11/07/2022 • 09h49

Balanço: ABQM apresenta avanços nos 100 primeiros dias da gestão 2021/2023

No período, quase 30% das ações previstas no Plano Anual já foram concluídas; destaques são para melhorias nas áreas de Esportes, Tecnologia e Recursos Humanos

A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha divulga nesta segunda-feira (11/7), um balanço dos 100 primeiros dias do primeiro ano da nova gestão, em 2022. Das 155 ações desenvolvidas por 10 departamentos, 41 já foram concluídas e 85% estão em andamento.


"Os 100 primeiros dias da nova gestão começaram, efetivamente, a partir de 21 de janeiro de 2022, quando o orçamento anual foi aprovado pelo novo Conselho de Administração da ABQM. Nestes poucos meses, já atingimos quase 30% da nossa meta para este ano. É um balanço positivo e mostra que continuamos fortemente empenhados no fomento e valorização da raça Quarto de Milha no Brasil", explica Diogo Rodrigues Mota, VP da ABQM.


Com 85% dos votos, a chapa "ABQM Renovar & Inovar - Consolidação", encabeçada pelo presidente Caco Auricchio foi eleita para continuar conduzindo a Associação Quartista, no biênio 2021/2023. A nova gestão conta com oito Vice-Presidentes que atuam voluntariamente na entidade e dedicam parte de seu tempo e comprometimento com a gestão da raça no Brasil.


Das 155 ações previstas para o Plano Anual - 2022, os principais avanços da entidade com a nova gestão foram nas áreas de Esportes, Tecnologia e Recursos Humanos. "A ABQM tem fomentado de forma contínua a raça, através da realização de eventos oficiais e oficializados, valorização das premiações, repasse de verbas aos núcleos e associações de modalidades, proximidade e diálogo permanente com as comissões esportivas, além de tantas outras iniciativas que fortalecem toda a cadeia produtiva do Quarto de Milha no país", afirma Neto Garcia, VP da ABQM.


Além da forte atuação nos esportes, os investimentos em tecnologia também fazem parte do planejamento estratégico da nova gestão da ABQM. "Dentre as principais ações já concluídas estão a adequação e implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a substituição, em definitivo, dos Serviços Online pela Central do Quartista. Disponibilizamos também novas funcionalidades no WhatsApp para sócios e a Transferência de Propriedade de Animais com o uso de Certificado Digital. O nosso objetivo é garantir mais segurança aos associados e competidores", explica Zeca Barbero, VP da ABQM.


Na área de Recursos Humanos, a nova gestão da Associação Quartista adotou o modelo híbrido de trabalho com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e aumentar a produtividade. "A nova gestão seguiu uma tendência mundial adotada por grandes empresas no pós-pandemia de Covid-19 para proporcionar maior qualidade de vida a nossos colaboradores pela flexibilidade de manterem parte de suas atividades à distância. Percebemos que essa flexibilidade tem reflexos positivos para todos, melhorando a produtividade da nossa equipe e gerando bons resultados", defendeu Diogo Rodrigues Mota.


A segurança jurídica do Esportes Equestres e o Bem-Estar Animal também são temas prioritários da nova gestão. "Nesses primeiros 100 dias, todas as provas oficializadas que envolvem o cavalo e o boi passaram a ter chancela da ABQM e vaquejada pela ABVAQ, conforme acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério Público Federal. É muito importante fortalecermos e defendermos os esportes tradicionais do setor equestre que movimentam toda uma cadeia econômica, social e cultural no país", destaca Jonatas Dantas, VP da ABQM e também fundador da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ).


"A área de bem-estar cresceu muito, com a implementação das visitas periódicas nas provas oficializadas para acompanhamento dos cuidados com os animais, além de estudos para viabilização de uma ambulância veterinária nas provas oficiais e parceria com a Unesp também voltado ao Bem-Estar Animal. Nas provas oficiais adotamos ainda uma medida orientativa mais proativa e eficaz para cumprimento dos regulamentos. É a ABQM, cada vez mais, preocupada com o bem-estar e a segurança jurídica dos esportes equestres", complementa conselheiro consultivo de Bem-Estar Animal, Francisco Feitosa.


A elaboração do Regimento Interno da Comissão de Jurados para as provas da raça e a criação do Comitê de Inspetores Oficiais do cavalo Quarto de Milha também foram importantes avanços conquistados nesses primeiros 100 dias, além do forte trabalho para a unificação das regras na Vaquejada.


"A ABQM vem buscando valorizar, cada vez mais, o criador e o competidor da Vaquejada. Destacamos a realização do Derby e Congresso 2022, com meio milhão de reais em prêmios, registrando recorde de inscrições. Destaco ainda, a busca pela unificação das regras voltadas para a modalidade, nos aproximando cada vez mais da ABVAQ, a exemplo, cito a limitação do número de inscrições por competidor, e a nova forma de classificação nos eventos oficiais para as categorias jovens e feminina", explica Pauluca Moura, VP da ABQM e atual presidente da ABVAQ.


Na comunicação, diversos projetos transmídia foram implementados visando levar mais informação e aproximar competidores, criadores, proprietários, associados e todo o público quartista da nova gestão da ABQM. "Na comunicação, estamos apostando fortemente no digital. Lançamos o 'Minuto Quartista', que são vídeos curtos nas redes sociais, com uma linguagem mais moderna e interativa sobre temas de interesse da ABQM e do público quartista. Um outro projeto que também já colocamos em prática, nesses 100 primeiros, foi a cobertura dos eventos oficiais, dando mais visibilidade para o competidor, através de entrevistas e conteúdos produzidos por nossa equipe de comunicação e mídias digitais. A gente entende que essa é uma forma de aproximar a ABQM do seu associado. Vamos continuar ampliando essa forma de comunicar, agora, também com matérias exclusivas no canal oficial da ABQM, no YouTube. A nossa ideia é conseguir captar a emoção dentro e fora das pistas", garante Renato Garcia, VP de Comunicação da ABQM.


Futuro do Quarto de Milha


A gestão do Biênio 2021-2023 conta com seis pilares estratégicos de atuação: Estabilização da Segurança Jurídica; Dinâmica e Transparência da Gestão; Ampliação de Projetos Sociais; Evolução do fomento das provas oficiais e oficializadas; Valorização dos criadores e proprietários; Apoio ao empresário-parceiro (jurados, inspetores, promotores, provas). Para o presidente da ABQM, a principal meta da nova gestão é fortalecer a raça Quarto de Milha e toda a cadeia produtiva do setor.


"Essa nova gestão mais estratégica e profissionalizada, trouxe grandes avanços nas atividades de todas as áreas, sem exceção, graças ao comprometimento e disponibilidade dos diretores que atuam de forma totalmente voluntária e no empenho e dedicação de todo quadro de colaboradores, sem contar o apoio recebido dos quartistas", conclui Caco Auricchio.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024