A reunião ocorreu de forma híbrida, presencial e online, e contou com a participação de 42 conselheiros. O quartista Aroldo Durães foi eleito presidente do Conselho (Biênio 2021/2023), por 21 votos a 19, em disputa com Carlos Eduardo Faraco Braga, ex-presidente do colegiado.
Na ocasião, também foi homologada a indicação feita pela Diretoria Executiva dos membros do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), bem como, os membros das 12 Comissões de Modalidades e os indicados para as Comissões Permanentes (Disciplinar e Ética). A criação de duas novas comissões também foi aprovada, sendo a de Jurados e a de Inspetores, além do Diretor Internacional.
“A aprovação do orçamento por unanimidade no Conselho de Administração, permite manter a entidade no ritmo adequado para continuar avançado de forma firme e consistente, tanto nas tarefas cartoriais de controle da raça, via nosso Stud Book, quanto nas áreas de fomento do cavalo Quarto de Milha, além obviamente do nosso compromisso com as áreas sociais. Posso afirmar que estamos preparados para realizar mais um grande ano para a raça. Faço ainda, um agradecimento especial aos membros da Diretoria Executiva que trabalharam de forma intensa na elaboração desse orçamento e aos conselheiros por apoiar essa nossa iniciativa”, disse o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio.
Das novidades do orçamento está o aporte de R$ 1 milhão para as pesquisas sobre o Mormo que estão sendo desenvolvidas em parceria com a Embrapa. Ponto fundamental para minimizar um dos principais gargalos de sanidade animal no Brasil. “É a iniciativa privada, é o cavalo Quarto de Milha investindo em pesquisa no Brasil”, reforçou Caco Auricchio.
“Eu e mais alguns conselheiros sentíamos a necessidade de trazer uma nova forma de gestão para o Conselho de Administração e nos propusemos a isto. A própria experiência que trouxe como vice-presidente na gestão passada colaborou para termos um bom projeto, que bem apresentado foi aceito pela maioria dos conselheiros. A ABQM é gigante e precisamos trabalhar de forma coordenada e profissionalizada para que o conselho possa cumprir seu papel e ter uma melhor interação com a Diretoria Executiva”, destacou o novo presidente do Conselho de Administração, Aroldo Durães.
Principais desafios para 2022
O presidente da Diretoria Executiva da ABQM também destacou os principais desafios para este ano, em primeiro está a definição do caixa estratégico da entidade, consideração importante para um melhor desempenho do orçamento. Outro ponto apresentado e de grande relevância é a ação que trata de competições equestres que está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF), outro ponto abordado foi a otimização dos investimentos da entidade nos locais onde acontecem os eventos oficiais.
Foi citada ainda a proteção do plantel nacional, com forte atuação do Conselho Deliberativo Técnico e a constante melhora no atendimento ao quartista, além da maior abrangência das ações sociais, tudo trabalhado com cautela para atravessarmos bem mais um período dessa crise mundial de saúde causada pela Covid-19.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados