Flap Cielo Melodys e Gilson Filho foram os donos do Pan-American Cup
Gilson Diniz Filho, Gilsinho, foi o grande destaque do Pan-American Cup NRHA/ANCR, XXIX Potro do Futuro ANCR e na final do Campeonato Nacional de Rédeas 2017/2018, eventos ocorridos de 15 a 18 de agosto, no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), que contou também com a Copa Inter Núcleos 2018 e o Cardinal Ranch Cup N1.
No esperado Pan-American Cup, quando ele entrou na pista e acelerou nos círculos, a plateia foi ao delírio com o coro de huhuhuh...... E o cavaleiro, com uma das mãos ao alto, incentivava os aplausos. Teve juiz que deu a ele a nota 77, que computada às outras finalizou com 223,5 e foi para o galope da vitória, montando na categoria Aberta (profissional) no baio amarilho Flap Cielo Melodys, filho de Peeko Del Cielo e Champagne Melodys (Melodys Dun It). “Nesses dias de convívio com colegas de outros países, aprendi muito. Acho que só fui um pouco mais curioso”, brincou sobre sua vitória.
Sua irmã, Giovanna Diniz, também não deixou por menos e venceu a classe Amador, conduzindo o rosilho, castrado, Pepto Roan Cat (Cat Fortune USA x Peptoberry, por Peptoboonsmal): “A coisa mais importante foi mostrar ao mundo o cavalo de Rédeas brasileiro”, argumentou depois da vitória, quando deu um “spin” e levantou o chapéu.
Gilsinho voltou em cena na vitória do Potro do Futuro (nível 4) trabalhando com Fiat Best Chex
Quando chegou à noite e a final do Potro do Futuro – nível 4 -, com a arena lotada e muita expectativa, mais uma vez apareceu o nome do Gilsinho. Montando Fiat Best Chex, um tordilho filho de Best Chex This Out e Hope Question (No Question), levou o título de campeão, numa disputada acirradíssima. Afinal, ficaram empatados em segundo, com apenas 0,5 ponto do vencedor: Marcelo Almeida com Crackerwhiztruck (Whiz In Chex TPC x Starstruck Girl) e João Felipe Lacerda, conduzindo Whiz N Tag Shooter (Whiz N Tag Chex x Wimpys Little Bambam).
Faltou espaço para tanta gente na premiação
O evento poderia ser batizado como o nome de Gilson. Não é que na prova “Extra”, muito corrida nos EUA, para aqueles que por algum motivo não conseguiram apresentar seus cavalos nos eventos durante o ano, deu outro Gilson, só que o Vendrame. Ele venceu essa prova inaugural com a recém-importada Miss Rey Gun (Colonels Smoking Gun x Shiners Miss Rey, por Shining Spark), anotando 217.
Criançada fã do Minotauro
A criançada coloriu o evento. Muitas delas, encantada com astro do UFC Minotauro, competidor e apaixonado pela modalidade. Outro personagem muito assediado foi Franco Bertolani, competidor radicado nos EUA e o único brasileiro a acumular US$ 1 milhão em prêmios naquele país.
“Nossa expectativa era grande sobre o sucesso do evento, pelo objetivo alcançado no ano passado. Mas conseguimos nos superar. Os pontos altos deste ano foram o nível técnico das provas e à recepção às pessoas”, analisou Francisco Moura, presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR).
A ABQM, que oficializou o evento, foi representada pelo vice-presidente Abelardo Ferreira Mendes, o superintendente geral Daniel Costardi, Selly Sayed (Marketing), Henrique Campana (Esportes), Juliana Magalhães (Stud Book) e Fabrício Pinotti (coordenador de juízes).
Texto: Moacir Russo/ABQM
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados