09/12/2022 • 14h58

ABQM discute novos procedimentos para pontuação de registro de mérito

Associação Quartista conta, hoje, com cerca de 400 organizadores de provas oficializadas da raça em todo o país

 

O superintendente-geral da Associação Brasileira do Quarto de Milha, Manuel Rossitto, e o gerente de Esportes da entidade, Henrique Campana, participaram de uma reunião com organizadores de provas oficializadas da raça e discutiram novos procedimentos para pontuação de registro de mérito.
 

De acordo com o Regulamento de Esportes da ABQM, os habilitados para homologação de eventos esportivos do Quarto de Milha, em todo o país, precisam ser Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas (Sócios plenos adimplentes), Núcleos ou Associações. No total, a ABQM conta, hoje, com 389 organizadores, sendo 51 Associações, 48 Núcleos, 25 Pessoas Jurídicas e 265 Pessoas Físicas.
 

“Para Pessoas Físicas que queiram se habilitar como organizadores de provas oficializadas da raça são necessários o Termo de Responsabilidade e o Termo de Responsabilidade de Assunção, devidamente preenchidos e com firma reconhecida. Já para as Pessoas Jurídicas é necessário além desses documentos, a cópia do CNPJ. Os Núcleos e Associações precisam também do Estatuto Social e Ata de Eleição vigente", como explica o gerente de Esportes da ABQM, Henrique Campana.
 

O organizador deverá encaminhar para a ABQM o pedido de oficialização da prova, com no mínimo 7 (sete) dias de antecedência. No caso da solicitação ser realizada entre 6 dias ou na véspera do evento, será cobrado um valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por dia de atraso no pedido de oficialização.
 

"Todo o processo deve ser feito diretamente no Portal SEQM, através do acesso restrito com login e senha. O pedido de oficialização do evento, obrigatoriamente, deve conter: nome previsto do evento, local, data, juiz contratado e as modalidades a serem realizadas", complementa Campana.
 

ABQM registra crescimento do número de provas oficializadas da raça
 

De 2021 para 2022, a ABQM registrou um aumento expressivo, de 33% do número de provas oficializadas da raça em todo o país, saindo de 485 para 644. Já o número de inscrições subiu de 124.748, no ano passado, para 148.082. O número de competidores e animais também registrou crescimento: de 7.499 para 8.147 e 15.381 para 16.785, respectivamente.
 

Em 2023, a homologação dos resultados das provas do Quarto de Milha exigirá novos procedimentos dos organizadores.
 

"Com as sugestões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os organizadores de provas oficializadas da raça deverão indicar um veterinário clínico e o responsável técnico (RT) do evento – que poderá ser o mesmo, além de uma Súmula de resultados com a assinatura dos jurados oficiais da ABQM", destaca Patrícia Michaeli, coordenadora do Departamento de Esportes.
 

Homologação de Resultados
 

Os resultados das provas oficializadas devem ser encaminhados pelo portal SEQM, independente da forma de gerenciamento (SGP, R4, entre outros). Pra homologação dos resultados é necessário a identificação do médico veterinário e responsável técnico (RT).
 

"Os resultados devem ser enviados para a ABQM, até 15 dias após o término do evento, com todos os resultados das categorias solicitadas. O envio após 15 dias da data do evento, acarretará em multa de 1 salário mínimo para o organizador. Após 30 dias de atraso, a multa será de 2 salários mínimos", reitera Patrícia.
 

Para o superintendente-geral da ABQM, o avanço da tecnologia deve facilitar a adoção dos novos procedimentos solicitados pelo MAPA nas provas oficializadas da raça, o que deverá garantir maior celeridade e transparência na pontuação de registro de mérito.
 

"Com o 5G e as novas tecnologias no campo, a ABQM irá buscar a desburocratização, agilidade e transparência sem perder de vista a segurança nos procedimentos e processos das provas oficializadas da raça. Os Esportes Equestres são fundamentais para a cadeia produtiva do cavalo, que por ano, movimenta cerca de R$ 30 bilhões de reais na economia brasileira. A ABQM representa hoje 10% do plantel nacional de equinos no país", finaliza Manuel Rossitto.
 

Participaram ainda da reunião, o superintendente-técnico do Stud Book, Daniel Fechio; a superintendente-suplente, Isabela zafalon; a advogada Juliana Furtado, do Departamento Jurídico; Thiago Nitta, da Comissão de Jurados; Daiane Barbosa, coordenadora de Comunicação da Associação Quartista; Samanta Costa, gerente de RH; Aline Passos, do Departamento de Ações Sociais; além dos médicos veterinários, Orlando filho e Cezar Vilela, do Departamento de Bem-Estar Animal; Vinicius Santos, gerente do Departamento Financeiro e Paula Silveira, gerente da Central de Atendimento da ABQM.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024