02/02/2017 • 00h00

Novas propostas para a categoria Paratleta!

Com o intuito de avançar e melhorar a participação dos para competidores e adaptar alguns procedimentos, a veterinária e coordenadora de projetos de inserção da categoria Paratleta nos eventos equestres, Natasha Marcondes, expõe algumas ideias.

 



Acompanhe a sua declaração sobre a apresentação da categoria na Copa Victory Fly, realizada nos dias 27 e 28 de janeiro na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguariúna (SP).

“Inicialmente, gostaria de parabenizar a toda a equipe da FNSL pela organização e pelo excelente evento! No sábado, 28, tivemos na Copa Victory Fly a apresentação da categoria Paratleta e a presença de uma nova competidora causou, por assim dizer, um certo questionamento por aparentemente não apresentar deficiência que interfira na performance, e por fazer tempo baixo nos Três Tambores.

Logo, para que todos ficassem satisfeitos, e assim evitar quaisquer descontentamentos, as três competidoras se apresentaram e foram apenas premiadas, sem classificação.

Para avançarmos com a categoria e evitarmos desconfortos como esse, proponho e sugiro ao comitê que faça uma lista dos diagnósticos elegíveis à categoria e, concomitantemente, possamos requisitar aos nossos competidores seus laudos médicos assinados por seus médicos responsáveis. Em seguida, nós podemos pedir o formulário de certificação de monta do competidor.

Assim, teremos as seguintes opções: Para competidores com diagnóstico físico, poderíamos já encaminhá-los para a Gabrielle Walter - classificadora funcional pela Federação Equestre Internacional (FEI) - e ela poderia assinar um formulário, atestando suas habilidades de monta. Os competidores com diagnóstico mental e/ou físico seriam encaminhados à Samara de Souza Yoshikawa – classificadora funcional da Associação Internacional de Terapeutas Profissionais (PATH). Aliás, ela me informou que estará envolvida com a segunda etapa dos cursos online que vem promovendo. 

 

Hoje, nossos competidores possuem, em sua maioria, diagnósticos físicos. Então, poderíamos dar início e encaminhá-los para a Gabrielle para que agilize nosso processo de certificação de monta, e assim tê-los como competidores no Congresso.”

Fotos: Beto Negrão

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024