Alimentando um Garanhão
Estamos em plena estação de monta do calendário da raça quarto de milha e procuramos a mais alta fertilidade de machos e fêmeas para obtermos uma boa fecundidade, ou seja um maior número de produtos por égua em um ano.
Estamos em plena estação de monta do calendário da raça quarto de milha e procuramos a mais alta fertilidade de machos e fêmeas para obtermos uma boa fecundidade, ou seja um maior número de produtos por égua em um ano.
Entre os fatores que determinam uma baixa fecundidade está o de origem nutricional. A reprodução como função de luxo, é o primeiro sistema a ser afetado por erros alimentares.
As recomendações para alimentação de garanhões são dadas em dois períodos, o da estação de monta e o de repouso sexual, o que seguimos com uma alimentação de alimentação.
No período de estação de monta deve ser adicionado a nutrição de manutenção as necessidades dos desgastes físicos do ato sexual (monta natural ou coleta de sêmen) e da produção de esperma.
De um modo prático o garanhão, pesando em torno de 500 kg, necessita de 2-4kg de concentrado (ração), 2-3kg de volumoso de boa qualidade (feno de gramínea ou capim fresco), fornecidos em 2 ou 3 tratos, sal mineral e água fresca à disposição.
A complementação mineral é importante para evitarmos a carência de zinco, fósforos, manganês, cobre, iodo e selênio que condicionam a fertilidade e são freqüentemente deficientes nas forragens.
E o cálcio, sódio, potássio e fósforos são importantes no processo alimentar do garanhão por serem constituintes do sêmen.
A suplementação vitamínica tem prioridade a três delas:
Vitamina A, vitamina C e E. A vitamina A possui um papel junta a outras substancias de assegurar a integridade do epitélio germinal, local onde os espermatozóides são formados. A vitamina E tem função de proteção antioxidante dos ácidos graxos essenciais e a vitamina C parece ter efeito positivo sobre o libido dos garanhões.
O manejo alimentar adequado é fundamental e deve ser associado ao exercício, para um preparo físico do garanhão. Ele pode ser trabalhado em redondel, solto em piquetes seguros ou mesmo montado, afinal muitos garanhões seguem com a estação de monta o calendário de provas de sua categoria.
Lembre-se que o excesso de peso sobrecarregado as articulações, diminui a disposição, causa distúrbios na ejaculação e o aumento de gordura diminui o nível hormonal e libido, devido a fixação dos hormônios sexuais no tecido adiposo.
Cuidem também do excesso de proteína, como o fornecimento de rações com alto teor protéico ou grandes quantidades de alfafa pois seu excesso leva a um aumento na reabsorção de amônia animais e endotoxinas, contribuindo para alterar o vigor e sobrevida dos espermatozóides.
Ao contrário, o emagrecimento pode ocorrer em garanhões muito excitados que perdem o apetite, sendo necessário aumentar a quantidade de concentrado.
Assim, o equilíbrio alimentar é de extrema importância para a fertilidade do garanhão e suas necessidades variam um pouco durante o ano. Um manejo correto com acompanhamento de um Médico Veterinário, são fundamentais para que o garanhão esteja apto para realização de todas as suas funções mantendo-se saudável.
Bruno Fritzsons Bonin - Médico Veterinário de Eqüinos Residente no Guilherme Gregolin Services CenterTel: 015 99717-4235
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Cruzamentos “Mágicos” do Quarto de Milha
A criadora e membro do Conselho de Administração da ABQM, Maria Clara do Amaral Cambrai, baseada em dados fornecidos pela Equi-Stat stallion Pages, da Revista The Quarter Horse News Stallion Register (2007 e 2008)
Arterite viral eqüina
É uma doença infecciosa provocada pela ação de um vírus que se manifesta por meio de sintomas respiratórios e ocorrência de aborto em éguas, isso devido às lesões causadas nas pequenas artérias. Apesar do vírus ter sido identificado pela primeira vez na Europa, no ano de em 1953, a maior parte das informações dessa doença vem dos Estados Unidos. Na América do Sul, o vírus foi isolado pela primeira vez, a partir do sêmen de um garanhão soropositivo na Argentina.
Sobre a Equoterapia
Educação Eqüestre
Um cavalo que passa por períodos de intensas confusões no começo da sua carreira, com certeza acabará se tornando mais nervoso, medroso, angustiado, inseguro, frustrado ou ressentido