Departamentos da ABQM em foco

STUD BOOK   Procedimentos do Stud Book em caso de espólio   A ABQM informa que, atendendo à legislação em vigor, adota os seguintes procedimentos com relação aos animais que devem ser objeto de inventário, em razão de falecimento de seu proprietário: a) Qualquer documento destinado ao Stud Book de animais de plantel de proprietário falecido, somente será aceito com a abertura de inventário judicial ou mediante a exibição de escritura pública de inventário extrajudicial onde conste a relação dos animais que pertenciam ao falecido; b) A transferência de propriedade somente poderá ser realizada mediante autorização judicial (alvará) ou pela exibição de escritura pública de inventário extrajudicial. A simples assinatura do inventariante, dos herdeiros ou do cônjuge do falecido, não possui valor legal. Isto se aplica também aos leiloeiros quando o animal for adquirido em leilão público, seja presencial ou virtual. c) A assinatura de Contrato de Arrendamento ou de Transferência de Direitos do Produto, inclusive de Transferência de Embrião (TE), também será aceito somente com a autorização judicial (alvará) ou mediante a exibição de escritura pública de inventário extrajudicial; d) Os comunicados de cobertura, notificação da doadora e pedidos de segunda via de registros poderão ser realizados em nome do espólio, na pessoa do inventariante nomeado, desde que seja apresentado documento atualizado que comprove a sua condição de inventariante, mesmo que o inventário judicial ainda esteja em curso. Os Pedidos de Registro de produtos nascidos após a data de falecimento do proprietário no curso do inventário serão registrados em nome do espólio, com a autorização do inventariante. e) No caso de Copropriedade ou Condomínio, a administração do plantel poderá continuar sendo realizada normalmente pelo administrador do condomínio ou coproprietário, com exceção da transferência de animais, que somente se dará através de alvará judicial ou escritura pública de inventário, no caso de inventário extrajudicial. 

Publicado na Revista QM - Edição 202

STUD BOOK

 

Procedimentos do Stud Book em caso de espólio

A transferência de propriedade será realizada somente com autorização judicial (alvará) ou escritura pública de inventário extrajudicial

A ABQM informa que, atendendo à legislação em vigor, adota os seguintes procedimentos com relação aos animais que devem ser objeto de inventário, em razão de falecimento de seu proprietário:

a) Qualquer documento destinado ao Stud Book de animais de plantel de proprietário falecido, somente será aceito com a abertura de inventário judicial ou mediante a exibição de escritura pública de inventário extrajudicial onde conste a relação dos animais que pertenciam ao falecido;

b) A transferência de propriedade somente poderá ser realizada mediante autorização judicial (alvará) ou pela exibição de escritura pública de inventário extrajudicial. A simples assinatura do inventariante, dos herdeiros ou do cônjuge do falecido, não possui valor legal. Isto se aplica também aos leiloeiros quando o animal for adquirido em leilão público, seja presencial ou virtual.

c) A assinatura de Contrato de Arrendamento ou de Transferência de Direitos do Produto, inclusive de Transferência de Embrião (TE), também será aceito somente com a autorização judicial (alvará) ou mediante a exibição de escritura pública de inventário extrajudicial;

d) Os comunicados de cobertura, notificação da doadora e pedidos de segunda via de registros poderão ser realizados em nome do espólio, na pessoa do inventariante nomeado, desde que seja apresentado documento atualizado que comprove a sua condição de inventariante, mesmo que o inventário judicial ainda esteja em curso. Os Pedidos de Registro de produtos nascidos após a data de falecimento do proprietário no curso do inventário serão registrados em nome do espólio, com a autorização do inventariante.

e) No caso de Copropriedade ou Condomínio, a administração do plantel poderá continuar sendo realizada normalmente pelo administrador do condomínio ou coproprietário, com exceção da transferência de animais, que somente se dará através de alvará judicial ou escritura pública de inventário, no caso de inventário extrajudicial.

Caso esteja vivenciando qualquer uma das situações acima, sugerimos que consulte um advogado de sua confiança. Os colaboradores da ABQM não estão autorizados a prestar orientação nesses casos.

A ABQM poderá divulgar novos esclarecimentos de casos não abrangidos nesta informação.

ADMINISTRATIVO

Preserve sempre a saúde de seu cavalo

A ABQM faz vários alertas para que você tenha cuidados especiais com seu cavalo e mostra penalidades impostas pela AQHA a importantes treinadores de Corrida nos EUA

O assunto ?Doping? geralmente aparece nos noticiários, quando se refere a importantes conquistas de atletas, que geralmente batem recordes nos mais variados seguimentos esportivos.

Mas, o que é exatamente o Doping, e o que faz com que uma substância seja considerada ilícita para as confederações esportivas? Segundo a professora e bióloga Carla Matos Viegas (educadora no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan - SP), em matéria publicada no Google, de acordo com a Agência Mundial Antidoping (WADA, em http://www.wada-ama.org), o doping é, atualmente, definido dentro de três variáveis:

1 ? A substância induz aumento ilícito do desempenho físico dos atletas.

2 ? Provoca prejuízo à saúde do atleta pelo uso de substância (de forma mais clara, um medicamento favorece o rendimento do atleta, mas causa efeitos colaterais prejudiciais à saúde do mesmo)

3 ? É contrário ao espírito do esporte.

Além das substâncias que alterem o rendimento físico dos atletas, também são proibidas substâncias que, sabidamente, são usadas para ?mascarar? a existência de uma substância que efetivamente altere esse rendimento.

foto2

O doping e o uso inapropriado de medicamentos normais apresentam sérios perigos para a integridade e reputação do nosso esporte

Ainda segundo a WADA, ao se analisar uma substância, se duas dessas três variáveis estiverem presentes, a substância em questão pode ser incluída na ?lista proibida?, ou seja, na lista de substâncias de uso proibido por atletas. Essa lista está em constante atualização, o que faz com que todos os profissionais do esporte, sejam atletas, médicos ou treinadores precisem consultar a lista frequentemente, para evitar o uso acidental de alguma dessas substâncias.

Outra entidade que está em forte campanha é a Federação Equestre Internacional (FEI), com o ?jogo limpo?. Para ela o esporte equestre deriva de sua credibilidade e aceitação do público para o conceito de ?jogo limpo?. Segundo a entidade, o melhor animal ou time deve vencer de forma justa e honesta, tendo competido sob condições equitativas e sob regras que são justas e aplicadas uniformemente, com verdadeira competência. O doping e o uso inapropriado de medicamentos normais apresentam sérios perigos para a integridade e reputação do nosso esporte, porque eles dão aos animais atletas vantagem injusta e ameaçam o seu bem-estar. Portanto, é de responsabilidade de toda a comunidade equina: competidores, veterinários, tratadores, gerentes, treinadores, proprietários se unirem para ajudar a combater o doping e o uso inapropriado de medicamentos através de melhor educação e crescente vigilância.

A Campanha Esporte Limpo da FEI é um esforço sincronizado em vários níveis para proporcionar a todos os nossos públicos informações e ferramentas necessárias para resolver a questão do doping e do uso de medicação inapropriada. A entidade espera que a campanha também sirva como uma chamada para reafirmarem o seu compromisso ao ?jogo limpo? e ao bem-estar animal. A concepção de Esporte Limpo é muito mais do que uma nova lista de substâncias proibidas e um livro de regras.

Você encontrará no site da FEI (www.feicleansporte.org) tudo o que você precisa saber sobre as regras em relação ao doping e à medicação, bem como informações sobre a Lista Equina de Substâncias Proibidas. Essa Lista contém substâncias individualmente nomeadas que são banidas ou controladas nos Eventos da FEI e é objeto de revisão anual. Jogo-limpo no esporte equestre também significa que há aderência às medidas necessárias para o controle de doping dos atletas humanos, como em qualquer grande esporte.

