ABQM recebe o presidente da AQHA e promove importante reunião

Dirigentes da ABQM e AQHA trocaram sugestões e firmaram parceria

?Um encontro histórico? - foi assim que definiu o presidente da ABQM, Marcelo Waldemarin Alves Ferreira. A reunião realizada ontem, 20 de maio, com dirigentes da American Quarter Horse Association (AQHA), contou com a presença de Johnny Trotter (presidente), Don Treadway (vice-presidente executivo), acompanhados pelo criador Butch Wise (titular do Lazy E), e o conhecido pelos turfistas Vince Genco. Em relação aos representantes da ABQM, além do presidente Marcelo Ferreira estiveram presentes o Superintendente Geral, Celso Minchillo, o Diretor Internacional, Haroldo de Araújo Pessoa Sobrinho ? Loly, Francisco Garcia (Coordenador de Esportes), Marcos Sá (membro do Conselho de Administração) e Kenny Knowlton (Diretor eleito da AQHA no Brasil).

2

Johnny Trotter, presidente da AQHA e Marcelo Ferreira

Entre os vários temas abordados, Johnny Trotter ? que veio pela primeira vez ao Brasil ? solicitou que haja de comum acordo a troca de ideias e o estreitamento nas relações das duas entidades. Após visitar importantes plantéis e participar das corridas no Jockey Club de Sorocaba (GP Megarace e Gianni Samaja), além de presenciar os leilões promovidos pelo Haras Santo Angelo, Trotter disse: ?Fiquei impressionado com o que vi no Brasil. Sabia que havia animais de grande genética e plantéis bem estruturados, mas não tanto como presenciei. As corridas mostraram animais de grande estrutura e participei de um leilão fantástico?.

O dirigente da AQHA colocou a entidade à disposição do Brasil e disse que a troca de informações e as ações devem ser feitas num trabalho conjunto, principalmente em relação ao Stud Book, onde poderão acrescentar pontos muito importantes aos criatórios de ambos os países. ?Vamos estudar uma maneira de apresentar em nossa próxima Convenção taxas acessíveis para que os brasileiros possam registrar os animais e, assim, terem duplo registro (ABQM e AQHA)?.

Além disso, disse ainda que levará aos EUA uma proposta para que as campanhas dos animais participantes nas provas oficiais brasileiras sejam reconhecidos em seus registros e também que este processo seja feito em relação aos eventos da AQHA para o Brasil.

Em relação ao setor esportivo, foram acordados alguns importantes itens. O vice-presidente Don Treadway disse que a AQHA só aceitará os resultados das corridas se fizerem o exame de anti-doping. ?Queremos parabenizar a ABQM por realizarem os exames em seus eventos, pois isso preserva a integridade física e a saúde dos animais?. Segundo Loly, outro assunto colocado em pauta foi o do envio, com mais frequência, de juízes para atuarem nos eventos oficiais e, também que poderão realizar seminários e reciclagens de nosso quadro de profissionais. ?Ficou acertado que a ABQM poderá pré-indicar nomes de cinco profissionais norte-americanos para atuarem em nossos eventos e eles selecionarão três?, disse Marcelo Ferreira. Sobre o assunto, Francisco Garcia informou que foi aprovada a ida de juízes brasileiros ? selecionados pela ABQM ? para atuarem como estagiários nos campeonatos mundiais (World Champions)?.

Outra ação que deixou satisfeitos os dirigentes brasileiros foi quanto à liberação por parte do presidente Trotter da participação da equipe brasileira no Mundial de Jovens, no mês de agosto, em Oklahoma (EUA). ?Eles estão abrindo uma exceção para a ida de seis jovens de cada modalidade para o mais importante evento da categoria. Isso foi concedido, apenas este ano, pois a ABQMJ não está ativa há anos?, disse satisfeito Marcelo Ferreira.

Os norte-americanos ficaram impressionados e elogiaram o trabalho apresentado em um telão feito por Celso Minchillo, sobre a estrutura organizacional da ABQM, além dos dados apurados com registros, transferências de propriedade, nascimentos, importações, inscrições em eventos, premiações e outros tópicos que compõem as atividades da ABQM.

Da esq.: Vince Genco, Francisco Garcia, Loly, Butch Wise, Marcos Sá, Kenny Knowlton, Johnny Trotter, Marcelo Ferreira, Celso Minchillo e Don Treadway 

Ao finalizar a reunião, os norte-americanos agradeceram a recepção que tiveram desde a chegada ao Brasil e prometeram se empenhar junto aos seus patrocinadores no apoio à ABQM. ?O presidente Johnny Trotter informou que fará o possível para apoiar o Brasil quanto às empresas patrocinadoras da entidade norte-americana e que possuam representações em nosso país. Ele dará seu aval e indicará a ABQM como uma grande promotora de eventos da raça no Brasil?.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024