16/09/2022 • 11h45

ABQM discute parceria com o Instituto Biológico

Superintendente-geral da Associação, recebeu a diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Animal do Instituto

 

O superintendente-geral da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Manuel Rossitto, recebeu nesta quinta-feira (15/9), na sede da entidade, a diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Animal do Instituto Biológico de São Paulo, Dra. Alessandra Nassar, para discutir uma parceria público-privada que tem como objetivo promover melhorias no controle de pragas, principalmente na questão dos carrapatos.

 

O presidente da ABQM, Caco Auricchio, que também é membro do Conselho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo, foi quem levou o tema sobre o controle de carrapatos em equinos para a discussão e solicitou priorização dos estudos ao órgão estadual, o qual foi prontamente atendido pelo Secretário da pasta, Francisco Matturro.

 

"A ABQM busca uma parceria com o Instituto Biológico para o manejo integrado da praga do carrapato-da-orelha-de-cavalo (espécie Dermacentor nitens) que pode provocar infestações severas no plantel, provocando deformações nas orelhas dos cavalos, além de graves lesões na pele dos animais, podendo depreciar o valor comercial dos equídeos na cadeia produtiva. Hoje, o Brasil tem o 4º maior rebanho equestre do mundo, com mais de 6 milhões de animais. Só da raça Quarto de Milha são 650 mil animais registrados", afirma Manuel Rossitto.

 

Os carrapatos são um dos problemas mais comuns que atingem o rebanho equino no Brasil. Além do desconforto aos animais, a picada do aracnídeo pode provocar um quadro anêmico com queda de rendimento, perda de peso, imunidade e até risco de morte. A parceria público-privada entre o Instituto Biológico de São Paulo e ABQM visa um projeto de pesquisa para controle do carrapato em equinos.

 

"Essa parceria é super importante. O Instituto Biológico já tem um trabalho nas prefeituras do estado de São Paulo pra controle do carrapato em parques público. Eu tenho certeza que esse projeto com os equinos tem tudo para dar certo. O Instituto Biológico precisa de parceiros, principalmente da iniciativa privada, pra alavancar toda nossa pesquisa. É de suma importância esse fomento nos projetos de pesquisa, tanto pro Instituto quanto para a ABQM", garante a pesquisadora e diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Animal do Instituto Biológico, Dra. Alessandra Nassar.

 

Para estabelecer um sistema de controle de qualidade dos carrapatos o Instituto propõe a implementação das seguintes ações: difusão de conhecimento, manejo ambiental, manejo animal, controle estratégico químico e controle estratégico biológico.

 

"O nosso próximo passo agora é agendar uma reunião técnica com pesquisadoras da área do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Anima do Instituto Biológicos para formalizarmos o projeto de parceria que deverá ser avaliado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Essa parceria será de fundamental importância para a cadeia produtiva do cavalo", finaliza Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024