Nosso ?atleta? Quarto de Milha

Engana-se aquele que acha que é correto aplicar uma substância que aparentemente não tenha nenhum significado de ?doping?, para aliviar uma pequena dor que seu cavalo esteja sentindo. Seja por uma batida provocada no embarque ou mesmo no transporte para participar de uma prova, decorrente do inchaço nos boletos, na canela ou em outra parte do corpo que poderá prejudicar seu desempenho. A ABQM recomenda para que você que é o proprietário, treinador ou àquele que entra em pista para competir, para que antes de aplicar o medicamento em seu cavalo consulte um veterinário e não o coloque em pista. Preserve-o. Lembre-se que qualquer substância aplicada no cavalo, estará mascarando sua dor e, ao contrário do que se imagina, não está preservando seu bem-estar. Além disso, você não estará agindo corretamente com outros competidores que às vezes, mesmo sabendo que seus animais não estejam clinicamente 100%, não utilizaram de nenhuma substância. Sabemos que isso poderá acarretar prejuízos, tanto financeiro quanto em relação ao título que poderia ser conquistado. Você pode ainda até indagar: ?Viemos de tão longe, gastei uma ?nota preta? para estar aqui e não vou correr! E a pontuação do cavalo e a minha como é que ficará, vamos ficar para traz!?. Mais uma vez lembre-se que, aparentemente o que era apenas uma leve dor poderá provocar um problema grave e colocar em risco definitivamente a campanha atlética de seu animal. A ABQM sabe também que tem pessoas que não estão nem ai para o espírito de competitividade ou em relação à saúde do animal e aplicam fortes medicamentos. Eles pensam apenas na premiação, na conquista do troféu e em aparecerem como destaques nos órgãos de imprensa. Mas, estes que aparentemente se julgam ?espertos?, estão comprometendo a vida atlética de seu animal e poderão ser pegos em exames e receberem fortes punições.

Abaixo, a ABQM faz um comunicado aos Núcleos e organizadores de provas oficializadas, alertando sobre a importância na aplicação de exames de antidoping. Acompanhe também as fortes punições que a AQHA implantou recentemente em importantes treinadores de Corrida nos EUA. 

Comunicado da ABQM sobre antidoping

Conforme o Regulamento Geral de Concursos e Competições em vigência em seu artigo 55º: ?A ABQM ou a entidade promotora fará a seu critério exames antidoping nos Circuitos, Campeonatos Regionais, Estaduais e Provas Oficializadas?.

Coletas realizadas em eventos da ABQM são encaminhadas para o Jockey Club de São Paulo

A ABQM, sem nenhuma comunicação prévia, poderá a seu critério realizar coleta para exame antidoping. A Associação informa ainda que os eventos que aderirem e custearem de forma voluntária a realização de exames antidoping, em suas etapas, arcará os pagamentos dos honorários de julgamento do Juiz Oficial da ABQM.

A ABQM fará a seu critério Exame de Controle de Doping, em todos os animais pertencentes à Raça Quarto de Milha, registrados no Stud Book da ABQM, que estejam participando de eventos oficiais ou de eventos que enviaram pedido de oficialização ao Departamento de Esportes da Associação, mesmo que o animal esteja participando com a opção de não pontuar pela ABQM. Essa norma entrou em vigor a partir de 14/11/2012.

 

AQHA suspende treinadores

Segundo publicado no Jornal Q-Racing (9/10/2012), a American Quarter Horse Association (AQHA) anunciou as medidas tomadas em relação aos 11 treinadores que foram suspensos recentemente pela Comissão de Corrida da Louisiana e pelo Conselho de Administração Zia Park (Novo México), em consequência de testes positivos de drogas em cavalos. Esses treinadores foram suspensos por períodos que variam de três a dez anos e pagamento de multa de US$ 2,5 mil até US$ 20 mil.

Além disso, efetivamente em 19 de outubro, a AQHA informou que os cavalos que estavam sobre a responsabilidade destes treinadores estão inelegíveis para receber os pontos de corrida ou prêmios, incluindo o campeão do final de ano ou o reconhecimento para a grande pontuação regional AQHA. Ficaram inelegíveis para entrarem em qualquer competição regional AQHA ou ter bonificações, inclusive nos resultados de 2012 do Bank of America Racing Challenge Championships que seria realizado no dia 27 de outubro no Prairie Meadows Race Track Casino, em Altoona, IA.

As suspensões abrangem negação de acesso a todas as pistas de corrida, instalações de apostas fora das pistas e pistas de treino da jurisdição da Comissão de Corrida da Louisiana. Sob a jurisdição da Comissão de Corrida do Novo México, consta a exclusão de treinadores de todas as áreas, bem como estipula que todos os proprietários de cavalos, treinados ou sob os cuidados deles, são inelegíveis para serem inseridos ou para iniciarem em qualquer corrida.

Segundo a matéria, esses treinadores têm direito a recurso pela jurisdição de Corrida, que emitiu as ações disciplinares, mas que a AQHA irá continuar monitorando os casos e assumiu suas ações enquanto aguarda o resultado final.

O texto informa ainda que a AQHA irá continuar trabalhando com todas as jurisdições de Corrida em que participam os Quarto de Milha norte-americanos, para desenvolver um banco de dados dos seus membros para ter acesso e para comunicar sobre regras e onde a entidade é capaz de oferecer assistência.

?A maioria dos membros destas comissões ama e aproveita o seu tempo livre com os seus cavalos. Eles querem esclarecer a questão das drogas e a AQHA tem se dedicado a usar todos os recursos disponíveis para garantir que isso aconteça?, expressou na matéria o diretor de Corrida da AQHA, Don Treadway. Ele informou que as declarações feitas nos últimos meses sobre os hipódromos de Los Alamitos, Ruidoso Downs, Remington Park e ações tomadas pelas jurisdições de Corridas na Califórnia, Novo México e Louisiana mostram que o progresso está sendo feito. ?Nós os aplaudimos pelos seus esforços na resolução dessas questões e encorajamos as jurisdições de corrida a retribuir e reconhecer regras de outras jurisdições?, concluiu Don.

ABQM terá um representante permanente na Convenção AQHA

 Com muita satisfação, a Diretoria da ABQM participa a todos os seus associados que recebeu no dia 25 de outubro uma carta assinada por Don Treadway, vice-presidente Executivo da American Quarter Horse Association (AQHA), informando que foi aprovado uma cadeira destinada à ABQM no Conselho de Administração na próxima Convenção Anual AQHA, no mês de março, em Houston (EUA), para fazer parte permanentemente destas reuniões. Toda a documentação deste representante, selecionado pela Diretoria da ABQM, deverá ser encaminhada até o dia 1º de fevereiro para análise dos executivos norte-americanos da AQHA?s Nominations & Credentials Committee (NCC).

Treadway relata na carta que os membros do Conselho de Administração da AQHA, acham que a ABQM representa bem as áreas de interesse da raça Quarto de Milha e que o Brasil tem um grande potencial para crescer em âmbito mundial, além dos 360 membros que existem hoje.

Ele recomenda que este representante brasileiro tenha um amplo conhecimento das atividades da raça em todos os seus seguimentos. Pois, para que seja encaminhado à aprovação na Convenção, o Conselho de Administração da AQHA irá entrevistá-lo durante a reunião em Houston.

Sendo aprovado, ele participará de uma reunião com os novos diretores que será realizada segunda-feira na conclusão da Convenção.

ABQM realizou palestra administrativa com todos os funcionários

No início da manhã de 23 de novembro, no tattersall do Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), foi realizada uma palestra para divulgação dos princípios organizacionais da ABQM com o foco em Missão, Visão e Valores. O evento foi conduzido a todo quadro de colaboradores da ABQM, pelo Superintendente Administrativo, Celso Minchillo, visando à integração interdepartamental sobre o que representa a entidade e a raça para os criadores quartistas. Após alguns workshoppings realizados com os gestores de todas as áreas, foram definidos os tópicos em relação à Missão, Visão e Valores.

foto4

Palestra contou com presença maciça dos colaboradores

Missão - Fomentar a raça Quarto de Milha em todo o território nacional por meio de realização de eventos e apoio a núcleos e associações afiliadas, preservar o padrão da raça e prestar serviços com excelência gerando valores para os associados, criadores, colaboradores e sociedade.

Visão - Ser reconhecida pela excelência nos serviços prestados, garantindo o crescimento sustentável da associação.

Valores - Subdivididos em Respeito: O respeito às pessoas é a base para construção de qualquer relacionamento na ABQM.

