31/03/2022 • 12h08

ABQM e ANDE-Brasil doam 41 cavalos para centros de Equoterapia via Programa Pátria Voluntária

Cerimônia de entrega simbólica dos animais ocorreu nesta terça-feira (29/03), em Brasília (DF), e foi marcada pela alegria e pelo amor ao cavalo

Em solenidade, realizada na terça-feira (29/03), em Brasília (DF), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em parceria com o Ministério do Turismo, com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) e com o apoio do Parque de Exposições Granja do Torto (PGT), oficializou a doação de 41 animais da raça Quarto de Milha, para 22 centros de Equoterapia de todo o país, por meio do Pátria Voluntária, Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado do Governo Federal.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como a presidente do Conselho do Programa, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ministro do Turismo, Gilson Machado, o subprocurador Geral da República, Luiz Augusto Santos Lima, além do presidente da ANDE-Brasil, coronel Jorge Dornelles, o presidente da ABQM, Caco Auricchio, bem como os vice-presidentes da entidade, Jonatas Dantas e Pauluca Moura, a secretária executiva do Projeto Pátria Voluntária, Adriana Pinheiro, e o presidente do Parque Granja do Torto, Eugênio Farias.

A doação dos 41 cavalos é mais uma ação da ABQM, com o objetivo de ampliar a oferta de Equoterapia no Brasil. O método terapêutico gera benefícios físicos, motores e psíquicos a seus praticantes. “Esse é mais um momento histórico para o Quarto de Milha. Neste ano, iremos investir R$ 1 milhão nesse projeto. Somos uma Associação com mais de 50 anos de existência, que tem olhado em todas as direções, com o intuito de promover grandes ações e é isso que iremos fazer”, destacou o presidente da ABQM.

Caco ainda mencionou características que fazem do Quarto de Milha a raça ideal para essa prática. “O temperamento dócil e a inteligência do cavalo são essenciais para a Equoterapia”, pontuou o presidente. “Esse método terapêutico nos dá a oportunidade de conviver com esses seres tão inteligentes, fortes e sensíveis, ao mesmo tempo. Essa troca não tem preço, essa experiência é divina. Agradecemos à ABQM por esse presente tão importante para a vida das nossas crianças, que merecem todo o nosso amor e respeito”, completou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Para Auricchio, existe um “preconceito” por parte das pessoas que não conhecem o universo de quem vive e trabalha com cavalos, uma paixão que emprega milhões de famílias. “Precisamos desmitificar as práticas esportivas, mostrar à sociedade, cada dia mais urbana, que a relação homem e cavalo veio originalmente do campo, numa relação puramente de amor. O preconceito deve ser combatido. Para isso, é fundamental o apoio e a defesa dos Esportes Equestres por nossas autoridades”, acrescentou.

O presidente da ABQM também destacou em sua fala a importância do cavalo para a economia brasileira. Na sequência, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, mencionou os números do turismo equestre no Brasil e toda a cadeia econômica que esse segmento movimenta. “Nosso país tem quase seis milhões de cavalos e o setor gera 3,5 milhões de empregos, movimentando mais de R$ 30 bilhões/ano no nosso território”. Gilson também falou sobre a doação: “Os animais serão muitos importantes para a Equoterapia no Brasil”.

“O povo brasileiro é reconhecido como uma das sociedades mais inclusivas e solidárias. Mais uma vez, a ABQM, aqui representando toda a Equideocultura, dá mais um exemplo de solidariedade, doando 41 cavalos para uso na Equoterapia. É o social na prática. Parabenizo o presidente da ABQM, a quem nos acostumamos carinhosamente nominar como presidente Caco, pela iniciativa, pelo exemplo, e diria mais: ‘didático exemplo’ a instigar outros setores econômicos a praticar a inclusão social, a proporcionar oportunidades em que nos emocionemos ao ver crianças e jovens com deficiência superando limites, em pura relação de amor com esse magnífico ser que é o cavalo. Parabéns, ABQM”, afirmou o subprocurador Geral da República.

O presidente da ANDE-Brasil, coronel Jorge Dornelles, destacou a importância desse tipo de tratamento. “Trata-se de um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar. Quando começamos, há 30 anos, trabalhávamos somente com crianças com Síndrome de Down. Hoje, é abrangente em diversas condições de saúde, como Autismo, Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, enfim, uma série de tratamentos possíveis a partir do uso do cavalo, para a reabilitação da saúde e da qualidade de vida”, explicou.

Estados beneficiados pela doação

22 centros credenciados à ANDE-Brasil, no DF e em 11 estados do país (AL, GO, MG, MS, PB, PR, RN, RO, RS, SP e TO), foram beneficiados pela doação. Um deles é o Centro de Equoterapia de Jaguariúna (SP). “Desde que eu nasci eu monto e isso foi essencial para minha vida, pois eu só descobri que estou dentro do espectro autista ano passado, e tenho certeza que o contato com o cavalo teve papel fundamental no meu desenvolvimento. E é isso que queremos proporcionar através desses animais”, declarou a gestora do centro, Veridiana Mellilo.


Outros centros também participaram da solenidade

- Associação de Equoterapia de Morrinhos (GO);
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cristalina (APAE/GO);
- Centro de Equoterapia da Hípica Santa Terezinha (SP);
- Associação Paraibana de Equoterapia (PB);
- Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (RN);
- Centro de Equoterapia São Cottolengo (GO);
- Centro de Equoterapia APAE Gurupi (TO);
- Centro de Equoterapia da Ande-Brasil (DF).


Participação da paratleta Veridiana Real marcou cerimônia

Montada a cavalo Quarto de Milha, a paratleta Veridiana Tranjan Real realizou participação no evento. “Na sela do cavalo, superei as limitações motoras e de visão. Depois de longos tratamentos e várias cirurgias, o cavalo me conduziu até aqui. Só ele foi capaz de me proporcionar sensações e emoções jamais vividas antes. Poder participar deste momento é motivo de muita honra e felicidade. Desejo que, através desses 41 cavalos, outras vidas sejam transformadas pela Equoterapia”, discursou a paratleta tricampeã nacional.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024