O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (31/05), em segundo turno, por 373 votos a 50 e 6 abstenções, a PEC dos Esportes Equestres – Proposta de Emenda à Constituição 304/17 –, que não considera cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, como a Vaquejada, se forem registradas como manifestações culturais e bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro.
Por se tratar de uma mudança na Constituição, eram exigidos, ao menos, 308 votos para a aprovação da proposta. O texto, que já havia passado pelo Senado Federal e agora segue para promulgação pela Mesa do Congresso Nacional, acaba com os entraves jurídicos para a realização de provas equestres em todo o país.
As regulamentações das modalidades, combinadas com a garantia dos bons tratos dos animais, significa um enorme passo no fomento do cavalo e dos Esportes Equestres no Brasil. “A ABQM não poupou esforços para a aprovação da PEC, porque sabe da importância disso para o futuro não só do Quarto de Milha, mas de todas as raças”, destacou Regis Frati, membro do Conselho de Administração da ABQM e coordenador das ações em Brasília (DF).
Veja a proposta na íntegra:
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados