A finalíssima da ANTT – Associação Nacional de Três Tambores – 2016/2017, realizada de 10 a 12 de agosto, durante a FAICI em Indaiatuba (SP), terminou como uma das mais disputadas e emocionantes em 14 anos de história da entidade, consagrando as novas campeãs nacionais dos Três Tambores. Foram distribuídos mais de R$ 100 mil entre as finalistas e a campeã nacional levou um automóvel Zero Km. “Agradecemos a diretoria de cada evento que nos recebeu nessa temporada e tornou possível a realização desse campeonato,” destacou Silvana Bertato, presidente da ANTT.
Depois de um domínio paulista de 13 anos na categoria principal da Feminino, a goiana Viviane Gratão entrou para a história e conquistou seu primeiro título nacional pela ANTT. A vitória só foi confirmada na última passada, quando a competidora encerrou a competição na Gold Race com chave de ouro, em uma apresentação de 16s442, montando a égua zaina Linda Dry Jiggs BB (Santy Lad Te x Betty Doc, por Hermitage Doc FP), que tem 118 pontos na ABQM.
Mantendo regularidade durante toda a temporada, Viviane chegou a essa etapa final do campeonato como vice-líder do ranking, mas assumiu o primeiro lugar logo na primeira noite. Depois, apenas administrou a vantagem sobre as principais concorrentes. Ela acumulou um total de 1.435 pontos e conquistou o tão sonhado automóvel zero.
Ana Carolina Cardozo, de Araraquara (SP), que liderou toda a temporada, chegou como favorita por sua trajetória, mas terminou na segunda posição do ranking, 80 pontos a menos que a campeã. Fatiana Ferreira, de Guaíra (SP), tetracampeã nacional ANTT e que buscava seu quinto título, foi a terceira melhor, ao somar 1.290 pontos.
Na etapa final, as dez competidoras correm quatro passadas e somados os tempos recebem pontuação que se une ao ranking. A que obteve o melhor desempenho foi Gabriela Sávio, de Brotas (SP). Ela marcou a menor média dessa etapa final na Gold Race: 16s459.
Pela Categoria Silver Race, uma espécie de série B, que reuniu as competidoras que terminaram a temporada regular entre a 11ª e 20ª posições no ranking, a decisão chegou equilibrada ao último dia. As paulistas Thais Munique, de Votuporanga, e Eduarda Peres, de Potirendaba, estavam empatadas na primeira colocação do ranking, e levaria o título quem conseguisse terminar à frente da concorrente na somatória de tempos da etapa. Após derrubar um dos tambores na última passada, Eduarda abriu as portas para a conquista de Thais Munique com Failas Hot Leo (Jack Shady FF x Me Oh FSI, por Sagaz SKR), que encerrou sua trajetória nesse campeonato fazendo bonito na arena. Ela garantiu o título, seu primeiro, depois de 14 finais consecutivas, ao somar 710 pontos. Recordista, Thais é a única competidora que participou de todas as finais da ANTT nestes 14 anos de história.
Na somatória da etapa final pela Silver Race, a campeã foi Bethânia Morais, de Brasília (DF), com média de 16s471. Ela também foi a terceira colocada no ranking geral, com 620 pontos.
O tetracampeonato da Categoria Mirim para a goiana de Rio Verde, Tarcila Ferguson, veio coroar sua participação nessa classe. São quatro anos de ANTT e quatro títulos nacionais consecutivos. A partir da próxima temporada, Tarcila, que monta a alazã QM Xiguara Red Boy JVC (Guarnize Boy KRB x Quiara Red Boy JVC, por Guarnize Boy KRB), irá competir exclusivamente na Categoria Feminino (adulta), mas deixou seu nome da história da ANTT, como recordista de títulos entre as pequenas estrelas.
Mesmo não indo bem nesta etapa final e terminando em quarto na somatória geral de tempos, a pequena notável havia chegado com uma boa vantagem sobre as demais concorrentes devido ao seu bom desempenho durante toda a temporada, o que lhe garantiu o título, terminando com 930 pontos. Eduarda Peres, a segunda colocada no geral (820 pontos), também marcou seu nome, já que também foi vice-campeã pela Silver Race. O título da etapa final considerando a soma dos tempos ficou com Maria Júlia Ghiraldi, de Adamantina (SP), com a média de 16s893.
Foram entregues prêmios ao Melhor Treinador, José Carlos Mendes, e à Competidora Revelação da Temporada, Giovanna Morato.
“A final teve o apoio da ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, que pontuou os animais para registro de mérito e classificou cinco conjuntos para a Copa dos Campeões. A ABQM foi representada, na ocasião, por Henrique Campana, gerente de Esportes da entidade, que vem acompanhando de perto o trabalho desenvolvido pela ANTT. Outro ponto importante dessa parceria foi mais uma vez a realização do exame antidoping, feito em dez animais que participaram da Final, escolhidos através de sorteio”, comentou Flávia Cajé, vice-presidente da ANTT.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados