15/12/2020 • 00h00

Campanha ‘Dezembro Verde’ contra abandono e maus tratos de animais tem apoio da ABQM

Zelando por iniciativas como essa, a Associação busca conscientizar tutores de animais e, sobretudo, contribuir para a garantia dos princípios de Bem-Estar Animal

No Brasil, o mês de dezembro é marcado pela campanha ‘Dezembro Verde’, contra o abandono de animais, de pequeno e grande porte. Além do sofrimento, não somente às espécies animais propriamente ditas, o abandono de um animal gera impactos negativos à saúde pública, já que são comprovados os aumentos da ocorrência de zoonoses e de acidentes de trânsito envolvendo animais, quando se encontram nessa situação de negligência.


Levantamento recente indica que, no período das festas de fim de ano, é mais comum que os animais que dependem de um tutor sejam deixados sem cuidado ou atenção. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a guarda responsável pressupõe alguns princípios: ao adquirir/adotar um animal, o tutor aceita e se compromete a assumir uma série de deveres para o seu bem-estar, bem como a sua inteira proteção.


Para o CFMV, a manutenção da saúde ou prevenção de danos que este animal possa causar à população ou ao meio ambiente também é de responsabilidade do tutor. Considerando que o conjunto de atitudes chamado de guarda responsável visa o bem-estar dos animais, o triste ato de abandonar um animal, independentemente do motivo, é uma forma de maus-tratos, considerado crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei federal 9.605/1998).


Neste sentido, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), através do Departamento de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, reafirma sua constante preocupação com o bem-estar dos animais e manifesta apoio à campanha ‘Dezembro Verde’. Zelando por iniciativas como essa, a entidade busca conscientizar tutores de animais e, sobretudo, contribuir para a garantia dos princípios de Bem-Estar Animal.


“É de suma importância que tenhamos o conceito de guarda responsável presente na sociedade. Se um animal apresentar problema de comportamento ou saúde, o tutor deve procurar ajuda e auxílio técnico, mas de forma alguma abandonar. Ter um animal é uma responsabilidade muito grande, e por isso temos o dever de ser agentes conscientizadores contra o abandono”, completa Orlando Filho, gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024