19/06/2024 • 10h11

As coroas de Rei e Rainha ABQM serão decididas entre três postulantes

Além destes GPs., ocorreram também quatro páreos válidos ao Super Speed

Quinze páreos agitaram as sociais e arquibancadas do Jockey Club de Sorocaba (SP), no sábado, 08 de junho, para acompanharem pela ordem os GPs.: ABQM Rainha e Rei da Velocidade, ambos com animais de três ou mais anos já acostumados a serem fotografados na ferradura da vitória, e o Super Speed – em homenagem ao saudoso criador Marc Nacamuli. E para completar o programa turfístico mais cinco provas especiais.


Pela almejada coroa de Rainha, nove animais entraram em pista pela disputada do título na distância dos 301 metros, sendo distribuídos em três pelotões, que apontaram, respectivamente, as seguintes ganhadoras: Keith Louisiana HBR, uma AAAT 113, filha de Louisiana Senator e Charlotte Bryan (Blazen Bryan), que cruzou o disco cravando exatos 16s550, fazendo a melhor marca dos três páreos. Defensora da farda do Haras Monte Verde, de Pernambuco, foi treinada por A. J. Macedo e bem pilotada por J. G. Oliveira. Esta égua tordilha, da criação do Haras Brasil, já acumula em seu cartel 4 vitórias, 1-2º e 1-3º lugares em 8 apresentações; Reason Again SA, AAAT 102, castanha pertencente ao Haras Weisheimer e da criação do Haras Santo Angelo. Ela é filha de Good Reason SA e Tell Me Again Jamie (Corona Cartel) e completou o percurso em 16s716, tendo em seu lombo o jóquei D. Soares e o treinamento a cargo de D. Melo. Com esta conquista, ela soma em 9 participaçãoes, 4 vitórias, 2-2ºs e 1-3º lugares; e Lilica Fantastic STM, com o IV 90 (AAA), filha de Fantastic Corona Jr e BP Kitas First (First Down Dash), chegando em primeiro com o tempo de 16s682. Preparada por R. Rosa e dirigida por S. Pereira, ela é de propriedade do Haras Rio Iguassu e da criação do Haras Sta Maria. Com apenas 5 participações já obteve 4 vitórias e uma terceira colocação.
 

Keith Louisiana HBR fez a melhor marca entre as éguas (16s550)

Já no GP Rei da Velocidade, dez cavalos disputaram o trono na distância dos 301 metros. No primeiro dos três páreos levou a melhor Meteoro Senator HF, tordilho, representado o sul-mato-grossense Stud GPI e a criação de Fernando Rabelo. Filho de MS Louisiana Senator e Mongoose Separatist (Separatist), completou o trajeto em 16s596 e carrega o AAAT 102, além de possuir um expressivo currículo com 6-1ºs e 2-3ºs lugares em 8 largadas. Ele foi treinado por M. Artemam e dirigido por V. A. Barros.


Já as outras duas provas tiveram dois filhos de Fantastic Corona Jr. Um deles é Fantastic Fly Apollo AAAT 111 (mãe: Fly Apollo Eyesa, por Eyesa Special), marcando 16s430, com treinamento de R. Rosa e pilotagem de L. S. Pereira. Tordilho que correu pela farda do Haras Tres Climas e criação do Haras Fazenda São Jose, com 16 corridas, obtendo 9 vitórias e 7-2ºs colocações.


O outro foi o alazão Fantastic Feature, um AAAT 106, que tem como mãe a reprodutora Featuringmissjess (Mr Jess Perry). E entre os três classificados para a grande final, o pupilo de F. P. Melo fez o melhor tempo (16s386). Muito bem comandado pelo jóquei D. Oliveira, este cavalo é da criação e propriedade do bauruense Erico Braga, que já tem um cartel com 7 conquistas e 4-2ºs lugares em 12 apresentações.

No Rei, o destaque entre os classificados foi Fantastic Feature, cravando 16s386

 

E completando os clássicos, ocorreu as classificatórias do Super Speed nos quatro últimos páreos da tarde, composto por 17 produtos de 2 anos de idade que lutaram pela vitória nos 201 metros. O primeiro deles foi Drako Fantastic HLA (Fantastic Corona Jr x Drika Seis LM, por Tres Seis), percorrendo a distância em 11s875. Trazendo um IV 98 (AAA), ele foi preparado e pilotado pelos respectivos profissionais, M. Artemam e V. A. Barros. Venceu com a farda do Stud GPI e é da criação do Haras Luís Alves, tendo já em seu precoce currículo 3 vitórias e 1-2º lugar em apenas 4 largadas.


A outra foi Marilia By Em ZO, única fêmea na briga pela final, também filha de Fantastic Corona Jr, desta vez com Splash By Em ZO (Apollo By Em), chegando em 11s870. Pertence a Theo Pioli Trevisani e da criação de Ziguiomar Ongaratto, foi treinada M. M. Tavares e dirigida por C. Medina.


Entre os potros classificados ficou Flopper Verde IV 90 (AAA), filho de Yankee Verde e Birthday Blues (Walk Thru Fire), venceu marcando 11s835, sendo preparado por A. J. Macedo e direção de J. D. Pereira. Potro castanho do Stud dos Amigos e da criação do Haras Vista Verde.


Cravando exatos 11s800, o tordilho Courage (IV 93 AAA), filho de Granite Lake e Racy Easy Fly (Signed To Fly), conquistou a melhor marca entre todos os concorrentes, sendo muito bem pilotado por D. Oliveira. Treinado por F. P. Melo, este potro é de propriedade do Stud Africano e da criação de Érico Braga.

 Entre 17 potros, Courage correu os 201 metros em 11s800 no Super Speed

 

Texto: Abdalla Jorge Abib

Fotos: Jaqueline Silva

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024