O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio, encontrou-se nesta sexta-feira (26/02) com Fábio Brancato, presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), após divulgação do Plano São Paulo confirmar Araçatuba (SP) na fase amarela, para definir o formato das provas oficiais, que serão realizadas em abril. O superintendente da ABQM, Manuel Rossitto, também participou da reunião.
O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado. A requalificação de fase é feita semanalmente, por isso, a ABQM e o Siran continuarão a monitorar as alterações relativas ao departamento de Araçatuba e todos os protocolos de segurança serão seguidos durante as provas. “Continuaremos a seguir o nosso protocolo, adotado em 2020, que representa nosso compromisso com a saúde de todos os envolvidos na realização das provas”, disse Caco.
A preparação do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, para sediar as provas é um dos focos das duas entidades. “O Siran e a ABQM vão trabalhar a quatros mãos para trazer possibilidades de novos investimentos no recinto, para que os competidores tenham mais segurança e conforto quando formos realizar as competições”, afirmou Fábio Brancato.
De acordo com o presidente da ABQM, a prioridade é a saúde de todos, mas é essencial garantir que a cadeia produtiva permaneça em movimento. “É fundamental manter o mercado aquecido com a realização das provas, começando com as de Araçatuba, viabilizá-las com toda a segurança sanitária e seguindo todos os protocolos, lembrando que nosso esporte não tem contato físico. Agradecemos a atenção do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, que tem se esforçado para não comprometer o fluxo positivo dessa cadeia produtiva”, completou.
“Consideramos muito importante que os competidores estejam cientes e sigam todos os procedimentos previstos no protocolo sanitário, desde a saída de sua propriedade e durante as provas, para garantir um retorno em segurança para suas casas”, destacou Manuel Rossitto.
Protocolo
Em 2020, a Associação elaborou a cartilha de “Orientações para o Disciplinamento de Provas Equestres”, que foi normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contendo informações sobre as legislações vigentes no Estado de São Paulo, para que as competições do calendário da ABQM continuassem a acontecer, apesar da pandemia. O documento trata principalmente de requisitos recomendados pelos órgãos de saúde, respeitando as medidas de distanciamento social e outros protocolos sanitários, para o combate à Covid-19 e continuará a ser adotado durante as provas que serão realizadas neste ano.
Para acessar o Plano São Paulo, clique aqui.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados