30/08/2023 • 15h52

BLOND DUN’IT POP vence Derby de Laço Comprido 2023 da ABQM

Com o laçador Gilson Alves dos Santos, a égua marcou a nota 224, e foi o destaque da categoria Aberta; conjunto também ganhou o Potro do Futuro de Laço Comprido 2022.

As disputas do Derby de Laço Comprido terminaram, ontem (29), no Parque do Peão, em Campo Grande (MS), com a vitória de BLOND DUN’IT POP (Sugar Pop Step Aheadp x Blond Dun’it Gun) e o consagrado laçador Gilson Alves dos Santos, que marcaram a nota 224, na categoria Aberta. O animal é de propriedade de Maria Cristina Oliveira dos Santos e criação de Marcelo Chiodelli de Souza.

O conjunto vitorioso também já havia vencido o Potro do Futuro de Laço Comprido 2022. O quartista gaúcho é líder do ranking geral da ABQM na modalidade de Laço Comprido.

“Não tenho palavras pra agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida. Tudo que está acontecendo é maravilhoso. Estou fazendo uma carreira fantástica com essa égua no Laço Comprido. Temos ainda a categoria Júnior pra disputar que ela pode se consagrar como tríplice coroada. Vamos em busca de mais esse título”, afirma o laçador Gilson Santos.

Já na categoria Amador, o destaque foi para BELL SHINERS (Shiners San Bell x Little Badger Boon) com Otávio Amaral Correa. O conjunto conquistou a nota 221 na disputa. O animal é de propriedade de Leonardo Amaral Correa e criação de Eugênio Fedrigo Filho.

“A BEEL é uma égua especial demais. No ano passado, ganhamos o Potro do Futuro Amador e agora nos consagramos no Derby, na Amador. Eu brinco que ela é a camisa 10. É um animal que sempre vem nos dando alegria com constância e fidelidade. É uma égua que certamente ainda será uma reprodutora de grandes campeões do Quarto de Milha”, destaca Otávio Amaral Correa.

O 6º Derby de Laço Comprido da raça Quarto de Milha teve premiação total de R$ 22.000 mil aos competidores – um crescimento de 38%, em relação à edição passada. Em 2023, a disputa também registrou aumento no número de animais (19%) e de competidores (24%) em pista.

“Estamos confirmando a qualidade técnica dos laçadores e dos animais que tem demonstrado toda a versatilidade da raça nos esportes equestres. No Derby, temos animais com 5 anos hípicos (um ano a mais que o Potro do Futuro). A competição serve para consolidar a campanha do animal ou ser mais uma oportunidade para se tornar campeão de um evento oficial da ABQM. O Gilson e a BLOND DUN’IT POP fizeram uma campanha irretocável, vencendo o Potro 2022 e agora consolidando a vitória no Derby”, destaca Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

Ontem, terminaram as classificatórias do Campeonato Nacional (categoria Aberta Sênior) e do Potro do Futuro (Aberta). Já nesta quarta (30) e quinta (31) acontecem as classificatórias do Campeonato Nacional, em oito categorias:  Aberta Júnior, Profissional Light, Amador, Amador Light, Amador Principiante, Amazona Jovem e Jovem Principiante, além do Potro do Futuro, nas categorias Profissional Light, Amador e Amador Light. As finais estão previstas para sexta (1) e domingo (3).

As provas oficiais da ABQM acontecem junto com a Etapa Nacional do Circuito de Laço Comprido (CLC), entre 28 de agosto e 10 de setembro. No total, as competições da ABQM e do CLC terão mais de R$ 750 mil em premiações. O evento é aberto ao público.

 

Foto: João Leal

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024