26/11/2022 • 12h34

ABQM e Instituto Biológico de São Paulo firmam parceria para controle de carrapatos em equinos

Iniciativa objetiva impulsionar pesquisa que utiliza fungos no combate aos carrapatos, criando um selo de boas práticas para controle desse parasita, com foco em equinos.

Considerado um dos maiores desafios para criadores de cavalos, o controle de carrapatos exige um conjunto de ações específicas. Nesse sentido, com intuito de melhorar e avançar em práticas de combate e controle de carrapatos em equinos, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e o Instituto Biológico de São Paulo (IB) fecharam recentemente um acordo para a realização de projeto de parceria público-privada que prevê a formatação de um programa amplo, com enfoque em equinos.

 

A iniciativa envolve a validação de uma pesquisa desenvolvida pelo IB, para o controle estratégico biológico dos carrapatos através do uso de fungos, além da criação de um selo verde para propriedades que desenvolverem boas práticas no controle desses parasitas. Os trabalhos de campo para o desenvolvimento do projeto foram iniciados neste mês de novembro, com visita da equipe de pesquisadoras do Instituto Biológico à primeira propriedade parceira, o Haras Raphaela, localizado em Porto Feliz (SP).

"Na ocasião já houve avaliação geral da área, entendimento sobre os protocolos de controle de pragas já utilizados na propriedade e coleta de amostras de carrapatos em diferentes fases de desenvolvimento e em diferentes locais ", antecipou o superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto, que participou da visita, com a presença de Márcia Cristina Mendes e Fernanda Calvo Duarte, pesquisadoras do IB.  Também participaram os médicos veterinários Orlando Filho, consultor agropecuário e o gerente do Haras Raphaela, Filipe Fedozzi.

 

De acordo com Orlando Filho, somente com base nas avaliações preliminares da visita e após resultados laboratoriais das amostras coletadas é que o escopo e as premissas do projeto serão estruturados. Na sequência, eles serão apreciados no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IB), responsável pelo incentivo do desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. "Tudo isso será feito por meio da inovação tecnológica, estímulo de projetos e programas especiais articulados com o setor público, abrangendo justamente a área de sanidade animal", adiantou o consultor da ABQM.

 

Selo e pesquisa

A preocupação mundial com o controle de carrapatos passa não só por questões biológicas, mas também pela difusão de conhecimento; manejo ambiental; manejo animal; controle estratégico químico e controle estratégico biológico. Essas são premissas para aquisição do selo de boas práticas para controle de carrapatos desenvolvido pelo IB.

 

Além desse selo verde, o Instituto trabalha no desenvolvimento de uma pesquisa pioneira para o controle estratégico biológico dos carrapatos através do uso de fungos, uma alternativa que não agride o meio ambiente e pode substituir os carrapaticidas. A ideia do programa que será desenvolvido por meio de parceria entre ABQM e IB é unir pesquisa e selo. Inicialmente, finalizar a pesquisa com foco nos equinos e na sequência conceder o selo verde às propriedades, fazendas, haras que alcançarem as metas para controle dos carrapatos.

 

Segundo a pesquisadora Marcia Mendes, o selo vem em um segundo momento, após o uso dos fungos, validado pela pesquisa. Só depois é que haverá a realização de todos os estudos e testes para indicar as propriedades aptas a adquirir o selo. "A ideia do IB é criar esse selo verde que vai envolver não só o controle estratégico biológico dos carrapatos através dos fungos, projeto pioneiro do IB, mas também o controle estratégico químico, que já existe, o manejo dos animais e do ambiente e a difusão do conhecimento para os que lidam com cavalos", esclarece.

 

Os danos causados por carrapatos à saúde dos animais podem comprometer toda uma cadeia produtiva, segundo revelam estudos sobre o assunto. No caso do carrapato-da-orelha-de-cavalo (espécie Dermacentor nitens), muito comuns em equinos, os casos graves podem gerar a chamada orelha troncha, miíase e espoliação, provocando respectivamente deformações nas orelhas dos equinos, graves lesões na pele e ação traumática e tóxica, podendo depreciar o valor comercial do cavalo, exemplificou Orlando Filho.

 

No dia 07 de novembro, a convite da Diretora Geral do do Instituto Biológio Ana Eugênia de Carvalho Campos, o Superintendente Geral da ABQM, Manuel Rossitto, esteve presente na cerimônia em comemoração aos 95 anos do Instituto Biológico, que aconteceu na sede do Instituto, em São Paulo (SP). O Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o Coordenador da APTA, Sergio Tatuí e o Ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues , também estiveram presentes.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada

Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.

19/12/2024
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards

Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha

19/12/2024
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha

Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)

18/12/2024
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados

12/12/2024