29/05/2020 • 00h00

Fazenda Campanário recebe AQHA International Best Remuda Award 2020

O criatório brasileiro foi reconhecido pela qualidade de sua tropa de trabalho nas fazendas

Desde 1992, a American Quarter Horse Association homenageia as contribuições que os cavalos de fazenda fizeram para a herança do American Quarter Horse, apresentando a cada ano o AQHA Best Remuda Award a uma fazenda que cria cavalos excelentes para o trabalho no campo.

 

Em 2018, a AQHA criou o AQHA International Best Remuda Award, que reconhece uma fazenda internacional, composta por uma tropa Quarto de Milha registrada na Associação. Em 2019, a campeã foi uma fazenda Uruguaia.

 

E em 2020, o prêmio veio para o Brasil, a premiada foi a Fazenda Campanário, de Laguna Carapã (MS), de propriedade de Renato Eugênio Rezende Barbosa.

 

Nos últimos 40 anos, um dos focos da Fazenda foi melhorar a qualidade da tropa de Quarto de Milha, que desempenha papel fundamental na lida diária no campo. E esse trabalho acaba de ser recompensado.

 

“Muito gratificante ter o reconhecimento do nosso trabalho, ainda mais nesse ramo do cavalo, que não tem muito destaque, como os animais de campo e lida da fazenda. É um estímulo para continuarmos selecionando e aprimorando a qualidade do Quarto de Milha na sua verdadeira função”, expôs Filipe Rezende Barbosa, a nova geração da Fazenda Campanário.

 

Para se qualificar para AQHA International Best Remuda Award, a fazenda deve estar localizada fora dos Estados Unidos, o proprietário tem que ser sócio da AQHA e criar cavalos Quarto de Milha registrados.

 

Segundo Marcos Sá, Diretor Internacional da ABQM, existe um comitê julgador que considera vários fatores, isso inclui o histórico do registro das éguas e dos potros na AQHA, a operação de manejo da fazenda, incluindo a pecuária e agricultura, o uso dos cavalos e o envolvimento da fazenda na entidade e em outras organizações do “Quarter Horse Business”.

 

A Fazenda Campanário foi uma indicação da ABQM, através do seu Diretor Internacional, Marcos Sá. “Os cowboys do mundo todo têm orgulho em montar um cavalo de qualidade. Os da Fazenda Campanário, certamente, estão entre os melhores, e nós, temos muito orgulho de fazer esse reconhecimento com International Best Remud Award”, disse Kim Lindsey, Director AQHA of Ranching.

 

HISTÓRIA

Há 125 anos, as terras da Fazenda Campanário dão bons frutos no cultivo da agricultura. Atualmente, a produção é de soja, milho, cana, além da pecuária e da excelente seleção dos exemplares de Quarto de Milha.

 

O criatório tem aproximadamente 400 cavalos, incluindo uma tropa de serviço de 200 animais, que são do uso quase diário dos cowboys da fazenda.

 

“A Fazenda foi adquirida em 1972, pelo meu avô, Renato de Rezende Barbosa, e em 1974 meu pai Renato Eugênio (Tô) começou a administrá-la. Naquela época, já tínhamos uma criação de Quarto de Milha, na Fazenda Berrante, que começou em 1963”, conta Filipe Rezende Barbosa, a terceira geração à frente da Fazenda.

 

A linhagem do criatório inclui cavalos do “Hall Of Fame”: Doc Bar, Freckles Playboy e Peppy San Baddger, além de, High Brow Cat, Bob Acre Doc, Reminic, Dual Rey, Spots Hot. O foco da criação é no pedigree, na performance, na boa índole e na  Conformação.

 

As principais linhagens da Fazenda Berrante são: Shady Apollo Bars (Filho do Sugar Bars), Docs Gamay (Filho do Doc Bar), Sanjay (Filho do Freckles Playboy, Catchme If you Can (Double Bid), Signed To Fly (Filho do The Signature ), Mito Wise  Dancer (Mito Paint - TB), Mr Jay Bee Dee (Filho do Son Ofa Doc ) e atualmente , Abrakadabracre (Filho do Bob Acre Doc, Sportin Aristocrat (Filho do Smart Aristocrat) e Thundercat (Filho do High Brow Cat).

 

“O diferencial da seleção da Fazenda Campanário é ter como foco animais com aptidão (cow sense), bom biotipo, conformados, de boa estrutura e muito bem criados. Tanto nossos animais de campo, quanto de competição, são criados com uma nutrição adequada, além disso, nossos animais são apenas selecionados no trabalho. Os animais são 100%  domados e vão ao campo trabalhar, apenas 15% das fêmeas voltam para serem futuras matrizes. Avaliamos temperamento, cow sense e resistência. Essa seleção fez, ao longo dos anos, com que o plantel se tornasse homogêneo em todas características desejadas”, detalha Filipe.

 

Além do trabalho no campo, os cavalos também competem nos shows oficiais promovidos pela ABQM, tendo ganhado inúmeras premiações e campeonatos em várias modalidades, como: Apartação, Conformação e Laço.

 

A Apartação foi a modalidade escolhida para continuar nas competições, devido à vocação da tropa que tem aptidão nata para trabalhar com o gado.

 

“Conquistamos todos os títulos nacionais nessa modalidade, Potros do Futuro, Congresso ABQM, Campeonato Nacional ABQM, Copa dos Campões ABQM, Super Stakes da Associação Nacional do Cavalo de Apartação (ANCA), Derby ANCA, além de diversas vezes termos sido premiados como melhor criador e melhor proprietário”, fala com o orgulho Filipe. 

 

Leia essa matéria na íntegra na edição 242 da Revista Quarto de Milha: https://revista.abqm.com.br/

Por Verônica Formigoni
Fonte: AQHA
Colaboração: Marcos Sá
Foto: Arquivo Pessoal / Cedidas

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024