Como escolher um Reprodutor
Símbolo de beleza, força e virilidade o garanhão é o cartão de visitas de um haras, recebe tratamento especial, devido a sua grande importância e valor.Hoje, existem pessoas especializadas em escolher este garanhão ainda potro, para que, no futuro, possa ser um marco na criação daquele haras, são pessoas atualizadas, conhecedoras do cavalo e de cruzamentos com visão técnica e comercial
Símbolo de beleza, força e virilidade o garanhão é o cartão de visitas de um haras, recebe tratamento especial, devido a sua grande importância e valor.Hoje, existem pessoas especializadas em escolher este garanhão ainda potro, para que, no futuro, possa ser um marco na criação daquele haras, são pessoas atualizadas, conhecedoras do cavalo e de cruzamentos com visão técnica e comercial.Alguns cavalos inteiros adultos tornam-se garanhões pelo fato de serem extremamente habilidosos em suas modalidades, colecionando inúmeras vitórias em suas carreiras sendo elas no trabalho, na corrida ou na conformação.
Outros porém tornam-se garanhões pelas simples oportunidades dadas por seus proprietários e conseguem responder à altura em suas produções, mantendo-se como grandes reprodutores.
Existem alguns itens a serem avaliados para obtermos um bom garanhão, como seguem:
Necessariamente o animal deve ser registrado na Associação da raça, sendo de origem nacional ou importada, possuindo o maior número de bons animais em sua família. Pai, mãe, avós de excelentes pedigrees, campanhas em provas e o mais importante precisam ser produtores, que é a transmissão da carga genética das qualidades demonstradas no animal em seus produtos.
O animal deve possuir um fenótipo (aspecto físico) preconizado pela Associação ou seja, possuir características morfológicas condizentes com o padrão da raça. Dependendo da idade, ter sido um cavalo vitorioso nas pistas mostrando sua grande aptidão, quando possível, pois inúmeros bons cavalos ficam incapacitados fisicamente para provas.
O animal deve ter sua sanidade comprovada com exames e vacinação atualizada.Deve ser feito um avaliação do trato reprodutivo por um médico veterinário, avaliando partes importantes como pênis, testículos presentes na bolsa escrotal, tamanho, consistência e um exame andrológico para a averiguação do sêmen, quanto à qualidade e patologias.
Estes são alguns fatores para escolher um garanhão, mas não devemos nos esquecer que garanhão nenhum produz sozinho, por isso, devemos estudar sempre os melhores cruzamentos e as características morfológicas de cada animal para assim melhorarmos sua progênie (produção).
Lembrem-se, os cavalos têm um período de vida curto, assim o reprodutor tem pouco tempo para que realmente se prove na sua função e quando seus filhos estão aprovados, este animal já estará com idade aproximada de 8 a 10 anos restando poucas temporadas de monta.
Outro detalhe importante, é que de nada adianta fazer um bom cruzamento e não criar bem este produto. Pois hoje, todo grande garanhão ou toda grande égua nasceram de cruzamentos certos e tiveram excelentes criações e treinamentos.
Bruno Fritzsons Bonin - Médico Veterinário de Eqüinos Residente no Guilherme Gregolin Services CenterTel: 015 99717-4235
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Cruzamentos “Mágicos” do Quarto de Milha
A criadora e membro do Conselho de Administração da ABQM, Maria Clara do Amaral Cambrai, baseada em dados fornecidos pela Equi-Stat stallion Pages, da Revista The Quarter Horse News Stallion Register (2007 e 2008)
Arterite viral eqüina
É uma doença infecciosa provocada pela ação de um vírus que se manifesta por meio de sintomas respiratórios e ocorrência de aborto em éguas, isso devido às lesões causadas nas pequenas artérias. Apesar do vírus ter sido identificado pela primeira vez na Europa, no ano de em 1953, a maior parte das informações dessa doença vem dos Estados Unidos. Na América do Sul, o vírus foi isolado pela primeira vez, a partir do sêmen de um garanhão soropositivo na Argentina.
Sobre a Equoterapia
Educação Eqüestre
Um cavalo que passa por períodos de intensas confusões no começo da sua carreira, com certeza acabará se tornando mais nervoso, medroso, angustiado, inseguro, frustrado ou ressentido