24/06/2022 • 08h30

ABQM estuda parceria com Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Regimento da Polícia Montada de São Paulo

Dirigentes da Associação Quartista visitaram fazenda que há mais de 40 anos cria animais utilizados pelo Regimento da Polícia Montada de São Paulo

O superintendente-geral da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Manuel Rossitto, e o superintendente-técnico do Stud Book da Associação Quartista, Daniel Fechio, visitaram a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no município de Colina, a 405 km da capital, para conhecer o processo de criação e seleção dos animais utilizados no patrulhamento montado da Polícia Militar de São Paulo.


Há mais de 40 anos, a APTA desenvolve pesquisas científicas com os cavalos usados nas ações de policiamento da Cavalaria da PM, em 17 destacamentos no estado. Atualmente, mais de 500 equinos da raça Brasileiro de Hipismo (BH) prestam serviços ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, ligado à Secretaria da Segurança Pública do Estado.


"Os trabalhos na APTA envolvem genética, reprodução, sanidade, sistema de criação e nutrição de equinos. Hoje, cerca de 40% dos cavalos da corporação da Polícia Montada de São Paulo são da Agência. Por ano, substituímos cerca de 40 animais nos trabalhos que atuam no policiamento montado", explica o zootecnista, pesquisador e diretor do Polo da APTA, Flávio Dutra de Resende.


Para atuar na Cavalaria da PM de São Paulo é preciso que o animal tenha de 3 a 8 anos de idade e se adeque aos critérios físicos estabelecidos pela corporação, para que se adapte da melhor forma às funções desempenhadas. Os cavalos recebem treinamento dos policiais por, aproximadamente, seis meses, até estarem prontos para iniciar os trabalhos nas ruas.


Processo de seleção dos animais da tropa da PM


Além da seleção na fazenda APTA dos animais que serão escolhidos para compor a tropa, a aquisição dos cavalos também pode ocorrer através da compra realizada com recursos próprios do orçamento financeiro da Instituição – de acordo com os termos da legislação específica – e sob análise do Comando Geral e de oficiais médico veterinário ou ainda por doação feita por pessoas físicas ou jurídicas à unidade, de acordo com o Decreto 25.644 (7/8/2986). Os animais podem atuar no Regimento até completarem 23 anos de idade, quando então se aposentam.

O superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto e o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da Associação Quartista, Rodrigo Bicalho, visitaram o Regimento de Polícia Montada "9 de Julho" e se reuniram com o Comandante Interino, Tenente Coronel PM Eduardo Lima, além de conhecerem um pouco mais do projeto de Equoterapia desenvolvido pela corporação.


A Diretoria Executiva da ABQM avalia a viabilidade técnica de empregar o Quarto de Milha para apoiar as forças de segurança pública no estado de São Paulo.


"O Quarto de Milha é o cavalo mais versátil do mundo. Os animais da raça possuem porte físico, força e diferencial para o trabalho. Estamos estudando uma parceria com a APTA para a doação de animais da raça que também deverão ser usados na segurança pública do estado. É uma importante contribuição social da ABQM para as ações de policiamento", concluiu o superintendente-geral da ABQM.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024