Em 1995, durante o V Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, realizado de 18 e 23 de abril, na cidade de Goiânia (GO), ocorreu um marcante momento para a família quartista. Fazendo parte da programação desse evento, ocorreu a solenidade de fundação da Associação Brasileira Quarto de Milha-Jovem (ABQM-J), período em que o presidente da ABQM era Ovídio Vieira Ferreira. Acompanhado por sua diretoria, ele deu posse aos membros dessa estreante entidade jovem, com a finalidade de atender os anseios desta parcela de competidores, atuantes em várias modalidades da raça.
E o primeiro gestor foi o bauruense Ricardo Henrique Tayano Fanton, que teve como componentes de sua diretoria: Roberto Sylvio Abdalla, Fernando Carvalho Cid de Araújo, Robledo Barbosa Goulard Junior, Bruno Dias de Pinho Gomes, Wilson Carlos de Almeida Júnior e Talita Di Paula Chaul. Entre as principais metas dessa entidade, destacavam-se: Integrar os jovens interessados na raça, bem como seus familiares; promoção de intercâmbios culturais e esportivos entre brasileiros e estrangeiros; colaboração com a ABQM nos aspectos organizacionais, sociais, esportivos e promocionais, através de cursos e seminários no aprimoramento técnico entre as várias modalidades; além de representar a raça, marcando presença com a ala jovem em eventos oficiais e oficializados.
No ano seguinte, em 27 de julho, houve uma sucessão da diretoria, e quem assumiu a presidência da entidade foi o representante do Rio de Janeiro (RJ), o jovem Fernando Cid de Araújo. E dando continuidade entre os membros da primeira gestão, em 1997 o comando da ABQM-J passou para Wilson Carlos de Almeida Júnior, morador na capital do estado de Goiás, Goiânia. A seguir, quem tomou posse como presidente da entidade foi o jovem Michael Aage Asmussem, da cidade paulista de São Carlos, que cumpriu o mandato por um período bem superior aos demais.
AQHYA enviou troféu para entidade brasileira
O bom trabalho realizado pelas quatro gestões surtiu efeito durante o 23º Campeonato Nacional, no ano de 2000, em Bauru (SP), decorrente da participação recorde de 30%, somente de competidores jovens, entre todas as categorias de inscritos. E por este bom desempenho, a Associação Norte-americana de Jovens (AQHYA) enviou um troféu parabenizando a entidade brasileira por ser a maior em número de sócios no ano, exceto a dos EUA, entre todos os países que possuem esta entidade.
Por problemas de estudo, Asmussem se dedicou ao cargo praticamente até o final de 2003. E, a partir daí, pela ausência de interessados em dar continuidade a esse objetivo, a ABQM-J foi perdendo espaço e deixou uma enorme lacuna até que, a atual presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, e sua Diretoria, cumprindo uma de suas importantes metas de campanha, faz ressurgir com força total a jovem entidade. E isso ocorreu na tarde de 19/04, durante este 33º Congresso Brasileiro, com a posse de uma nova diretoria.
E seguindo a atual tendência feminina, quem passa a ser a nova presidente dos quartistas jovens é Lorena Farha, que tem em seu DNA marcantes características de seu pai Paulo Farha – ex-presidente da ABQM por duas gestões consecutivas, de 2009 até 2013.
Emoção na fala de Mônica Ribeiro
Durante a posse da nova diretoria da ABQMJ, a presidente da Associação, Mônica Ribeiro, pronunciou emocionada algumas palavras: “É um dos momentos mais esperados da nossa gestão, a composição da ABQM Jovem, pois eles são o futuro, a esperança e, fundamentalmente, o prosseguimento de nosso legado. Buscamos estes jovens para alavancar esta entidade, que é muito importante para nós. Eles terão a oportunidade de estar conosco, na nossa gestão, para seguir o caminho cada vez melhor para a ABQM e para o Quarto de Milha. Tenho certeza, que eles irão trilhar um caminho brilhante, pois são do cavalo, vivem grande parte da vida para o cavalo e isso nos enche de orgulho”.
Lorena Farha e suas primeiras impressões
Após a solenidade, já mais descontraída, quis saber de Lorena Farha as primeiras impressões de sua gestão. Segura em suas ações, mostrou confiança e garra em suas respostas. “Estou muito feliz e muito grata por estar fazendo parte desta associação. Vou trabalhar junto com meus amigos de diretoria para fomentar e integrar todos os jovens de todas as modalidades. Estamos bem empolgados em fazer melhorias. Vamos surpreender muita gente!”, destaca Lorena.
Querendo saber o que a estimulou e se teve influência de alguém em aceitar essa missão, ela foi taxativa. “Meu pai tem influência em tudo na minha vida! Qualquer coisa que eu for falar, qualquer passo que eu der eu vou perguntar para ele, pois é o meu maior pilar e sempre vou escutar as suas opiniões”.
Com 19 anos de idade, já se mostra confiante em seus pensamentos: “É obvio que vou crescer, amadurecer e corrigir com o tempo os meus defeitos". Ela afirmou que, uma frase dita pelo seu pai foi fundamental para que aceitasse ser presidente da ABQM-J: "É uma experiência nova na vida e só se destaca quem vai atrás do que é diferente".
