Bunch Freckles e Etelvino Chaves levam título do Potro do Futuro Aberta

Etelvino Chaves e Bunch Freckles

As finais do Campeonato Nacional e Potro do Futuro de Laço Comprido ocorreram ontem - sábado (25 de setembro). Às 16h20, Tiano Doc Bee, montado por Adilson Vitorino dos Santos abriu as competições do Potro do Futuro - Classe Aberta e marcou 212,5. Nas primeiras armadas, as notas não foram muito altas. Elas só vieram quase no final da prova, quando saíram os vencedores. Etelvino Rogério Chaves, o 16º cavaleiro, montando Bunch Freckles, marcou 221 e levou o titulo. Ao sair pelo corredor, vários amigos vieram cumprimentá-lo pela vitória. Debaixo de seus pequenos óculos, ele viu os aplausos aumentarem ao passar pelas arquibancadas. Então, levantou o chapéu e agradeceu. Em segundo, ficou Edson Vanderlei Martins conduzindo Unastarlightdan, marcando 209 na última passada da prova. A terceira colocação foi de Anderson Cabral da Silva, na sela de Patricinha Skippy.

bf2

Cássio Honório e Haidas Blue Pet

Na classe Amador, quem deu o galope da vitória foi Cássio Andrey Jacobina Honório, conduzindo Haidas Blue Pet, com outro 221.

João Guilherme e Aurora Dun'It Pep

O título do Nacional Aberta ficou com Aurora Dun'It Pep

Quando o baile do caarapé já corria solto, foi a vez da disputa pelo troféu de campeão nacional.16 conjuntos entraram em pista pela classe Aberta Júnior. Quem levou a melhor foi João Guilherme Carvalho Acosta, montando Aurora Dun'It Pep, com a nota 224. "Foi um prêmio importante. O patrão dá todo apoio, pois temos de largar tudo e vir competir. Em Esteio (RS), a égua não foi bem, mas agora se transformou", explicou o campeão.

bf4

Enéias Albuquerque e Baby Brisa HGA

Na Aberta Sênior, o nervosismo tomou conta dos competidores. Dos 16 classificados, somente cinco conseguiram acertar a armada. Mesmo assim, com 224, uma das melhores notas do evento, Enéias de Lima Albuquerque mostrou técnica de vencedor e ficou com a fivela de campeão, montando Baby Brisa HGA. "O Jairo de Oliveira (Carica), o Régis e o Mateus me ensinaram o caminho da vitória", agradeceu o competidor.

Rodrigo Ortiz e Skippy Jac

Pela Amador, Skippy Jac, considerado um dos melhores animais na competição fez a alegria de Rodrigo Cezar Ortiz, com a nota 222. "A vitória foi muito importante para divulgar a raça no nosso estado do Paraná, onde há muitos admiradores do Laço Comprido", disse o laçador.

bf6

Ana Paula Cardozo e Sandy Red HMR

As amazonas fecharam as competições, com o mesmo estigma. Quem vence em Esteio (RS), no Congresso, também ganha no Nacional. Foi o que comprovou Ana Paula Rozzo Cardozo, montando Sandy Red HMR, marcando 219,5. "É uma gratificação ser campeã com uma égua maravilhosa, fácil de se comunicar", declarou.

Equipe da ACQM

Muita gente comprando cavalo para o próximo ano

"O crescimento do Laço Comprido está sendo enorme. Muita gente está comprando cavalo nos leilões já pensando em participar no evento do próximo ano", avaliou Nilson Ricartes, presidente da ACQM e um dos organizadores e idealizador do Potro do Futuro e Campeonato Nacional da modalidade, além do regulamento da prova. "Este ano, tivemos 251 inscritos, contra 208 no ano passado", contabiliza. Segundo ele, no Encontro Estadual correram 700 laçadores em todo evento e foram usados 1.300 bois, 16 animais fizeram parte da Galeria dos Garanhões e a premiação foi de R$ 80 mil. "A novidade foi que o evento foi transmitido ao vivo pela Internet, pelo Canal Horse Brasil", disse o embaixador do Laço Comprido no Brasil, que a partir de agora também é presidente da Associação Brasileira de Laço Comprido, fundada dia 24 de setembro, que terá apoio da ABQM. "Vamos organizar provas em todo o território nacional", concluiu.

Texto: Moacyr Russo, de Campo Grande (MS)

Fotos: Gerson Verga/ABQM

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024