ANDE-Brasil vem trazendo resultados positivos para pessoas com algum tipo de deficiência ou transtorno. Fico muito feliz por ver a seriedade do trabalho desenvolvido no projeto-piloto da ABQM, baseado em evidências científicas. A Equoterapia é muito mais do que andar a cavalo. É um tratamento que transforma vidas", destacou o coronel Jorge Dornelles, presidente da ANDE-Brasil.
Já o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) destaca que o trabalho realizado pela ABQM irá possibilitar a criação de uma normalização internacional voltada à Equoterapia.
“A ABNT orgulha-se por essa parceria junto à ABQM e Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), uma iniciativa pioneira de ressocialização de crianças aqui em Araçatuba. Essa frente de trabalho irá possibilitar a criação de uma normalização internacional voltada a Equoterapia”, afirma Mário William Esper, presidente da ABNT.
A coordenadora do projeto-piloto da ABQM agradeceu a todas as mães pela confiança e destacou a importância do trabalho para que as crianças tenham a oportunidade de descobrir todo o seu potencial.
"Eu quero agradecer a todas as mães por nos terem permitido participar do processo de evolução dessas vinte crianças. Com a Equoterapia, o cavalo Quarto de Milha ensinou pra cada uma delas o passo e o trote. Agora, o mundo espera vocês à galope para um novo futuro", disse emocionada Carol Vicentini.
A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, também agradeceu a ABQM pela parceria e resultados obtidos com o "Novo Tempo na Ressocialização".
“Este projeto é especial por tocar e mudar vidas. A Prefeitura tem orgulho de ser parceira. Particularmente, me emociona ver nossas crianças se desenvolvendo de uma forma visível. Quero agradecer à ABQM em nome de toda administração e da população de nossa cidade”, reiterou.
Em abril, a Câmara Municipal de Araçatuba aprovou, por unanimidade, voto de aplauso ao projeto-piloto da ABQM, em reconhecimento à iniciativa. O presidente da Associação Quartista informou que, em 2022, a ABQM destinou R$ 1 milhão de reais para projetos sociais da raça com a Equoterapia.
"É uma alegria poder falar em nome de todos os quartistas do nosso orgulho com essa singela colaboração e da oportunidade de participar desse projeto-piloto contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças. A ABQM é uma concessionária de serviço público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem mais de 600 mil cavalos Quarto de Milha registrados no Brasil, tendo como principal compromisso fomentar os esportes equestres da raça no país. Desde 2019, nós passamos a destinar parte dos recursos com as nossas provas para questões sociais, como a Equoterapia. Até o final de 2023, nós estaremos apoiando projetos em todo o país com o uso do cavalo para tratamento terapêutico. É um compromisso da raça com a sociedade. O Quarto de Milha é muito maior do que as provas equestres. Temos uma importância econômica e também social para o país", finalizou Caco Auricchio, presidente da ABQM.
O projeto-piloto da ABQM, "Novo Tempo na Ressocialização", foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Sindicaro Rural da Alta Noroeste (Siran), o Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (CAEMA), o Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAICA), o HC Centro de Equoterapia (Araçatuba) e o Centro de Equoterapia Cavalcare (Birigui/SP).
A cerimônia terminou com uma premiação simbólica aos alunos que receberam medalhas e troféus. Participaram da cerimônia ainda, o presidente do Siran, Thomas Rocco, o presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, o vereador Alceu Batista e o superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto, entre outras autoridades.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados