15/05/2024 • 14h06

Mulheres ganham protagonismo nos esportes equestres e mostram diversidade nas disputas do Quarto de Milha

Melhor amazona no Ranking Geral 2023 da ABQM, Caroline Rugolo fala sobre os desafios em pista, sua trajetória nos Três Tambores e a força das mulheres nos esportes equestres da raça


 

Eleita a melhor amazona no Ranking Geral da ABQM 2023, Caroline Rugolo é uma legítima representante feminina nas pistas do Quarto de Milha. Natural de Tietê (SP), a atleta se destaca com uma das competidoras mais pontuadas na modalidade de Três Tambores. Com o apoio dos pais, hoje ela se tornou uma das maiores campeãs da ABQM de todos os tempos. Nessa entrevista, a jovem amazona (e empresária) fala sobre a sua rotina intensa de treinos, além da importância e protagonismo que as mulheres vêm conquistando nas competições da raça. Carol soma mais de 30 tempos na casa de 16 segundos. Em 2019, representou o Brasil em uma dos maiores Rodeios dos EUA, o RFD-TV Rodeo The American, ficando entre as cinco melhores, além de conquistar o TOP 5 em Oklahoma, no OKC Futurity.

 

Portal ABQM – Como começou a sua trajetória no cavalo? Foi por influência da família?

Caroline Rugolo – Eu comecei a montar por influência de um primo meu que laçava, quando tinha 8 anos. A minha primeira prova foi aos 10 anos. Meus pais viram a seriedade com que eu e minha irmã (Louise) levávamos o esporte e decidiram criar um espaço para nosso treinamento. Com isso, meu pai resolveu construir o Haras Raphaela. Sempre tive bastante suporte da minha família, que investiu no esporte e na minha carreira. 

 

Portal ABQM – Você é uma das amazonas mais experientes do Quarto de Milha, mas teve um desafio e ficou dois anos sem vencer nas pistas. Qual foi o ponto chave da mudança?

Caroline Rugolo – Eu tive uma lesão, que me deixou afastada das pistas por seis meses. E nesse período o mais importante do que tratar da lesão, era tratar a cabeça, porque eu sabia que seria um período difícil e complicado para retorno às pistas. Eu tive ajuda dos meus treinadores e da minha equipe, que fizeram com que eu conseguisse me reerguer e voltar ao foco e objetivo. Em momentos delicados como este que passei, a saúde emocional acaba se tornando mais importante do que o físico, você não sabe se você vai voltar a ser quem você era. Hoje, vejo que eu precisava passar por esse período, tudo ocorre no tempo certo, e Deus prepara o caminho para hora certa, e vendo agora sei que evoluí muito como atleta, mas também pessoa.

 

Portal ABQM – Você já foi eleita cinco vezes como melhor amazona da ABQM. Qual o próximo passo?

Caroline Rugolo – Acredito que para todos que competem no Tambor tem o desejo de quebrar recordes. Então pra mim, o meu maior objetivo é superar marcas atingidas anteriormente, por exemplo os 16s300 do Amador, que vou me preparar para superar. E claro, tem o recorde mundial, que é uma caminhada mais difícil, mas é um objetivo que também faz parte dos meus planos no esporte. É por isso que mantenho foco, fé, dedicação e garra em todas as minhas disputas.

 

Portal ABQM – Além de conquistar grandes títulos como competidora, você também se tornou uma empresária de sucesso no universo da moda feminina. Você prefere estar nas pistas ou nos negócios?

Caroline Rugolo – São minhas duas paixões, sem dúvidas (risos). Recentemente, lançamos uma coleção sustentável no universo da moda western na Cutter Jeans, afim de minimizar os impactos ambientais. Conseguimos chegar em peças únicas e exclusivas com um conceito totalmente diferente. Eu sempre busco inovar, seja nas pistas ou nos negócios. 

 

Portal ABQM – Como você se prepara para ser uma amazona cada vez melhor nas pistas? 

Caroline Rugolo – Sempre busco aprimorar minhas técnicas. Recentemente, mudei de treinador e com isso estou aprendendo novas habilidades e adquirindo conhecimentos que acabam vindo junto dos profissionais que atuam com a gente. Com meu treinador atual, estamos fazendo um trabalho totalmente diferente dos métodos que já experimentei antes, e isso pode ser uma reviravolta positiva para minha carreira. Tenho conseguindo me desenvolver como atleta e estou muito feliz nessa nova etapa.

 

Portal ABQM – Como vê a participação das mulheres nas provas do Quarto de Milha?

Caroline Rugolo – Eu acho que não só nas provas, mas no mundo todo, a situação vem se transformando. O machismo que antes víamos tão presente, já não é mais igual, então acho que as mulheres vêm ganhando protagonismo e cada vez mais relevância nas pistas e competições equestres, tanto é que hoje, temos a Mônica (Ribeiro), como a primeira presidente mulher da ABQM. É, sem dúvidas, uma conquista muito representativa pra todas nós.

 

Portal ABQM – De que forma acredita que as mulheres podem ganhar cada vez mais força nas provas da raça?

Caroline Rugolo – Hoje já temos muitas treinadoras e competidoras no meio, então acredito que estamos em um caminho positivo. As mulheres vêm se desenvolvendo e crescendo nas provas do Quarto de Milha, conquistando cada vez mais destaque. 

 

Portal ABQM – Na sua opinião, quais os principais desafios para as mulheres nos esportes equestres?

Caroline Rugolo – As mulheres são adaptáveis, ou seja, às vezes temos alguns problemas ou dificuldades, mas sempre conseguimos dar a volta por cima, para alcançar nossos objetivos, se adaptando para os desafios que queremos superar. Hoje, temos categorias e premiações exclusivas para mulheres, aqui mesmo no Awards, temos o prêmio de melhor Amazonas, com modalidades femininas nas mais diversas provas e competições. Vemos um espaço igualmente dividido e plural.

 

Portal ABQM – Pelo 8º ano consecutivo, o Haras Raphaela também foi premiado como o “Melhor Proprietário” de cavalos da modalidade de Três Tambores. Qual o segredo desse sucesso?

Caroline Rugolo – Já conquistamos mais de 40 troféus, em diferentes categorias, ao longo das 16 edições do “Oscar” do Quarto de Milha. O segredo é muito trabalho, dedicação e treino. Meus pais, eu e minha irmã temos uma relação de paixão com os cavalos. Agradeço a minha equipe por mais um ano conquistar o título de melhor Amazona, que é um objetivo que buscamos durante a temporada. Agradeço também a ABQM pela oportunidade desse reconhecimento. As dificuldades não devem nos fazer desistir. Devemos sempre buscar o nosso melhor a cada dia.

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024