08/05/2022 • 08h00

Mães compartilham com os filhos a paixão pelo cavalo e mantêm viva a tradição quartista

Unindo gerações através do Quarto de Milha, as mulheres são exemplos de dedicação, força, superação e amor, dentro e fora das pistas

A paixão da médica veterinária e inspetora da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Camilla Ferreira, por cavalos começou ainda na infância, por influência do pai. Hoje, é ela quem também repassa o amor pela raça à nova geração da família.

“O meu pai sempre foi apaixonado pela raça Quarto de Milha. Então, desde quando eu nasci, eu sempre tive contato com os cavalos. Com cinco anos de idade, eu pedi o primeiro cavalo ao meu pai. Ele, então, me levou pra conhecer todas as raças em uma exposição e eu escolhi um Quarto de Milha. Então, já está no sangue. Meus filhos também já nasceram montando”, brinca.

Camila entrou para o mundo das competições esportivas aos seis anos, na modalidade de Três Tambores, com uma égua de estimação. Desde então, não parou mais de praticar os Esportes Equestres.

“Na minha primeira competição, eu fiquei em 6º lugar. Foi um sonho porque eu tive a oportunidade de conhecer grandes nomes do esporte. Meu pai, sempre incentivou a mim e meu irmão a participarmos das provas. Durante toda a minha infância, competi nos Três Tambores. Mas, como eu sempre fui apaixonada pelo Quarto de Milha, por curiosidade, comecei a praticar também outras modalidades, como: Seis Balizas, Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Team Penning e Apartação. Atualmente, eu estou na Performance Halter, e já conquistei dois grandes títulos como ‘Melhor Amazona’ e ‘Melhor Competidora’ da modalidade. Me dediquei, treinei muito e me superei”, comemora.

A tradição quartista, que como a própria médica diz “já está no sangue”, hoje também é repassada aos filhos. “A Maria tem dez anos e o Marcelo fez cinco. Toda nossa família gosta de cavalo e já monta, desde muito cedo. Minha filha também já compete na Performance Halter e o meu filho é apaixonado pelo Laço. Já, já ele vai estar me dando trabalho nas pistas”, se diverte a mãe orgulhosa.

Camilla é casada com o zootecnista Marcelo Waldemarim Alves Ferreira, que junto com o pai, Geraldo Alves Ferreira Filho, é proprietário do Haras Fazenda Mosquito. “Aqui na fazenda, o Quarto de Milha também é uma tradição familiar há mais de 30 anos. Então, não tinha como não incentivar meus filhos a terem contato com os animais. Todos somos apaixonados pelos cavalos. Essa é a maior herança que vou deixar para eles”, garante a veterinária.

Para Camilla, o cavalo é vida. “Eu cresci no cavalo, eu me formei no cavalo, me casei por causa do cavalo. O Quarto de Milha é o cavalo da família brasileira. Meu pai me trouxe para o esporte e hoje eu também incentivo meus filhos a praticarem desde pequenos. É isso que nos une e torna essa raça tão forte”, afirma.

História de superação e amor

Quem também cresceu no meio dos cavalos foi a equitadora Andréa Real, que serve de inspiração, força e incentivo para a filha. Ela é mãe da embaixadora do Paratambor, Veridiana Tranjan Real, a primeira paratleta a receber o ABQM Awards.

“Minha mãe (Marisa) era apaixonada por cavalos. Desde a infância tive contato com o mundo equestre. Nas férias, viajávamos pro interior e eu e minha irmã (Mônica) adorávamos montar a cavalo. A paixão cresceu ainda mais quando meu avô (Álvaro) nos matriculou na Hípica de Santos. Foi assim que comecei na vida esportiva. E nunca mais os cavalos deixaram de fazer parte da minha vida. Quem diria que o animal que eu sempre amei iria reescrever a história da minha filha”, diz emocionada.

“Veri Real”, como é carinhosamente conhecida, teve paralisia cerebral e alguns médicos afirmaram que ela não conseguiria andar e nem falar e sua vida seria limitada a poucas ações, devido ao alto comprometimento do cérebro. Mas, o coração de mãe falou mais alto.

“Eu tinha certeza que o Quarto de Milha, por ser o cavalo mais versátil do mundo, iria mudar a história da Veri. Com 18 meses, ela ganhou o primeiro animal, um mestiço da raça, chamado ‘Gigante’. A partir desse dia, minha filha nunca mais desceu do cavalo e hoje é campeã do Paratambor”, orgulha-se, Andréa.

Todas as gerações da família da equitadora têm competidores do Quarto de Milha, que são apaixonados pelos esportes com a raça. “Eu mesma treinei a Veri, desde pequena. E percebi que no cavalo ela ficava tão feliz que conseguia assimilar conceitos mais difíceis. O sonho dela era correr e sentir o vento bater em seu rosto. No dia que ela galopou pela primeira vez, agradeceu a Deus e os cavalos se tornaram suas pernas para sempre”, relata a mãe da embaixadora do Paratambor e sua principal inspiração e exemplo de vida, dentro e fora das pistas.

“Ela me apresentou o que hoje é minha maior alegria: os cavalos! Eu devo tudo a minha mãe que sempre foi a minha força de superação”, conta Veri Real.

Para Andréa, o cavalo é muito mais que uma simples paixão, é a extensão real da sua vida. “Cada um tem o seu sentimento e paixão, mas confesso que não saberia viver sem a companhia dos cavalos, por tudo que eles me proporcionaram. Para mim, o cavalo transmite paz, segurança, independência e determinação. A Veri é prova disso, por ter superado tantos obstáculos e limitações que a tornaram mais forte. O Quarto de Milha fez com que nada a impedisse de ir atrás dos seus sonhos”, finaliza a mãe da campeã.

 

Imagens: Arquivo Pessoal

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024