Controle da Gestação
O médico Veterinário é o profissional mais capacitado e responsável pelo bem-estar do feto eqüino e controle da gestação.
O médico Veterinário é o profissional mais capacitado e responsável pelo bem-estar do feto eqüino e controle da gestação.
Palpação Retal
O método mais simples de determinar a presença e viabilidade de um feto é pela palpação retal do útero da égua. Por volta dos dias 17 a 20 da prenhez inicial, o útero apresenta um aumento no tônus e torna-se mais tubular. A cérvix fica mais firme, fechada e em formato de "bastão".Aos 21 a 60 dias há um aumento de volume na base de um ou ambos (gêmeos) os cornos uterinos.
Já dos 60 aos 120 dias este aumento de volume torna-se mais discreto, os cornos ficam mais difícies de serem palpados e o corpo torna-se mais proeminente e repleto de líquido. O feto já pode ser baloteado.
Durante o último terço da gestação, a cabeça e os membros anteriores fetais, se em apresentação anterior, podem ser prontamente detectados e os movimentos fetais podem ser observados após baloteamento, pela palpação retal. A falta de movimento fetal não deve ser o único determinante da viabilidade do feto, pois os períodos de "sono" do feto não se acompanham de atividade. Entre 100 e 120 dias o feto pode ser palpado e seu tamanho estimado para determinar o mês aproximado de gestação.
Ultra-sonografia
É necessario se ter experiência para utilizar o ultra-som, pois é preciso o posicionamento correto do aparelho para a interpretação precisa dos resultados. Por esse motivo, o aparelho não é substituído pela perspicácia clínica.
A ultra-sonografia pode ser usada para diagnóstico precoc da prenhez e também de uma possível prenhez gemelar, além da determinação de morte embrionária.
O ultra-som é refletido à medida que passa através dos tecidos.Tecidos densos refletem a maioria dos raios de ultra-som que os atingem e aparecem brancos em máquinas convencionais. Líquidos não refletem som, aparecendo então um negra. Órgãos de tecidos moles refletem graus variados de som e se apresentam como diferentes tonalidades de cinza.
No caso de uma prenhez positiva, observamos uma imagem negra (não ecogênica), estrutura esférica e circundada por um área luminosa de tecido uterino, que é a vesícula embrionária repleta de líquido. Por volta dos 14 e 15 dias a vesícula tem de 17 a 22mm de diâmetro. De 24 a 27 dias, os movimentos cardíados do embrião viável podem ser observados. O primeiro orgão embrionário a ser reconhecido é o coração, que aparce como uma imagem não ecogênica e pulsátil.
Deve-se ter muito cuidado para não confundir uma vesícula embrionáriacom um cisto endometrial.
Atualmente, existem outros métodos para um diagnósticos seguro de gestação, como a detecção de PMSG ou ECG (gonadotrofina coriônica equina) e estrógenos placentários. Porém, a palpação retal e a ultra-sonografia, são sem dúvidas os métodos mais comumente utilizados.
Email: [email protected]
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Cruzamentos “Mágicos” do Quarto de Milha
A criadora e membro do Conselho de Administração da ABQM, Maria Clara do Amaral Cambrai, baseada em dados fornecidos pela Equi-Stat stallion Pages, da Revista The Quarter Horse News Stallion Register (2007 e 2008)
Arterite viral eqüina
É uma doença infecciosa provocada pela ação de um vírus que se manifesta por meio de sintomas respiratórios e ocorrência de aborto em éguas, isso devido às lesões causadas nas pequenas artérias. Apesar do vírus ter sido identificado pela primeira vez na Europa, no ano de em 1953, a maior parte das informações dessa doença vem dos Estados Unidos. Na América do Sul, o vírus foi isolado pela primeira vez, a partir do sêmen de um garanhão soropositivo na Argentina.
Sobre a Equoterapia
Educação Eqüestre
Um cavalo que passa por períodos de intensas confusões no começo da sua carreira, com certeza acabará se tornando mais nervoso, medroso, angustiado, inseguro, frustrado ou ressentido