21/07/2020 • 00h00

Associações se unem para criação do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui)

Organizações representativas de equinos, modalidades esportivas e atividades correlatas buscam conjugar esforços em prol do setor no Brasil

Entidades representativas de raças equinas, modalidades esportivas e atividades correlatas, estão se juntando pelo fortalecimento da Cadeia Produtiva da Equideocultura. O resultado dessa união será a criação do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui). Primeiro encontro virtual, com associações de todo o país, ocorrerá nesta quinta-feira (23/07).

 

De acordo com representantes, constatou-se a necessidade de melhorar as relações entre as instituições, na busca de interesses comuns e da solução de gargalos do setor. Na primeira reunião, será criada uma comissão para elaboração do estatuto e deliberação sobre a pauta prioritária: Realização de Provas/Covid-19, Mormo, Reforma tributária e Segurança Jurídica.

 

“A adesão das entidades ao projeto de criação do IBEqui é essencial para o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva, em seus diferentes aspectos, o que certamente irá melhorar a produtividade e equilibrará a competividade de todo o segmento”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio.

 

A missão do IBEqui

 

O IBEqui terá como missão promover o crescimento do setor, através de atividades de relevância econômica, pública, social, sustentável e cultural, a partir da fundamentação em estudos técnicos. Sua atuação ainda terá como premissa a promoção dos valores de preservação do meio ambiente, Bem-Estar Animal, sanidade e responsabilidade social.

 

O Complexo do Cavalo no Brasil

 

O Brasil possui um efetivo rebanho de equinos, com cerca de 5,7 milhões de animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018). São mais de 3 milhões de pessoas ocupadas em todo o complexo do agronegócio do cavalo, o qual representa uma movimentação financeira estimada em mais de R$ 16 bilhões ao ano (MAPA, 2016).

 

Esses números mostram a expressividade do setor, que envolve diversos elos da cadeia produtiva, deixando nítida a importância da equideocultura, como parte da potência econômica e social que o agronegócio brasileiro representa, sendo assim, um campo repleto de oportunidades de investimentos, desenvolvimento e geração de empregos.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024