Sobre os planos de trabalho, Lorena explicou: “Nossa diretoria executiva é bem parceira e composta por oito jovens que serão responsáveis por determinadas modalidades. Ainda não posso revelar o que faremos, mas queremos fazer uma verdadeira integração entre os participantes destas provas. Trabalhar com o mínimo de paciência e vontade não tem por que dar errado”, concluiu Lorena.
Especial colaboração
Após finalizar a entrevista com a nova presidente dos jovens, o foco da conversa passou para Simone Pongitore. Ela conta que a volta da ABQM-J foi um sonho de todos e que fortaleceu ainda mais o retorno da entidade quando começaram as andanças pelo Brasil.
“Nas viagens que fazíamos, cada jovem que conhecíamos, podíamos imaginar eles junto da ABQM, pois a principal ideia da associação é prepará-los para a criação da raça Quarto de Milha e já pensando no futuro para uma renovação”, pontua Pongitore.
“E nossa principal função é trabalhar para que haja integração desses jovens entre todas as modalidades, o que irá proporcionar outros conhecimentos e que tenham em mente que o bem maior é o cavalo Quarto de Milha”, finalizou.
Os membros da atual diretoria da ABQMJ
A família quartista, principalmente a ala jovem, passa a conhecer a partir de agora quem são os membros responsáveis por esta tão importante entidade, que agora ressurge com novos ares e com o espírito de agregar todas as modalidades.
Começamos conhecendo um pouco mais sobre a presidente Lorena Solis Farha, que possui 19 anos de idade e é da cidade de Bauru (SP). Ela descreve um pouco sobre seus laços familiares e sua trajetória como atleta: “Minha família começou a criação de cavalos Quarto de Milha em 1972, completando atualmente 52 anos. Minha paixão pelo esporte e pelos animais foi extremamente hereditária e natural, desde que ‘conheci’ o amor pelos cavalos. Então, a partir daí, fui me encantando com eles e nunca mais parei. Sinto muito orgulho e gratidão por ver tudo que meu pai (Paulo) e meu avô (Fauzet Farha) construíram até aqui. Hoje a Fazenda Caruana lidera alguns rankings e, através dela, passaram grandes cavalos no nosso caminho e que fizeram nossa história se tornar cada vez maior. Comecei competindo desde os três aninhos nos Três Tambores e nas Seis Balizas e, recentemente, passei a me dedicar também ao Ranch Sorting e Apartação.
Lorena possui uma campanha nas pistas acumulando 346,5 pontos. Destes, 77,5 nas Seis Balizas, com 25 vitórias, destacando-se os seguintes títulos de campeã pela ABQM: 2022 - Potro do Futuro (Future Cash Jovem) e do Nacional (Jovem C – 15 a 18 anos); e em 2023 – Congresso (Ab. Feminino) e do Derby (Jovem 18 anos ou menos); e 269 pontos nos Três Tambores.
Ana Theresa Freitas Mendes, 16 anos, de Avaré (SP) – “Comecei praticamente a montar e competir desde os cinco anos. Já participei de provas de Cow Horse e Western Pleasure quando tinha por volta dos oito anos. Mas hoje, sou competidora somente de Rédeas”.
No Working Cow Horse, ela foi campeã em 2019 do Derby Classic ANCH (Jovem Principiante) e pela Rédeas ficou com o título do Campeonato Nacional ANCR 2022/2023 (Jovem 18 anos ou menos).
Yasmin Furlan de Matteo, 21 anos, de Rio Claro (SP) – “Desde os meus seis anos sempre estive em cima de cavalo. Hoje, as minhas modalidades preferidas e que participo das competições são os Três Tambores, Ranch Sorting e Team Penning”.
Apresentando um expressivo cartel, Yasmin totaliza 556 pontos pela ABQM, conquistados nas três modalidades citadas por ela. Nos Três Tambores, soma 182 pontos, destacam-se as vitórias em 2021 no Show AQHA do Congresso e Copa dos Campeões (Jov. C – 15 a 18 anos) e, em 2023, no Congresso Brasileiro (Am. Light). Pelo Ranch Sorting, deu o galope da vitória 13 vezes, tendo entre suas principais conquistas, o bicampeonato Nacional (2022 – Ab. Fem.) e 2023 (Am. Fem.) e, neste mesmo ano, mais três títulos: Congresso (Am. Fem. Experimental), Potro do Futuro e Copa, ambos na Aberta Feminino. Já no Team Penning venceu em 2021 o Nacional (Jov. 18 anos ou menos e categoria Castrado) e, no de 2023 o Congresso (Am. Fem. Experimental) e o Potro do Futuro (Am. 19 anos ou mais – Castrado).
