O diretor Internacional da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Marcos Sá, recebeu no último Hall of Fame 2022, na sede da American Quarter Horse Association (AQHA), organizadora do evento, uma lembrança inestimável de um dos ícones da raça - Corona Cartel.
O garanhão nascido em 1994 - que nos deixou em 2019, aos 25 anos, foi um dos seis cavalos homenageados no Hall da Fama 2022, da AQHA. O diretor da ABQM é o único membro brasileiro do Executive Hall of Fame Committee AQHA - comitê americano que elege os cavalos e os associados que serão eternizados na galeria da fama do Quarto de Milha.
A honraria foi concedida ao diretor da ABQM pelo Lazy E Lanch - tradicional rancho americano focado na reprodução, melhoramento genético, criação e treinamento de cavalos de corrida da raça Quarto de Milha, onde viveu Corona Cartel.
"É uma longa tradição entre os cavaleiros que, quando um grande cavalo morre, pedimos perdão e permissão a esse animal para remover alguns pelos da sua cauda, pelos quais ele poderá ser lembrado. No futuro, quando essa crina for vista por outras pessoas, imediatamente lembrarão o que um grande cavalo pode fazer para mudar vidas e a história. Esta lembrança é apresentada a Marcos Sá, em um pequeno esforço para agradecê-lo pelas muitas contribuições que garantiu para a expansão e popularidade do Quarto de Milha na América do Sul, nos últimos 50 anos", informa o comunicado oficial assinado por F.E Butch Wise, ex-presidente da AQHA e administrador do Lazy E Ranch ao reconhecer a relevância do membro brasileiro.
"Seu envolvimento altruísta e suas muitas iniciativas ao longo dos anos foram fundamentais para o sucesso do Quarto de Milha. Me parece justo que Marcos Sá tenha essa lembrança do Corona Cartel, já que ambos foram grandes contribuintes para a raça Quarto de Milha", finaliza Wise.
Quem foi Corona Cartel?
Nascido em março de 1994, na Califórnia, um dos exemplares da raça Quarto de Milha mais famosos do mundo é filho de Holland Ease em Corona Chick, por Chicks Beduino. Corona Cartel se tornou uma lenda do Quarto de Milha, segundo a AQHA, primeiro como um craque nas pistas e depois na reprodução. Em números atuais, Corona Cartel é produtor de ganhadores de mais de US$ 60 milhões.
O garanhão precisou ser sacrificado em dezembro de 2019, aos 25 anos, por conta de problemas relacionados com a idade avançada. Corona Cartel foi enterrado no Lazy E Ranch, em Oklahoma (EUA), onde vivia desde 1997.
Para o diretor Internacional da ABQM, que foi o primeiro não americano, a ser membro de um quadro executivo da AQHA, a honraria tem valor imensurável. "Não tenho como descrever esse momento. É uma honra guardar uma lembrança de Corona Cartel e ser reconhecido por minha singela e humilde contribuição para a raça Quarto de Milha no Brasil e na América do Sul", afirmou Marcos Sá.
Além de Corona Cartel, outros cinco cavalos também foram eternizados no Hall of Fame 2022 AQHA: Big Step, garanhão alazão de 1956; Easter King, garanhão alazão de 1951; Impressive, garanhão alazão de 1969; Sun Frost, garanhão palomino de 1979 e Topsail Whiz, garanhão castanho de 1987.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados