26/02/2021 • 00h00

ABQM e Siran se reúnem para definir formato das provas oficiais em Araçatuba (SP)

O município está na fase amarela, de acordo com o Plano São Paulo, possibilitando a realização das competições

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio, encontrou-se nesta sexta-feira (26/02) com Fábio Brancato, presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), após divulgação do Plano São Paulo confirmar Araçatuba (SP) na fase amarela, para definir o formato das provas oficiais, que serão realizadas em abril. O superintendente da ABQM, Manuel Rossitto, também participou da reunião.

 

O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado. A requalificação de fase é feita semanalmente, por isso, a ABQM e o Siran continuarão a monitorar as alterações relativas ao departamento de Araçatuba e todos os protocolos de segurança serão seguidos durante as provas. “Continuaremos a seguir o nosso protocolo, adotado em 2020, que representa nosso compromisso com a saúde de todos os envolvidos na realização das provas”, disse Caco.

 

A preparação do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, para sediar as provas é um dos focos das duas entidades. “O Siran e a ABQM vão trabalhar a quatros mãos para trazer possibilidades de novos investimentos no recinto, para que os competidores tenham mais segurança e conforto quando formos realizar as competições”, afirmou Fábio Brancato.

 

De acordo com o presidente da ABQM, a prioridade é a saúde de todos, mas é essencial garantir que a cadeia produtiva permaneça em movimento. “É fundamental manter o mercado aquecido com a realização das provas, começando com as de Araçatuba, viabilizá-las com toda a segurança sanitária e seguindo todos os protocolos, lembrando que nosso esporte não tem contato físico. Agradecemos a atenção do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, que tem se esforçado para não comprometer o fluxo positivo dessa cadeia produtiva”, completou.

 

“Consideramos muito importante que os competidores estejam cientes e sigam todos os procedimentos previstos no protocolo sanitário, desde a saída de sua propriedade e durante as provas, para garantir um retorno em segurança para suas casas”, destacou Manuel Rossitto.

 

Protocolo

 

Em 2020, a Associação elaborou a cartilha de “Orientações para o Disciplinamento de Provas Equestres”, que foi normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contendo informações sobre as legislações vigentes no Estado de São Paulo, para que as competições do calendário da ABQM continuassem a acontecer, apesar da pandemia. O documento trata principalmente de requisitos recomendados pelos órgãos de saúde, respeitando as medidas de distanciamento social e outros protocolos sanitários, para o combate à Covid-19 e continuará a ser adotado durante as provas que serão realizadas neste ano.

 

Para acessar o Plano São Paulo, clique aqui.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024