Congresso QM: os campeões da Maneabilidade e Cinco Tambores

Congresso QM: os campeões da Maneabilidade e Cinco Tambores

Tempo bom na cidade de Avaré, palco das provas do cavalo Quarto de Milha na realização do seu 20º Congresso. Hoje (20/04), primeiro dia do evento, a pista de Velocidade do Parque dr. Fernando Cruz Pimentel já registrou seus primeiros campeões.

Na categoria Aberta de Maneabilidade e Velocidade, o vencedor foi o paranaense Hugo Cesar Ribeiro, montando Tenesse Trouble VB. O conjunto entrou em pista com determinação e fez o melhor tempo - 48s787 - entre os dez competidores. "Entrei com um pouco de medo", confessa Hugo, que não teve muito tempo para treinar. O segundo conjunto a entrar em pista tinha feito um tempo muito bom (49s460) e eu não sabia se seria capaz de ultrapassá-lo. Mas deu tudo certo e, no final, ganhei por um segundo de diferença", comemora.

Correndo pela categoria Amador - Dezenove anos ou mais - o cavaleiro Leandro Dias Alcoléa passou com dois animais: Shock Me Sucess, pegando a terceira colocação, e Lorinha RM 89, veterana na Maneabilidade, conquistando o título de campeão, com o tempo de 48s860. Para Leandro, que treina no Vailas Ranch, em Sorocaba (SP), "o treinamento da Lorinha é mais um condicionamento. É mais galope, porque ela já tem muita familiaridade com o percurso de Maneabilidade". O campeão também comentou sobre a prova: "Estava boa demais, bastante concorrida", disse.

Na categoria seguinte, a Amador Master, foi a vez do pai de Leandro fazer bonito. José Luiz Dias Alcoléa, também com a montaria Lorinha RM 89, fechou a prova com o tempo de 50s501, sagrando-se mais uma vez o campeão na Maneabilidade e Velocidade. Ele agora completa 82 títulos pela ABQM, obtidos em Congressos e Copas dos Campeões em provas de Tambor, Baliza e Maneabilidade. O campeão defende a modalidade, dizendo que essas provas são as que melhor demonstram a versatilidade do cavalo Quarto de Milha e expressa também sua satisfação em ganhar. "A gente não ganha só na pista não", diz Alcoléa, e completa: "É preciso um conjunto de coisas para se chegar à vitória, e tudo isso, como treinamento, dedicação, vontade, é colocado à prova quando chegamos para competir".

Ricardo Lia Mondelli, que treino no VS Treinamentos, em Bauru (SP), montou Primeira do Juninho e venceu na Principiante Amador com o tempo de 57s699. O cavaleiro nem disfarçava sua alegria. "Treinei bastante, não vou negar. A pista estava escorregadia e essa foi a terceira passada da égua. Ela está na Maneabilidade há pouco mais de um ano e vem se saindo muito bem.Tratei de ficar alerta, mas otimista, e principalmente me manter equilibrado. Esta é uma prova cadenciada e o conjunto tem de impor um ritmo. Não adianta querer entrar com tudo no começo", comentou Ricardo.

Pela categoria Aberta, o vencedor foi o treinador paranaense Lauri Martins Gularte com Prince Targus ADW. A disputa de chave pelo primeiro lugar foi empolgante, com os dois conjuntos - Lauri/ Prince e Archeson Pedrosa/ Solano Love - saindo do brete, literalmente, emparelhados. A decisão só veio no finalzinho do percurso. Lauri Martins agradeceu ao proprietário de Targus, o criador Alexandre Wustro pela confiança que depositou nele. O campeão fez questão também de agradecer à sua esposa, que vem preparando os animais de forma brilhante, o ajudando muito no LG Treinamentos, que fica em Maringá (PR). "Esta semana me dediquei totalmente ao treinamento de Cinco Tambores", diz Lauri. Para ele, o diferencial é o cavalo entrar calmo em pista. "Se ele sair bem do brete, já tem 70% de chance na prova. E depois, tem que ter fôlego para tocar o final do percurso", completa.

A vitória de Aureo Antonio Fiorita no Amador Master foi um grande presente, com duas conotações. A primeira delas é que hoje, dia 20 de abril, é seu aniversário; a segunda conotação diz respeito a uma "disputa" entre amigos. Aureo e José Luiz Alcoléa estão sempre concorrendo na Maneabilidade. Aureo brinca, dizendo que já é penta-vice-campeão do amigo. Mas hoje essa história mudou! Na disputa final dos Cinco Tambores Master, os dois "brigavam" pelo primeiro lugar, enquanto a arquibancada vibrava junto, cheia de expectativa. Aureo montando First Skippy G, e Alcoléa com Melodys Ifyoucan. Saíram juntos, mas na primeira virada Aureo ganhou vantagem e venceu a prova comemorando com muito entusiasmo. "Nossa, nem acredito. Foi um presentão de aniversário", disse o campeão.

Na Principiante Amador venceu Marcio Dib de Oliveira, montando o animal de sua propriedade, Contagious Catch. Já na categoria Jovem, o campeão foi o cavaleiro carioca Matheus Chiapeta montando Dixie Bar Moon.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024