O presidente da Câmara Setorial de Equideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Carlos Pires, e o futuro presidente do órgão, Fabrício Buffolo, se reuniram, nesta segunda-feira (21/12), com o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, para tratar dos principais desafios do setor no próximo ano.
Em encontro realizado em São Paulo, Rossitto agradeceu ao atual presidente, José Carlos Pires, pelo esforço empenhado em prol de temas relevantes para criadores de equídeos durante todo o período em que presidiu a Câmara Setorial de Equídeos do MAPA e também falou para Fabrício Buffalo, que assume o comando do colegiado a partir do ano que vem, sobre as propostas do IBEqui voltadas à melhoria da equideocultura no País, os principais desafios, bem como as melhorias consideradas necessárias para aprimorar o processo de trânsito de animais.
Ele também apresentou a proposta de mudança na redação do artigo 13 da Instrução Normativa do MAPA, de 06 de 16 de janeiro de 2018, que trata do protocolo e diagnóstico do Mormo no Brasil.
Atualmente, a instrução normativa Nº 6, do MAPA, que trata do Programa Nacional de Controle do Mormo, estabelece que, na realização do teste de triagem, em casos em que o animal testar positivo para Mormo, deverá ser realizado um novo exame (teste complementar).
Caso o teste de triagem realizado pela rede de laboratórios credenciados der positivo para Mormo, deverá ser realizado o teste complementar, a partir de uma nova amostra colhida pelo serviço oficial, sendo este realizado no laboratório oficial (único).
Atualmente apenas um laboratório no país é autorizado a realizar esse “reteste” final, sendo que o mesmo é o único fabricante dos kits utilizados no diagnóstico para o Mormo e outras doenças que afligem os equinos. Caso o resultado do reteste persista no positivo para Mormo, o animal é submetido a eutanásia.
O IBEqui - em ofício enviado à Câmara Setorial de Equideocultura do MAPA - sugere mudança na redação para dar mais segurança ao processo – com a inclusão de laboratórios internacionais referenciados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na fase de teste complementar– diminuindo também o problema da judicialização, uma vez que muitos criadores acabam recorrendo à Justiça. A proposta do IBEqui também tem como objetivo evitar o sacrífico desnecessário de animais com eventuais resultados falso positivo.
Assim, seria considerado caso confirmado de Mormo o equídeo que apresentar pelo menos uma das seguintes possibilidades:
a) resultado positivo no teste complementar realizado por laboratório internacional, através do emprego de metodologia diferente da utilizada no teste de triagem;
b) resultado positivo com a detecção da bactéria Burkholderia mallei por meio do emprego de método de isolamento microbiológico.
A sugestão do IBEqui será analisada pela Câmara Setorial do MAPA e debatidas na próxima reunião extraordinária.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados