22/07/2019 • 00h00

Nosso Hall da Fama “Marcão Toledo” deixa um grande legado

Formou gerações de competidores e importantes campeões

Reproduzir em linhas sobre o mestre da arte de ensinar, Marco Antonio Toledo de Souza, “o Marcão Toledo”, é voltar ao passado onde tudo começou. Com seu jeito simplório e em um linguajar interiorano, ele conta que essa paixão começou desde pequeno. “Aos 7 anos eu tive o primeiro contato com os cavalos, na Fazenda São Pedro, no município de Avaí (SP), onde eu e meus oito irmãos fomos todos criados na lida. Depois comecei a vida domando burros e tocando boiada no sertão junto com meu pai Francisco Toledo”.

Seu primeiro contato com o Quarto de Milha, quando trabalhava na Sociedade Hípica de Garça (SP), em 1970.

Marcão não competia, somente preparava os animais e sua arte começou a despontar com o cavalo de tambor Old Hondo, onde mais tarde o Paulo Koury, hoje campeão da modalidade de Rédeas, ganharia vários títulos com ele. Muitos dos treinadores famosos atualmente começaram a carreira com Marcos Toledo, inclusive Franco Bertolani

Marcão trabalhou muitos anos, como treinador, no Haras ST, do dr. Marcio Tolentino, que segundo ele disse que era um “Professor de cavalo e de gente, ele nasceu para alfabetizar os cavalos”.

Treinou muitos animais e jovens que se tornaram campeões de Rédeas, Apartação, Laço, Baliza e Tambor, que na época de 80 trabalhou com Otoe’s Capri Bar, Breezing Chick, Old Ondo, King Size e as duas éguas Cromita (MA 10 e Konca), ST Creekita, ST Analeo, entre tantos outros animais.

Além de professor de cavalos o Marcão é professor de crianças. Formou gerações de domadores e competidores com competência invejável.  Formou seus próprios filhos: Sérginho, Silvia, Marquinho e Sandra. Todos competidores, treinadores e professores de escolinhas do Quarto de Milha. Ensinou também dois grandes campeões de Rédeas: o Paulo Koury e o Franco Bertolani entre tantos outros de provas de Velocidade. Sem dúvida, um ‘profeta de campeões’.

Além deles treinou: Willian e Rodrigo Koury, Carlos Polidoro, Edgar Alves, Ricardo Fanton, Vagner Simionato, as irmãs Ana Paula e Ana Cristina Zillo, os irmãos Eduardo e Ana Luiza Tolentino; e seus próprios filhos, Marquinho e Sérgio Toledo.

Depois de trabalhar em tantos lugares, voltou para São Paulo, mudando para o Rancho 3 Meninas, em Lençóis Paulistas, onde seu filho, Marco Toledo Filho, junto com sua nora, Ana Paula Zillo, montaram então o próprio Centro de Treinamento. Embora continue trabalhando para Marcio Tolentino, Marcão tem seu próprio Centro de Treinamento na cidade de Piratininga (SP).

Por todo o seu carisma e maestria, Marcão Toledo foi eternizado pela ABQM no “Hall da Fama” em 2012.

E agora, aos 72 anos, ao completar seu ciclo de participação em todos os 42 anos de Campeonato Nacional, deixa uma verdadeira lacuna no coração de toda a “Família Quartista”.

O corpo está sendo velado no Velório Municipal de Agudos (SP) e seu sepultamento será amanhã às 8h30 no Cemitério da cidade.

A Diretoria Executiva, em nome de todos associados da ABQM, apresenta aos familiares e aos seus muitos amigos, sentimentos de muita estima, admiração e solidariedade.

Adeus “Marcão”!

Cicinho Varejão
Presidente da Diretoria Executiva da ABQM

Ricardo Pulzatto
Presidente do Conselho de Administração

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024