Estandarte da Missão, Visão e Valores

Tratar as pessoas com consideração, atenção e tolerância às diferenças; Comunicação: Comunicar de forma transparente e precisa, utilizando as diversas ferramentas e recursos disponíveis para difundir as informações das áreas; Integridade: Construir uma relação de confiança, agindo com honestidade, impessoalidade e integridade em todas as ações, respeitando os princípios morais e éticos; e Excelência: Nosso compromisso é a excelência em qualidade, objetivando o pleno atendimento e satisfação dos associados com melhorias contínuas dos processos e valorizando os colaboradores. 

O Departamento de Marketing da ABQM está preparando ótimas oportunidades, para que sua empresa seja nossa parceira nos três principais eventos oficiais da raça Quarto de Milha, durante o ano de 2013, respectivamente, no Congresso Brasileiro, realizado no mês de abril; o Campeonato Nacional, em julho; e o Potro do Futuro & Copa dos Campeões (outubro).

Promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), esses eventos esportivos de âmbito nacional e internacional são realizados no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa), na cidade de Avaré (SP), totalmente em pistas cobertas, complementados por uma infraestrutura impar que proporciona a todos os presentes muito conforto, tanto aos competidores quanto aqueles que assistem as provas nas arquibancadas.

MARKETING

Seja um parceiro da ABQM em 2013

 

O Departamento de Marketing da ABQM está preparando ótimas oportunidades, para que sua empresa seja nossa parceira nos três principais eventos oficiais da raça Quarto de Milha, durante o ano de 2013, respectivamente, no Congresso Brasileiro, realizado no mês de abril; o Campeonato Nacional, em julho; e o Potro do Futuro & Copa dos Campeões (outubro).

Promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), esses eventos esportivos de âmbito nacional e internacional são realizados no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa), na cidade de Avaré (SP), totalmente em pistas cobertas, complementados por uma infraestrutura impar que proporciona a todos os presentes muito conforto, tanto aos competidores quanto aqueles que assistem as provas nas arquibancadas.

foto6

As provas da ABQM são realizados totalmente em arenas cobertas

Estes três eventos estão homologados pela Lei de Incentivo ao Esporte Federal e Estadual, o que proporcionará à sua empresa benefícios fiscais participando como patrocinadora. Em 2012 contamos com a participação de 220 empresas expositoras, que em sua maioria elegeu esses campeonatos como os melhores do segmento equino do Brasil, tendo mais de 95% de aprovação com os conceitos de ótimo e bom.

O Departamento de Marketing da Associação calcula que, com a vinda de quartistas de várias regiões do País para o evento, fomente em média, para a cidade e região gastos em torno de R$ 7,5 milhões, com despesas na rede hoteleira, restaurantes e similares, postos de combustíveis e o comércio em geral. O evento proporciona também aos visitantes a oportunidade de conhecerem as novidades do mercado, seja em relação à vestimenta ou que envolve o cavalo em geral, com inúmeros estandes instalados no parque.

Eventos oficiais obtiveram 95% de aprovação com os conceitos de ótimo e bom.

Além dos benefícios fiscais, sua empresa estará presente durante toda a temporada 2013 nos dois mais importantes veículos de comunicação oficial da raça. Um deles é a Revista QM, que já está em sua 202ª edição, trazendo sempre informações importantes e atuais de todas as atividades nas quais a raça é notícia no Brasil como no exterior há mais de 28 anos. Um veículo com apresentação nobre e técnica fotográfica de alta qualidade, que apresenta toda a beleza e funcionalidade do ?Cavalo Mais Versátil do Mundo?. O outro é o Portal ABQM (www.abqm.com.br), onde sua empresa contará com um canal de comunicação altamente segmentado, e de extrema qualidade, atuante e de relevância no universo quartista brasileiro e da América Latina. Acompanhe os acessos em 2012: a) número de visitantes únicos: 332.120; b) número de visitas: 1.008.274;  c) número de páginas

 acessadas: 3.821.100; e d) média de visualizações mensais: 318.425 páginas.

É também a garantia de ter sua marca e seus produtos sendo vistos ao vivo por intermédio de importantes órgãos da mídia, que fazem as coberturas jornalísticas levando imagens há milhões de pessoas e empresas com alto interesse em informações, produtos e serviços ligados à raça Quarto de Milha.

Contamos com sua participação. Obtenha outras informações de todas as atividades da ?Raça Mais Versátil do Mundo? pelo site: www.abqm.com.br

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024