Laço Comprido vem superando expectativas
Durante o Congresso Brasileiro de Laço Comprido, na Expointer (RS), à Revista Quarto de Milha tomou conjuntamente as opiniões de Ary Rosa Casemiro, coordenador de juízes da ABQM, e Nilson Ricartes, diretor da modalidade, sobre o desenvolvimento e expectativas em relação à modalidade.
?Essa Expointer é um dos maiores eventos do mundo do setor agropecuário, tornando-se uma grande vitrine para a raça Quarto de Milha?, enalteceu Ary. Em relação ao Congresso de Laço Comprido ele disse que o desenvolvimento da modalidade é notório, tanto pela grande participação dos laçadores quanto do maciço público que acompanhou o evento.
Já para Nilson Ricartes, que ocupa também o cargo de presidente da Associação Campo-grandense de Quarto de Milha (ACQM), o ?Laço Comprido no Mato Grosso do Sul, tem duas histórias: Uma antes e outra após a criação do Potro do Futuro?. Segundo ele, com a regulamentação das normas e julgamento das provas técnicas conseguiu-se fomentar a raça no estado, com um aumento significativo de criadores, proprietários treinadores e competidores. ?Haja vista que antes do Potro do Futuro nós tínhamos apenas três leilões no estado durante o ano. Hoje já existem 13 e com a tendência de serem criados novos pregões, pela procura de animais de alta qualidade, inclusive de importados direcionados à modalidade?, informou o dirigente. ?E para ratificar isso, neste ano as maiores médias de vendas foram de animais comprovados no Laço Comprido?.
Ele sugere que, para continuar este fomento, os promotoras de eventos têm que prestigiar todas as categorias, principalmente, a de amadores (Jovem e Amazonas).
?Pude notar que em relação a este Congresso, na Expointer, ocorreu um aumento tanto na quantidade como na qualidade dos conjuntos participantes, onde resalto a grande participação de outros estados nesta prova, como: MS, SP, PR e SC?, resalta Nilson. ?Em contrapartida, sinto também que há a necessidade de uma participação mais ativa dos gaúchos nos eventos realizados nesses estados?.
Já a expectativa da ACQM em relação ao 8º Potro do Futuro e Campeonato Nacional, ocorrerá de 19 a 22 de setembro, em Campo Grande (MS), é a de realizar uma grande festa aos quartistas. ?Não estamos medindo esforços para promover esses importantes eventos da raça no Parque do Peão, local próprio para o esporte do Laço Comprido?, conclui Nilson Ricartes.
Ary Rosa (ao centro) supervisionou a equipe de julgamento
Com a coordenação de Ary Rosa, as provas deste Congresso foram julgadas por Aguinaldo Gottardi Filho, Jair da Veiga, Nilson Ricartes e Diego Gonzaga Jayme (equipamentos).
Por: Abdalla Jorge Abib (direto de Esteio/RS)
Fotos: Fábio Cabrera/ABQM
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados