24/10/2023 • 14h43

ABQM realiza formatura da segunda turma do Projeto “Novo Tempo na Ressocialização”

Mais de 40 crianças de escolas públicas de Araçatuba, diagnosticadas com déficit de atenção e TDHA, já foram beneficiadas com o tratamento da equoterapia

O pequeno Isaque de 8 anos foi uma das 20 crianças que se formaram na segunda turma do projeto “Novo Tempo na Ressocialização” realizado pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), em parceria com o HC Centro de Equoterapia, Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e a Prefeitura Municipal de Araçatuba. A mãe do menino diz que o projeto foi fundamental para o seu desenvolvimento.


“O Isaque tem TDAH e participou desde a primeira turma. No começo, ele não conseguia montar no cavalo e hoje ele se orgulha de já segurar a rédea sozinho. E graças ao projeto, ele também aprendeu a ler e escrever. O cavalo ajudou muito no desenvolvimento dele. Espero que outras crianças tenham a mesma oportunidade”, afirma a mãe, Luciana Nadi Giroto.


Desde 2022, o projeto apoiado pela ABQM já atendeu mais de 40 crianças da rede municipal de ensino de Araçatuba diagnosticadas com déficit de atenção e TDAH e que são acompanhadas pelo CAICA, onde encontram apoio pedagógico e terapêutico.


“O cavalo ajuda nas atividades psicomotoras, psicopedagógicas e nas atividades de concentração das crianças. O projeto já recebeu três votos de aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba e foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). Os participantes foram avaliadas ao longo de todo o tratamento e os resultados demonstraram melhoras significativas em todos os aspectos mensurados”, explica Carolina Verdi, coordenadora do HC Centro de Equoterapia.


A ABQM renovou o contrato para a terceira turma do projeto que deverá atender mais 22 crianças. A madrinha do “Novo Tempo” e vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, destacou a importância da parceria entre a iniciativa pública e privada para o sucesso do projeto.


“Esse não é mais um projeto, é o projeto, pois temos resultados, cientificamente, comprovados. Colocar todo esse conhecimento e amor para ajudar na melhoria da educação e qualidade de vida das nossas crianças, isso não tem preço. Eu preciso agradecer ao Rossitto, superintendente-geral da ABQM, que foi o idealizador desse projeto que hoje conta com tantas mãos e vai se tornar uma política pública”, destacou.


“A ABQM conduz esse projeto com muita dedicação e carinho. O fomento proporciona dignidade para um futuro melhor dessas crianças. Dizer que as crianças são o futuro da nossa nação é fácil, mas investir e dar ferramentas pra isso acontecer é louvável. A ABQM proporciona um elo entre o cavalo e um futuro de esperança, cheio de autoestima e segurança, transformando a vida dessas crianças e das suas famílias”, reiterou Carol Verdi.


 

Investimentos – Nos últimos quatro anos, a ABQM destinou mais de R$ 3,2 milhão para ações sociais com o cavalo, um crescimento de 471%, em relação à 2019. O projeto EQUO ABQM, que existe desde 2013, foi reestruturado em 2020 e oferta bolsas sociais para tratamento terapêutico de crianças e pessoas com deficiência, através da equoterapia. Hoje, a ABQM já apoia 40 centros em todo o país filiados à ANDE-Brasil. Mais de 150 crianças já foram atendidas pelo projeto.


Para o presidente da ABQM, o Quarto de Milha tem um compromisso social com um futuro de oportunidades para todos. “Já próximo ao término da nossa gestão, temos o privilégio de testemunhar o impacto transformador da equoterapia, com a certeza de que estamos no caminho certo. Nosso compromisso com a reinserção social destas crianças é mais do que uma missão; é uma paixão que compartilhamos pelo cavalo e uma prova do nosso compromisso social. Acreditamos num futuro melhor para cada um destes pequenos campeões”, afirma Caco Auricchio.


O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, que tem déficit de atenção e dislexia, reconheceu a importância do projeto para o processo de aprendizagem e futuro de quem recebe o diagnóstico, ainda na infância, de algum tipo de transtorno de desenvolvimento.


“É um trabalho de várias mãos para garantirmos um futuro melhor para nossas crianças com déficit de atenção e TDHA. É com iniciativas como essa que temos a certeza que podemos fazer muito mais. Esse é um trabalho fantástico que o poder público, não conseguiria fazer sem apoio. Se não fosse a parceria com a iniciativa privada, como a ABQM, não daríamos conta. A educação é fundamental para todos”, concluiu.


A cerimônia de formatura da segunda turma do “Novo Tempo na Ressocialização”, aconteceu na última sexta-feira (13), durante as provas do 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby de Conformação e Trabalho da ABQM. O evento foi encerrado com um ato simbólico de “passagem de bastão” entre diferentes alunos beneficiados nas três edições do projeto.


Participaram também da cerimônia, o vice-presidente da ABQM, Jonatas Dantas, o membro do conselheiro de Administração da ABQM, Carlos Braga, o superintendente-geral da entidade, Manuel Rossitto, a coordenadora de ações culturais, sociais e educacionais da ABQM, Aline Passos, o vereador Maurício Rufino Barbosa (“Maurício Bem Estar”) e o presidente do Siran, Thomas Rocco.

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024