Sofia Leite Miglioli, 14 anos, de Campo Grande (MS) – “Meu avô (Norberto Soares Leite) começou a criar cavalos Quarto de Milha no fim dos anos 90, com alguns animais de Laço e Três Tambores. Já minha mãe (Patrícia Arakaki Leite Miglioli) gostava de Apartação e começou a treinar em 2003 e, com isso, meu avô também passou a se interessar por esta modalidade. Desde então, o criatório da Fazenda Gruta Azul se voltou totalmente para a Apartação e hoje, lidera os Rankings da ANCA e da ABQM na modalidade. Comecei a competir em provas de Tambor por volta dos quatro anos, mas como eles foram para a Apartação, agora com nove, também, só participo desta prova”.
Esta jovem de tão pouca idade já mostra em seu DNA uma carreira vitoriosa na Apartação. Em apenas quatro temporadas já acumula 21,5 pontos e obteve oito primeiros lugares. Ela foi fotografada no Painel de Campeões nos seguintes eventos: 2021, no Show AQHA do Nacional; e em 2022 no mesmo evento do Congresso, ambos pela; também em 2022 conquistou o Nacional e a Copa, ambos pela Jovem Principiante - 18 anos ou menos; em 2023 o Nacional, o Show AQHA (Nacional e Copa) na Jovem 18 anos ou menos; e em 2024 no Congresso (Jov. Princ. - 18 anos ou menos).
Dante Artioli Marçano, 16 anos, de Bauru (SP) – “Minha história sempre esteve envolvida com o cavalo Quarto de Milha. Tudo começou com meu tio avô e meu avô paterno, que incentivaram meu pai, José Carlos Oliveira Marçano Junior, para treinar e participar de campeonatos de Baliza, Tambor e Maneabilidade. Desde os meus quatro anos, acompanhava meu pai e passei a competir em Três Tambores. Depois, aos dez, iniciei na modalidade de Laço em Dupla e, atualmente, também me dedico aos treinos de Apartação.
No Laço Cabeça, Dante detém 34 pontos decorrentes de inúmeras conquistas, entre elas estão os títulos de campeão pela ABQM nos seguintes eventos: Em 2021 no Derby, pela Jovem 18 anos ou menos e na categoria Castrado; Três em 2022, respectivamente, Show AQHA – Congresso (Jov. 13 anos ou menos), Nacional (Jov. 14 a 18 anos – cat, Castrado) e Copa (Jov. Princ. 18 anos ou menos); e já em 2023, no Congresso (Jov. 14 a 18 anos e na Castrado) e, também no Show AQHA (Jov. 14 a 18 anos), além do Derby (Jov. 18 anos ou menos).
João Gabriel Andreatta Pezzini Leiva, 18 anos, de Campo Grande (MS) – “Praticamente, por volta dos meus cinco anos de idade, comecei a participar de provas de Laço Comprido (Armada / Braço) e, a partir dos 13, com as provas do Laço Comprido – Técnico”.
Leiva vem mostrando toda a sua dedicação e qualidade, pois já deu o galope da vitória 25 vezes em provas do Laço Comprido Técnico. Nesta modalidade ele soma 27,25 pontos, além 8,5 na Armada. Entre suas inúmeras conquistas se destacam títulos nas seguintes temporadas: 2019 – Potro do Futuro, Copa e Derby pela Jovem 18 anos ou menos, além do Congresso (Jov. Princ. 18 anos ou menos); 2020 - Copa (Jov. 18 anos ou menos e Princ.), Congresso e Nacional (Jov. Princ.); 2021 - Nacional (Jov. 18 anos ou menos e Princ.) e Congresso (Jov. Princ.); e 2022 - Nacional (Jov. 18 anos ou menos e Princ.).
Bruno Falcão Muniz Filho, 14 anos, de Recife (PE) – “Comecei a gostar de cavalo acompanhando meu pai (Bruno Falcão Muniz) na criação, que na época era só voltada à Vaquejada. Nesse tempo eu já treinava com ele nas pistas, mas aos sete anos, descobri os Três Tambores e comecei a treinar e criar para essa nova modalidade”.
Bruno acumula 106 pontos em seu currículo com 20 vitórias e outras colocaçãoes. Entre essas inúmeras conquistas, destacam-se o Gran Prix Haras Raphaela 2022, pela Jovem A (11 anos ou menos); o Campeonato Nacional, Potro do Futuro WV e Grand Slan Cutter, todos em 2023 pela Jovem B (12 a 14 anos – categoria animal Castrado).
Eduardo Figueiroa Gonçalves, 15 anos, de Recife (PE). – “Eu sou apaixonado por cavalos desde muito pequeno e comecei a me envolver com eles acompanhando meu pai (Luciano Chaves Gonçalves) e meu avô (José Carlos Gonçalves). Esse ano completamos 41 anos de criação e devemos uma parte importante da nossa história a um grande garanhão, o Don Diego Bars, cavalo ganhador de diversos prêmios, sendo os mais importantes o ABQM Awards de Melhor Reprodutor de Vaquejada e a homenagem no Hall da Fama 2014. Agora somos três gerações de apaixonados pela Vaquejada, modalidade que pratico hoje em dia, muito incentivado por eles. Não me imagino sem o cavalo e sem minha realidade que é o Haras Joel Gonçalves”.
Por: Abdalla Jorge Abib
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados